quarta-feira, 31 de agosto de 2011

#Indicação - Diários do Vampiro: O Despertar

Boa noite!

Depois do aniversário, sobra a escola e as provas, além das encomendas atrasadas! Mas eu adoro receber livros, não importa se antes ou depois e estou ainda mais animada porque meu pai está projetando uma nova estante para o meu quarto. Acho que não é surpresa que a que eu tenho já esteja cheia, não é?
O "You've Got a Package" desse sábado será LOTADO! E quando digo lotado, quero dizer muitos livros!! Finalmente consegui um pouco de descanso hoje, minha escola está sendo avaliada por uma empresa privada para ver como está o ensino e digamos que algumas questões... foram bobas demais! Tinha prova onde eles queriam saber que horas eram no relógio de ponteiro!
Só espero que amanhã seja tão tranquilo quanto hoje e não, não consegui continuar Capitães da Areia como planejei fazer, mas pretendo terminá-lo até o final da semana já que a prova é na segunda e, assim, poderei dar uma agilizada na minha pilha (lê-se: arranha-céu).
Mas vamos à indicação de hoje! Estou notando muitos poucos comentários, ânimo gente! Serão dois kits de marcadores entre aqueles que comentarem em TODOS os posts dessa semana a começar pelo de domingo. Não deixem de participar, o aniversário foi meu, mas quem ganha são vocês! :D

Diários do Vampiro #01 - O Despertar
Autora: L. J. Smith
Editora: Galera Record
Sinopse: "Em Fell's Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com quatrocentos anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo. O adolescente de olhos verdes, rosto clássico escondem um passado sombrio e uma sede que não consegue controlar. Com ele, arrasta a memória de um amor perdido e um irmão que apenas deseja vingança. Em Florença, no Renascimento, Stefan e Damon Salvatore lutaram pelo amor da mesma mulher. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo. Diários do Vampiro – O Despertar é a introdução a um triângulo amoroso arrepiante: a história de dois irmãos vampiros que se odeiam e de uma garota que se vê dividida entre os dois."
Comentários: Depois de assistir The Vampire Diaries (veja indicação aqui) no Warner Channel, eu simplesmente tive que procurar pelos livros que haviam dado origem a essa série! Lisa Jane Smith os escreveu muito antes de toda essa onda desencadeada pelos livros da saga Crepúsculo e isso me deixou ainda mais interessada, na verdade, os livros são de antes até de eu nascer!
Quando comecei a ler a série, percebi que nem todos os detalhes coincidiam com os da série: Elena é loira, em primeiro lugar; possui uma irmã mais nova ao invés de um irmão e o nome de sua tia é Judith ao invés de Jenna. Além disso, temos uma melhor amiga importante chamada Meredith que, na série, é mais ou menos substituída por Caroline. Mas chega de comparações, acho que sempre que há uma adaptação para a TV ou para o cinema, a última coisa que devemos fazer é comparar!
Porém, tudo bem, temos o nosso cenário de Diários do Vampiro: Fell's Church, uma cidadezinha pequena, onde todo mundo conhece todo mundo e, querendo ou não, possui suas vibrações inclinadas ao sobrenatural. Dessa forma, aparece Stefan Salvatore, procurando um pouco de paz na antiga cidade em que viveu grandes momentos e onde poderá, finalmente, se ver livre de seu irmão Damon. É assim que ele conhece Elena, que se recupera do trágico acidente que matou seus pais e, quase que imediatamente, os dois possuem uma ligação.
Mas, diferentemente da Elena que vemos na pele de Nina Dobrev, a Elena do livro era (e ainda é) uma garota popular, determinada e independente que não está disposta a cair de quatro para qualquer homem. Principalmente para Stefan que, de certa forma, a deixou balançada. Tudo ainda é muito recente, ela acabou de terminar com seu namorado de infância, Matt e toda a dor do luto a deixa muito confusa. Mas, nada que suas duas amigas não possam resolver e aconselhar! Caroline, por outro lado, já está se preparando para dar o bote, afinal, ela sempre quis toda a glória de Elena e, em determinado tempo, elas foram grandes amigas!
E, como se não bastasse a interferência de Caroline, Elena e Stefan terão de lidar com uma nova presença: Damon está de volta e promete aterrorizar não só o provável casal, como toda a cidade.
Algo que me chamou a atenção nesse primeiro livro foi a personalidade de Damon. Eu o achava mau na série, mas suas tiradas sarcásticas davam uma leveza e uma espécie de comédia ao seu personagem. Porém no livro é completamente diferente. A maldade de Damon, na minha opinião, foi muito mais pesada do que eu poderia ter imaginado. Diários do Vampiro demonstrou-se uma série sombria, cheia de tensões e carregada de eventos sobrenaturais. Se na série as pessoas já morriam, aguarde porque nesse livro não serão só as mortes... mas como elas morrerão.
Para quem é fã da série, deveria conferir os livros que a inspiraram. Pode ser que vocês estranhem um pouco ou não. Eu fiquei um pouco assustada com o teor mais sombrio, mas ainda assim adorei! É uma ótima quadrilogia, que merece ser lida! Altamente recomendado, para você que adora ler sobre vampiros "à moda antiga".

5 comentários:

dpaulaingrid disse...

Só lí os livros... Falaram que o seriado é bom, mas tenho medo de me viciar (só de olhar pro ator que faz o Damon já sabem do estou falando ^.~)

vanessa vieira disse...

Parabéns pela resenha Vê! Já li a séria Diários do Vampiro e confesso ter gostado apenas dos 4 primeiros volumes e de Diários de Stefan. Os volumes 5 e 6 são sobrecarregados de sobrenatural e a autora acabou se perdendo um pouco na estória. Beijos!

Aione Simões Sérgio disse...

Fiquei curiosa pra ver seu post super recheado de sábado ^^
Eu não gostei tanto dos livros dessa série. Na verdade, só li os dois primeiros, mas não fiquei tão presa a história.
Só assisti também aos primeiros episódios da série de TV e eles são realmente diferentes!
Beijos!

Livia Lorena Damasceno disse...

Li esse primeiro livro, mas (não me batam) não simpatizei com a Elena... Pra dizer a verdade nem terminei de ler... Já tentei várias vezes, mas alguma coisa me trava ele T_T
Quanto à série eu assisto alguns episódios e concordo que ela é bem diferente do livro e bem sombria tbm... O livro tá aqui... Quem sabe pego nele de novo qql dia desses.
Resenha nota 10!
Bjos
Lilo
Redenção

Letícia Molon disse...

Oii Vê =)
Estou AMANDO DV, heueuehue.
A saga é ótima, realmente no primeiro livro Elena é meio fútil demais (como disse a Livia ai embaixo), mas a cada livro há uma grande melhora não só de Elena, mas da estória em si, já li até o terceiro livro e pra mim o 3 foi o melhor até agora, já resenhei os dois primeiros lá no blog e me breve posto a resenha do terceiro.

Ahh, não vi o seriado, simplemente pq odeio spoilers, e muitos seriados que são baseados em livros contém spoilers dos livros, então só vou assistir assim que acabar de ler os livros xD
E realmente, a saga DV não é similar ao seriado, mas Diários de Stefan (não sei se vc já viu), que é uma "nova série" de DV é baseado no seriado, ou seja, os personagens serão os mesmos do seriado e não os da série Diários do Vampiro original.
Ainda não li, mas estou bem curiosa =P

Beijoos
Lehh, Animus Book