sexta-feira, 1 de julho de 2011

#Indicação - Poderosa

Título: Poderosa
Autor: Sérgio Klein
Editora: Fundamento
Sinopse: "O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela desejava era criar histórias que distraíssem os futuros leitores, mas um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana d Arc e provoca uma reviravolta na História.
Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz conseqüências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle."

Comentários: Em um primeiro momento, quando começamos a ler Poderosa, nos deparamos com a vida de uma adolescente que, aparentemente não possui nada de anormal. Os pais estão se separando e a relação entre eles não é nada pacífica, o irmão mais novo é uma peste e a avó mal sabe o que se passa ao redor deles. Joana Dalva, um nome estranho, mas que logo sabemos, é uma mistura em homenagem à Joana D'Arc e a mãe de seu pai, Dalva. Já dá pra perceber que a vida dela está muito perto de ser cômica, não é?
E quando tudo começa a mudar a partir de uma redação? Joana queria dar um ar diferente aos seus textos e acaba escrevendo um que, ao invés de impressionar, surte o efeito contrário. Todos acham um absurdo o que ela escreveu e isso é quase motivo para que fique de castigo. Ora, não tão rápido!
No mesmo dia, pouco depois de chegar da escola, ela se dá conta de que tudo o que escreveu, um texto claramente fantasioso, era verdade! Ainda não convencida de uma coincidência dessas, Joana testa mais algumas frases simples e praticamente surta quando percebe que elas se tornam realidade tão rápido quanto ela as pontua.
A partir daí, ela fará um bom uso dessa sua habilidade, misteriosamente conservada na mão esquerda (uhul, motivo pelo qual me levou a ler. E a minha vontade de ser uma canhota com poderes? A primeira parte eu já sou, a segunda...nem de longe!). Então Joana utilizará esse poder para mudar o presente, nem sempre tomando o cuidado com as consequências que suas frases trarão, mas disposta a ajudar a todos à sua volta e trazer um pouco mais de felicidade.
O começo da série, que conta com cinco livros, me deixou fascinada e morrendo de vontade de ter poderes também. Ainda mais porque adoro escrever! Quem não gostaria de ter seus textos transformados em realiade? Essa é uma leitura que garantirá muita diversão e te deixará curioso para ler o próximo passo na aventura de Joana D'Arc Dalva.

Um comentário:

Patrícia disse...

Eu já vi várias pessoas falando bem dessa série e tenho curiosidade de ler ^^
Uma pena que o autor tenha falecido ;\

=*