quinta-feira, 2 de junho de 2011

#Indicação - Série: Law & Order: Special Victims Unit

Boa noite!

Finalmente quinta-feira, amanhã é sexta e depois...adeus provas por algum tempo! Não aguento mais ficar com a cara nos livros errados, eu quero mais é me deliciar em uma boa estória de ficção, vampiros, anjos, o que vier é lucro!
Como estou muito cansada, prometo não enrolá-los, vamos direto ao assunto!

Law & Order: Sprecial Victims Unit - Exibida pela NBC nos EUA e pelo Universal Channel no Brasil
Número de temporadas: 12 (13ª em negociação)

Sobre o que fala?


Como a série original, cada episódio de Special Victims Unit começa com uma narração feita por Steven Zirnkilton:
“No sistema judiciário criminal, crimes de caráter sexual são considerados especialmente hediondos. Na cidade de Nova Iorque, os dedicados detetives que investigam esses terríveis delitos são membros de um esquadrão de elite, conhecido como a Unidade de Vítimas Especiais. Estas são suas histórias.”
Essa ágil e emocional série da franquia de Law & Order mostra a vida e os crimes da equipe especial de elite do departamento de polícia de Nova Iorque. Foi criada por Dick Wolf, produtor vencedor do Emmy Awards.
O drama de investigação policial segue os passos do detetive Elliot Stabler (Christopher Meloni), um veterano da unidade que já viu de tudo, e sua parceira Olivia Benson (Mariska Hargitay), cujo difícil passado é a razão para ela ter se unido à unidade (a detetive se considera 'filha de um estupro', pois foi concebida na noite que sua mãe foi violentada).
Eles investigam os crimes sexuais que são considerados especialmente hediondos no sistema de justiça criminal estado-unidense.

Minhas convicções:


Law & Order SVU é, de longe, uma das minhas séries preferidas e a mais longa que acompanho. Podem imagnar o que é ter que assistir 10 temporadas para ficar a par de tudo o que está acontecendo e, finalmente, seguir uma sequência lógica? Demorei pelo menos 6 temporadas para decorar o texto inicial e agora repito como uma tagarela a cada episódio que assisto (mesmo que seja repetido).
É impossível não se apaixonar por cada um dos personagens e desenvolver um carinho especial por Elliot e Olivia. Cá entre nós, eu acho que eles deveriam ficar juntos, seria o casal mais lindo! Há outros personagens pelos quais você se sente apegada também como John Munch e Odafin Tutuoula, além de, é claro, o capitão Don Cragen, a legista Melinda Warner e o psicólogo George Huang.
O que mais chama a atenção nessa franquia de Law & Order, motivo pelo qual é a minha franquia preferida (eu nem assisto às outras) são os casos. Eles abrangem desde estupros até crimes contra crianças e cada história tem um desfecho inesperado. Muitas vezes você desconfia do culpado no meio do episódio, em outras, fica chocado ao saber que era "aquela" pessoa. Tudo o que posso dizer é que cada história é única e emocionante. Você não se conforma com a brutalidade e o calculismo dos autores desses crimes hediondos e sempre se pergunta: "Como isso? Por quê?"
Outro papel que merece super destaque é o das promotoras de justiça, responsáveis por defender as vítimas de abusos e garantir que os criminosos paguem pelos crimes. Mas nem sempre é fácil, muitas vezes os policiais encontram poucas evidências ou, então, o advogado de defesa apela para as mais óbvias defesas como insanidade ou histórico de bons laços com a família. Pelas 12 temporadas, já imaginam que muitas promotoras devem ter passado pela série, mas existem duas que são, simplesmente, o máximo! Alexandra Cabot (Stephanie March) e Casey Novak (Diane Neal).
Confesso que, quando Cabot precisou sair da série por conta de um caso envolvendo o tráfico e Casey entrou em seu lugar, eu não fui muito com a cara dela. Mas bastou algumas temporadas e eu já a admirava tanto quando Alex. As duas são fortes, determinadas e fazem muito boas defesas. É claro que nem tudo são rosas e o desgaste emocional também é muito bem demonstrado ao longo da série, bem como as gambiarras que, às vezes, a polícia e a promotoria fazem para segurar um caso. Digamos que são trocas de favores, muito frequentes na série e que, quando você vê, logo pensa: "ih, não vai dar certo". Às vezes dá, outras vezes não.
E mesmo que um caso seja perdido ou que fique sem resolução, a série não deixa de ser maravilhosa e muito bem trabalhada. São 12 temporadas de episódios emocionantes, de histórias que se entrelaçam de alguma forma com as vidas dos detetives e, ao acompanhá-la, é impossível não perceber como eles vão se desenvolvendo como pessoas também. A relação no ambiente de trabalho também é uma trama que merece atenção. Não é porque eles trabalham juntos que tudo tem que ser às mil maravilhas sempre. Também existem os desentendimentos.
Mas, novamente, a relação de Stabler e Benson tem história, são mais de dez anos de parceria e eles já aprenderam a proteger um ao outro, sendo capazes até de aguentar as consequências em prol do outro. Como disse, uma graça! É claro que, algumas vezes, você pode ficar nervoso, vendo que vão fazer besteira, mas no fim do dia, é mais uma lição que eles aprendem.
Foi assistindo Law & Order SVU que eu me interessei por Direito Criminal e, mesmo que não seja da mesma forma, muito menos tão rápido quanto em um episódio de cinquenta minutos, e menos ainda seguro, como aparece em muitos episódios os riscos que Alex e Casey correm, eu pretendo seguir a carreira de Direito, mas provavelmente seria juíza. O mais legal de toda a série é a oportunidade de crescer junto com os personagens, acompanhar seu amadurecimento e consequente ganho de experiência. Podem ter certeza de que não há um episódio monótono, você sempre estará tenso do início ao fim e nunca, nunca mesmo a história se repetirá.
Dick Wolf acertou em cheio ao criar essa franquia e espero que, apesar do que dizem os rumores, Mariska Hargitay e Christopher Meloni concordem em seguir com a série por, pelo menos...bem, para sempre! Elliot e Olivia precisam ficar juntos, eles nasceram um para o outro!!!!

Onde?


Terças-feiras, às 23h no Universal Channel

Nota:
(com muito louvor!)

5 comentários:

Lu disse...

ei Vê, adorei as indicações.
Nunca tinha assistido a esses seriado, mas me interessaram.
Sou viciada em séries, mas ultimamente estou sem assistir. =/
beijos.

CLA disse...

Amo, adoro SVU e concordo com tudo que voce falou. Infelizmente o Cris(lindo)deixou a série. E o romance entre Elliot e Olivia( linda) nunca vai acontecer. Infelizmente.

CLA disse...

Amo, adoro SVU e Eliot e Olívia. Eles são lindos e talentosos.

Nana disse...

Ahh eu só assisti um episódio da Hilary Duff mas nem tive interesse de ver tudo depois.
=/
bjs e bom final de semana

Nana - Obsession Valley

Effy disse...

Esta eu só conheço de nome..10 temporadas, nossa!

últimamente nem tenho visto muitas,estou atrasada com as que acompanho..

Gostaria de participar da promo "Cidade das Cinzas ou Água para Elefantes"? http://migre.me/4B8cT

^^