sexta-feira, 19 de agosto de 2011

#Resenha: O Mundo de Vidro - Mauricio Gomyde (Mini Book Challenge - Dia 09)

Boa tarde!

Estou em falta com o blog, eu sei! Mas tive, como sempre, uma semana ocupada na escola e, se eu pudesse parar o tempo, com toda a certeza poderia fazer milhões de coisas que eu estou querendo fazer ultimamente!
Estive tão cansada que hoje, quando deveria estar terminando mais um livro, dormi a tarde inteira! Não vejo a hora de ter um pouco de paz, algo difícil se você souber o que é a vida de uma vestibulanda. Puro inferno!
Mas, como eu havia prometido, nessa semana eu ainda termino as resenhas do Mini Book Challenge e, como não consegui postar todos os dias, receio ter de bombardeá-los com as resenhas hoje. Nada excepcionalmente grande, são apenas três, mais o post de notícias com as novidades das editoras ok? Receio que hoje o newsletter será um pouquinho grande, hein?
Chega de papo, vamos à resenha!

O Mundo de Vidro
Autor: Mauricio Gomyde
Editora: Brasília Artes Gráficas
Número de páginas: 236
Sinopse: "Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela liguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável."
Este livro foi cortesia do autor Mauricio Gomyde.  

Eu ganhei este livro em uma promoção no Skoob que o próprio Mauricio fez. Demorei um pouco a recebê-lo, mas decidi lê-lo nas férias porque era bem curtinho e eu estava bem curiosa! No final das contas me deparei com uma estória divertida e surpreendente.
Nela, não temos nomes, mas apenas Ele e Ela. A tarefa do enredo é contar de que forma eles se conheceram, em um simples encontro de metrô e, a partir dali, qual foi o processo de se apaixonar, tanto dele quanto dela. As reações, as abordagens atrapalhadas do rapaz, seus pensamentos, seus medos. Com Ela, ainda mais difícil: a insegurança, a dor de um relacionamento recém-terminado.
Confesso que torci muito pelos dois desde o começo, mas houve partes em que duvidei de que eles chegariam a ficar juntos, afinal, suas vidas tomaram rumos opostos e eu fiquei com a maior cara de interrogação. E é aí que surge um recurso do qual o Maurício usou no livro e eu fiquei deslumbrada: surge uma história no livro. Uma história dentro de outra e eu achei incrível! Essa história se chama "O Mundo de Vidro" e, coincidentemente, conta a trajetória dEla e dEle, exatamente como vemos acontecer pelo ponto de vista dos dois.
E aí surgiram mais perguntas: quem estaria escrevendo esses capítulos e mandando somente para Ela? Será que o narrador onisciente percebia que era Ela quem mais parecia resistir a se apaixonar por Ele e queria dar uma ajudinha? Mas quem poderia estar presente em ambas as vidas e descrever nos mínimos detalhes o que acontecia entre eles? Fiquei com a pulga atrás da orelha até o final, quando o último capítulo é revelado e, então, tive que voltar ao começo, pois o livro começa com o último capítulo de "O Mundo de Vidro". Legal, não é?
Para ajudar a descobrir quem é o misterioso autor dessa história, apenas uma dica: repare nos detalhes do livro, nas vidas dEle e dEla, pois a resposta se repetirá no final e você lerá dizendo: "Ah, sabia!" Pelo menos comigo foi assim e, ainda, fui mandar um e-mail para o Mauricio perguntando se era aquilo mesmo que eu havia entendido. O que ele me respondeu... bem, não posso contar! ;)
Mas se vocês tiverem a oportunidade de ler o livro, eu totalmente recomendo! É uma leitura totalmente divertida e que, também, reserva um pouco de mistério, bem como te leva a torcer pelos personagens e descobrir, na última linha, quem estava por trás de tudo aquilo!
Uma ótima história, dentro de uma história!

Nota:



Um comentário:

Aione Simões Sérgio disse...

Olá!
Estou há um tempo curiosa pra ler esse livro e suas dúvidas despertadas durante a leitura contribuíram para aumentar minha curiosidade!
Espero poder ler logo ^^
Beijos!