quarta-feira, 20 de julho de 2011

#Indicação - Infância Roubada

Será que conseguimos chegar às 200 inscrições na promoção de A Garota Americana? Só tenho uma coisa a dizer: se a Patrícia continuar comentando em todos os posts do blog, posso declará-la a comentaris VIP, TOP etc. Acho que ninguém nunca comentou assim antes! *-* Isso Patty, faça uma blogueira feliz e incentive seus companheiros visitantes a fazer o mesmo!

Infância Roubada
Autores: Julio Emílio Braz e Telma Guimarães
Editora: FTD
Sinopse: "Eli e Edi,crianças que trabalham nos laranjais o dia inteiro.têm um sonho:ir para a escola.
Para realizá-lo,os dois se esforçam e lançam mão de todos os recursos.Não é fácil.O pouco dinheiro que ganham com a "panha" da laranja fará falta no dia-a-dia da família muito pobre.Aqueles que exploram o trabalho deles e de outras crianças nos laranjais não querem nem ouvir falar em escola.Muitos de seus amigos desanimam e afirmam que nenhum deles porá os pés numa escola."

Comentários: Um livro que retrata a realidade de todos os países do mundo, uns piores do que outros, mas que todos nós sabemos: o trabalho infantil. Esse livro, eu não me lembro se li para a escola ou se foi por conta própria, só sei dizer que é uma estória maravilhosa e que nos faz refletir sobre a vida que temos.
É muito comum sempre reclamarmos de ter de ir para a escola, aprender aquelas fórmulas que não usaremos no dia-a-dia, fazer vestibular etc... Mas essas crianças, o maior sonho delas é frequentar uma. Elas tem ânsia em aprender, em ser alguém na vida. Só que elas precisam trabalhar, para ajudar em casa, para ajudar a si mesmas. Mas será que toda essa vida de sofrimentos, no final, vale a pena?
O trabalho infantil é proibido por lei, mas ainda assim existem muitos lugares que empregam essa mão-de-obra frágil que pode ser de grande utilidade para esses empresários. Afinal, crianças são delicadas e conseguem fazer muitos trabalhos que adultos não seriam capazes de fazer. Além disso, eles podem receber menos e são trabalhadores informais, muitas vezes sendo submetidos a situações precárias e perigosas.
Se tem algo pelo qual deveríamos lutar seria o trabalho infantil. Quando lemos sobre a vida desses garotos que não tem outra opção senão o trabalho desde cedo, ficamos pensando em tudo o que temos e passamos a dar mais valor. Mesmo que escola seja um dos princípios básicos na criação de uma criança e adolescente, ainda existem muitas situações em que essa regra não é seguida, podendo gerar inúmeras sequelas a essas crianças e, até, aumentar o índice de criminalidade.
Vale a pena conferir, um livro que retrata da realidade que, muitas vezes, não vimos ou não conhecemos.

6 comentários:

Nana Barcellos disse...

Oieee Vee
aii adorei a indicação!
Eu gosto desses livros de escola, podem parecer bobos, mas as histórias são bem legais.!
Depois q fui para o ginásio nem curtia mais lê-los hahaha

bjs
Nana - Obsession Valley

ewqeqweqw disse...

oi[

ewqeqweqw disse...

dasdasdasddddddddddddddd

ewqeqweqw disse...

dasdasdasdas

ewqeqweqw disse...

da

ewqeqweqw disse...

dasdas