quarta-feira, 6 de julho de 2011

#Indicação - A Metamorfose

Boa tarde!

Ufa, depois de seis dias enrolando, eu finalmente criei coragem, atravessei a rua e fui até a academia. É, eu estava cansada assim para nem ter vontade de sair de casa. Sei lá, meu cérebro meio que derreteu com as provas e eu precisava viajar um pouco nos meus livros, nas minhas fics... Precisava sair da realidade. Então fiz uma hora de esteira e amanhã farei o mesmo, e depois de amanhã, e depois, e depois... Bem, vocês entenderam! ;)
Hoje eu trago um livro curtinho, super recomendado para uma leitura rápida e que, também, foi a minha primeira troca feita pelo Skoob, através do sistema Plus. Vamos conferir?

A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: "A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal."

Comentários: Eu quis ler esse livro através da indicação de minha professora de literatura. Ele é bem curto, só 85 páginas, mas a estória não deixa de ser maravilhosa. Ela conta sobre um caixeiro viajante que, um dia, acorda na forma de uma barata! Pode parecer meio nojento no começo, mas depois você acaba simpatizando com Gregor, principalmente pelas dificuldades que ele precisa passar, apenas para mandar dinheiro à família.
Ele é o único dois quatro (pais e irmã) que traz dinheiro para casa e, quando é demitido pela sua atual condição, a vida de todos sofre uma reviravolta. Percebemos o horror dessas pessoas ao encarar o que o filho se transformou e como Gregor parece se tornar um peso para eles, embora não incomode. É uma estória um pouco triste, mas que, com certeza, nos faz refletir. É um livro para ler e se perguntar: "E se isso acontecesse comigo? Minha família agiria diferente?"
Eu esperava algo melhor para o final, por isso não vão lendo com muitas expectativas. Desde o começo, a vida de Gregor não se mostra nada fácil e Franz faz questão de manter essa padrão até a última página, bem como a reação arrogante de sua família e de como ele é praticamente largado já que não pode dar mais lucro. É uma verdadeira hipocrisia por parte deles e notamos como isso, nada mais é do que a mais pura realidade.
É claro que não vamos nos transformar em baratas, mas só de ver a reação de seus entes queridos, aqueles que o amavam e dependiam de você. Nossa, eu fiquei chocada. E é por isso que é uma ótima leitura, super bem construída e, embora curta, não deixa a desejar em nenhum momento! Altamente recomendado!

Um comentário:

Patrícia disse...

Oi Vê!
Eu tenho uma aversão a baratas, então não gostei muito dessa capa rs.
A história parece ser realmente boa, mas não é meu tipo de leitura agora, vou deixar marcado o nome desse livro e quem sabe no futuro né? ;]

=*