domingo, 16 de outubro de 2011

#Conhecendo: TPM - Toques Para Mulheres


Edson Rossatto, escritor, editor de livros, roteirista de HQ e blogueiro do Cem Toques Cravados; publicou os livros "Mansão Klaus e outras histórias", "Curta-metragem – Antologia de microcontos" e "Cem Toques Cravados" além de ter organizado várias antologias literárias.
O blog, de sua autoria, já chama a atenção pela escolha do nome, usando as iniciais TPM, um problema que atinge muitas mulheres e as faz "temíveis" durante aqueles dias. Confesso que fiquei curiosa para saber do que se tratava e, segundo a própria descrição de Edson, o Toques Para Mulheres é "um blog destinado a ser humoristicamente polêmico ao retratar o universo feminino na visão de um espécime masculino."

Com várias crônicas já postadas em um regime semanal, Edson procura recriar situações do cotidiano feminino sob seu ponto de vista. Afinal, como ele poderia compreender o que se passa em nossas cabeças? E é aí que o humor entra, sempre com tiradas exageradas, e conclusões mais do que compreensíveis, nós somos pegas de surpresa ao receber até mesmo dicas de como podemos melhorar nosso comportamento diante dos homens!
Há algum tempo eu estava em busca de algo tão engraçado sem que parecesse ofensivo ou apelativo e nesse blog eu encontrei. Se você pensa que Edson adota uma posição machista ou que, até mesmo, é contra o feminismo, está completamente enganado. Isso é muito bem demonstrado no post: "O Aurélio e o igualismo", confira um trecho:
"Não sei quanto a vocês, mas tanto feminismo quanto machismo, para mim, soam como um sexo que acha o outro inferior, submisso. E trocar machismo por feminismo seria como trocar uma ditadura por outra.
Se eu pudesse escolher uma palavra para um movimento de equiparação entre os sexos, essa palavra seria "igualismo". Tá, eu sei que é horrível, mas "funcho" também é uma palavra feia e representa algo muito gostoso."
Esse é apenas um trecho, os diálogos (imaginários ou não) reproduzidos nas crônicas são divertidíssimos e é impossível não fazer comparações às nossas próprias vivências. Afinal, mulher ou homem, já deve ter se deparado com uma cena dessas:

"Outro dia, na Avenida Paulista, uma amiga com quem eu acabara de almoçar apontou uma garota que passou por ela e disse:
- Nossa! Será que essa aí não tem espelho em casa não?"
Claro que as mulheres tendem a reparar muito mais em outras mulheres, quem não sabe disso? Pois ele vai muito além, partindo de uma simples observação e termina falando sobre sapatos. Não acredita em mim? Só conferir o post: "Biquínis, unhas e extintores..."

Achei super divertida essa iniciativa que acabou se tornando um ótimo passatempo para o meu final de semana! Não é sempre que conseguimos encontrar a descrição do universo feminino por um homem sem que tenha aquele toque rude, meio apelativo, mas, nesse caso, podem ficar tranquilos e conferir. É diversão na certa e, é claro, para as mulheres, alguns toques podem ser essenciais.
Não deixe de visitar o Toques para Mulheres e, se gostar, depois conte aqui nos comentários!

3 comentários:

Gilciany Viana disse...

Eu acho esse site do Edson, tudo!!! Super bacana, sempre estou visitando! Adoroooo!!!
bjus

Ricardo Biazotto disse...

O Edson é o cara. Principalmente por escrever diariamente microcontos com 'cem toques cravados'. Já até tentei, mas é praticamente impossíve :X

O TPM é muito interessante, e só mostra como ele é um bom autor. Imagino como vai ser o sucesso, quando sair o livro com essas crônicas.

Curti o texto Vê :D

Ricardo (www.overshock.blogspot.com)

dpaulaingrid disse...

Adooro esse blog, quando lembro entro nesse blog e fico rindo feito doida, pq é incrivel como esse Edson consegue misturar fatos com piadas/ironias.

Um exemplo do q a gnt encontra no blog desse cara é essa pergunta que mandaram p/ ele : "Quando uma mulher elogia meu cotovelo e minha orelha devo considerar isso uma cantada? "