quarta-feira, 5 de outubro de 2011

#Indicação - Filme: As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada

Boa tarde!

A quarta-feira já começou cedo, de madrugada para ser mais exata. Já comentei que tenho vizinhos adoráveis? Pois é, mas isso não vem ao caso. Estou super ansiosa, pois, embora a greve dos Correios ainda não tenha acabado, algumas encomendas minhas estão bem perto de chegar! Estou sentindo que o post de correio dessa semana sera TRIlotado! Sentiram a emoção, hein?! *-*
Mas vamos a indicação de hoje que eu garanto ser super legal!

As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada (The Chronicles of Narnia: The Voyage of the Dawn Treader) - 2010

Um ano após os acontecimentos do filme anterior, os irmãos Pevensie, Lúcia e Edmundo, estão agora morando com seu irritante primo Eustáquio Mísero. Enquanto apreciam uma obra de arte no quarto de Lúcia, a imagem ganha vida, inundando o quarto levando os três para Nárnia. Lá encontram Caspian X, agora Rei de Nárnia, à procura dos sete lordes perdidos de Telmar mandados para investigarem os mares de Nárnia pelo Rei Miraz. Primeiro param nas ilhas solitárias onde Caspian e Edmundo são aprisionados enquanto Lúcia e Eustáquio são levados para serem vendidos. Durante a prisão Caspian encontra um dos Lordes que revela o propósito da jornada dos sete lordes: encontrar a fonte do nevoeiro verde, um poderoso feitiço que rapta os escravos que não foram vendidos, e destruí-lo. 
De longe, o melhor filme de As Crônicas de Nárnia que eu já assisti. Eu não gostei muito do segundo, Príncipe Caspian (embora o ator que o interpretou seja um Dimitri-wanna-be-Belikov), mas o terceiro me deixou fascinada. A fotografia, os efeitos especiais e a história em si são espetaculares. Ainda não li nenhum dos livros que deram origem aos filmes, mas sou daquelas que, se o filme é bom, então o livro deve ser melhor ainda (salvo, claro, raras exceções!).
Nele, apenas Lúcia e Edmundo voltam, junto com o mala de seu primo Eustáquio (embora eu ache que a tradução deveria ser "Eustácio") ao observar a pintura de um mar revolto com um barco que está pendurada no quarto onde Lúcia se hospeda. O quadro começa a vazar água e eles logo não se encontram mais na Inglaterra e, sim, em Nárnia, no meio do mar. São abordados por um imenso navio, o Peregrino da Alvorada, e postos a bordo por Caspian (*suspiros*) e sua tripulação. Dessa forma, a rainha Lúcia e o rei Edmundo são inteirados da situação: encontrar os Sete Lordes que haviam sido designados em uma missão para desvendar os mistérios da névoa verde que, há algum tempo, vinha engolido narnianos oferecidos "em sacrifício".
Apesar da incredulidade de Eustáquio, eles embarcam nessa aventura até chegar às ilhas solitárias, que faziam parte de Nárnia, mas agora, estavam dominadas por mercadores que vendiam as pessoas como escravas. Sua primeira aventura começa aí. E é na prisão que Caspian e Edmundo encontram o primeiro Lorde. Dali para frente, eles partem em busca da origem da misteriosa névoa verde e das Sete Espadas de Aslan que, unidas, tem o poder de acabar com o mal.
Basicamente o filme é cheio de mistérios e provações que não o deixa parado e tedioso. Serão muitos lugares maravilhosos para se ver, vários testes que decidirão a força e determinação de todos em salvar aqueles que estão presos na ilha da tal névoa verde. É um filme que você descobre os desejos mais sombrios dos personagens como, por exemplo, o de Lúcia em se parecer com sua irmã mais velha, Suzanna. A ganância de Eustáquio em querer levar as preciosidades de Nárnia para o mundo normal; o medo de Caspian em falhar com seu pai e a tormenta de Edmundo com a Rainha de Gelo, ainda do primeiro filme. 
Todas essas obscuridades se virarão contra eles em determinado momento e será de tirar o fôlego enquanto acompanhamos o desenvolvimento deles como pessoas e o desejo cada vez mais unanime de salvar a todos e devolver a paz. Aslan, ao contrário do primeiro e do segundo filme, aparece bem menos, no finalzinho praticamente. E com uma notícia nada boa... é triste ver que, ao longo dos filmes, a restrição dos Pevensie só aumenta e, acho que se tivesse mais um filme, talvez apenas Lúcia e Eustáquio poderiam voltar. Seria bom se eles nunca crescessem né?
Mas se não houver mais nenhum filme sobre Nárnia, acho que terminou de forma maravilhosa e sem nenhuma  brecha para continuação (tudo bem que eu não esperava um terceiro filme, mas a surpresa foi ótima!). Eu indico com toda certeza, sem risco de arrependimentos! É garantia de diversão e deslumbramento!

Nota: 


8 comentários:

Letícia Molon disse...

