quinta-feira, 21 de abril de 2011

#Resenha: Wake - Lisa McMann (Book Challenge - Dia 16)

Wake - Despertar
Autora: Lisa McMann
Editora: Novo Século
Número de páginas: 205
Sinopse: "Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante..."

Ler Wake foi, para mim, uma experiência completamente nova e emocionante. O diferencial dessa trilogia já começa no modo como ela é narrada: no presente. Você sente como se estivesse vivenciando tudo o que está sendo dito, uma história contada em tempo real. Outro ponto que contou a favor foi a exploração de um mundo completamente novo: o dos apanhadores de sonhos.
Pelo nome, parece ser um dom maravilhoso, não é? Pois está errado. Ser um apanhador de sonhos te faz ser sugado para o sonho de outras pessoas e isso acarreta terríveis desgastes físicos e psíquicos. Para Janie, isso é o de menos.
Ela vive com uma mãe bêbada, tem de ir para a escola e, durante o processo, estar sujeita a ser sugada para os sonhos dos alunos dorminhocos e, além disso, precisa arrumar um jeito de pagar as contas. Além disso, é claro, precisa lidar com os efeitos de ser sugada para o sonho alheio. Como ela não possui controle nenhum sobre esse dom, sua vida corre risco a cada passo que ela dá, a cada esquina que Janie vira porque, basta uma pessoa estar dormindo e sonhando que ela não escapará.
Na volta às aulas, Janie repara em um aluno, Cabel. Ele age de um jeito estranho e quando sonha, geralmente durante a aula que eles possuem juntos na biblioteca, é sempre a mesma coisa: um homem com facas no lugar dos dedos das mãos que tenta matá-lo.
Ao longo de sua convivência com Cabel, Janie está disposta a descobrir o que aconteceu com ele para que seu sonho fosse tão horrível. Geralmente os sonhos das pessoas não tem nada de mais, mas o de Cabel sempre parece um filme interminável. Durante uma viagem da escola, ela tem a chance de observar o sonho mais de perto, entretanto, ele a nota.
Não é sempre que alguém a reconhecia e tomava consciência de sua participação nos sonhos, mas Cabel percebeu. O que ele tinha de diferente nele? Será que Cabel colocaria seu segredo em risco?
Janie fica cada vez mais curiosa: quem é aquele garoto que está nas mesmas aulas que ela, que sonha sobre um homem com mãos de faca e que sabe que ela visita seus sonhos? O que ele pode esconder que parece ser tão horrível?
Nesse início de trilogia, Lisa McMann aposta na narração diferente e na apresentação dos personagens que só se desenvolverão melhor nos próximos livros. Uma leitura super indicada para você que procura por algo diferente e, ao mesmo tempo, que não relate a história de maneira feliz e que dê esperanças quando o destino de Janie parece estar fadado.

Nota:


Opa! Você me achou! Agora é só comentar para concorrer. Boa sorte!

6 comentários:

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Vê!!
Adorei a sua resenha! Pena que ainda não li o livro anterior desta série e nem posso opinar muito a respeito.
Acredito que vou gostar muito da história e já vi comentários super positivos na blogosfera.
Boa Páscoa!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias

Luh_Morais disse...

Faz tempo que quero ler esse livro!! Lembro até que comentei com você quando estudávamos juntas! Só que aí me esqueci de comprar hahahaha
Vou ver se acho na próxima, porque voltei a ficar com vontade de ler depois da sua resenha, Vê :D

Rafaela Saturnino disse...

Eu li esse livro no começo do ano. Eu achei ele bem diferente mesmo, nunca li nenhum livro com algo parecido... Gostei bastante dele, gostei da escrita da autora. Só achei o livro meio pequeno e com a letra muito grande...
Beijos

Caroline disse...

Foi um pouco difícil encontrar a segunda postagem!
Quando lançaram esse livro eu fiquei tentada a comprar.
Mas comecei a ler as resenhas e tinham resenhas positivas e negativas, me desmotivando um pouco. Quem sabe futuramente eu o leia!
Até!

Gabriella Angelo disse...

Nunca li um livro que tivesse esse tipo de tema! Mas a resenha me pareceu bastante interessante e é sempre bom variar! (:

Franciele de Santana disse...

Já tinha ouvido falar na série, mas apenas falar mesmo pois não havia nenhuma sinopse dos livros da série, quando li apanhador de sonhos eu associei rapidamente a quase o papel da morte, como se essas pessoas pudessem ter controle sobre os sonhos das outras e entrassem propositalmente neles para fazer o bem ou para o mal mesmo, mas foi algo totalmente diferente, ser transportada para os sonhos de qualquer pessoa que estiver dormindo deve ser um terror.