Crônicas de Nárnia é óótimo =D
Amei todos os filmes e torço pra que tenha a continuação.
Já li o livro, mas li em volume único e a anos atrás (é bem dificil, e caro, achar os vol. separados, o vol. único é suuuper barato, uns 20 reais), mas quando li, li tão rápido que não absorvi a história, sem contar que na época não sabia que eram 7 livros em um só, e como capa livro novo não tem taantas ligações com o anterior, a leitura ficou meio cansativa e ruim, afinal, eu achava que eram novos capítulos e não livros diferentes xD
Enfim, quero reler o livro assim que der, tenho o vol. único que ganhei justamente pra poder reler a história e ler de verdade e não de qualquer jeito como foi na época.
Não sei dizer se a história é parecida com o filme, pq não lembro do terceiro livro, mas o primeiro filme se bem me lembro foi beeem fiel a história =D
Tomaras mesmo que não desistam dos próximos filmes, pq este último realmente foi incrível, mto bem feito, então se seguirem nessa linha vai ser um sucesso =D

Veezinha disse...

Ahhh eu sei bem como é ler um livro tão rápido que você nem absorve, parece até que só foi virando as páginas e olhando sem realmente ver, não é?! Em alguns livros aconteceu isso comigo.
Desde um pouco antes de sair o primeiro filme eu vi o volume único na Saraiva, mas fiquei tão desanimada, que nem me interessei em ler. Mas as histórias parecem, definitivamente, incríveis e estou aguardando o momento certo para colocá-lo na pilha de leitura, já que existem tantos outros na frente! haha
Acho que, pelo o que tem se mostrado até agora, um quarto filme não seria ruim, é claro, se manter a qualidade do terceiro. Mas qual seria a graça não ter os Pevensie participando da história? Sei não... melhor esperar para ver! ;) hahaha E eu quero o Aslan de pelúcia, que leão mais fofinho! *-*
xx




Em 7 de outubro de 2011 18:03, Disqus
<>escreveu:

Veezinha disse...

Nossa, aí talvez eles tenham razão. Deveria ser a coisa mais legal do mundo e, quando não é, aí acho que não tem motivo para visitar, principalmente se você é fã do filme. Eu também nunca fui à Disney, então não faço ideia do que o parque do Harry Potter deve parecer perto do de Nárnia. Mas é uma pena, eu queria entrar num guarda-roupa e sair em um mundo mágico! Eles bem que poderiam recriar isso...

xx




Em 6 de outubro de 2011 18:11, Disqus
<>escreveu:

dpaulaingrid disse...

é que eu vez ou outra entro no site oficial de "nárnia"... vão fechar o parque tematico pq (adivinha?) é cronicas de nárnia... e o principe gaspian. E o que era para ser uma fila enoorme, como em alguns outros brinquedos (cofcofHarryPottercofcof) só vão umas 5 ou 20 pessoas visitar. Mas de acordo com que vi nas fotos de Orlando (poisé, eu nunca fui à Disney T.T) eu tbm n iria, achei um tanto..sem sal =/ Se quiser pode entrar no site de nárnia.

dpaulaingrid disse...

Concordo total! Esse foi o melhor filme de Nárnia feito até agora... Já li o livro e gostei muito, acho que é pelo fato de n ter sido feita pela disney #fail
Ah! já está no papel para fazer o quarto filme... mas sobre como surgiu narnia, do livro "O sobrinho do mago". mas como nenhum dos três filmes renderam bilheteria suficiente (acho que por falta de boa divulgação) estão esperando alguma parceria ou algo assim.
Achei o segundo filme o pior dos piores, uma verdadeira chatice! Já o primeiro... assisti mais de 10 vezes (ei!eu era criança!) e ficava me escondendo no armário (até o dia em que fiquei presa e desde então... nunca mais rsrs).
Espero que n desistam de Nárnia, é uma historia muito boa, mas foi pouco aproveitada.
Ah! sabia que vão tirar o parque de Nárnia em Orlando, na Disney? Como n estava rendendo e era sem graça, vão fechar - para reformar - e colocar outro tema.

Veezinha disse...

Talvez o 4º nem saia do papel... é uma pena que filmes assim não tenham a devida atenção! O 2º filme eu achei muito chato, o Caspian se mostrava um bananão!! hahahaha Gostei de saber dessas coisas, nem sabia que tinha Nárnia em Orlando... ah que chato! >< Um quarto filme nem teria tanta graça assim, afinal, eles quase não podem mais voltar para Nárnia!
E eu gostei muito do 1º, super legal e pretendo ler os livros um dia! ;D
xx




Em 6 de outubro de 2011 16:17, Disqus
<>escreveu:

dpaulaingrid disse...

Ia ser o máximo! *-*

Jônatas Amaral disse...

Viajem do Peregrino da alvorada é um filme bom e legal mesmo. O final é um dos mais lindos que eu já vi.

Mas não concordo que seja o melhor da saga, creio que o primeiro ainda ocupa esse posto na minha opinião.

Acho que um dos defeitos desse filme, seja alguns efeitos que me parecem um pouco tosco, são poucos.

Tem uma história um pouco mais simples em relação aos outros dois, mas não deixa de ser muito incrível.

Torço para um quarto filme, e por noticias mais recentes, creio que será "A Cadeira de Prata", que narra a volta de Eustaquio para Nárnia.

Boa Resenha...

Parabéns, também recomendo muito.

Jônatas Amaral
alma-critica.blogspot.com.br