domingo, 16 de outubro de 2011

"Turn On The Radio, Honey..." #9

E a sugestão de hoje é, novamente, da Ingrid Figueiredo, um clássico da banda Queen: Bohemian Rhapsody.


Observando a letra dessa música percebi que, mais uma vez, não será uma composição fácil de se analisar. Mas, antes de mais nada, devo ressaltar que, embora não seja muito fã do Queen, Bohemian Rhapsody, junto com We're The Champions e We'll Rock You são as músicas que realmente chamaram a minha atenção. Bohemian, inclusive, foi utilizada no seriado Glee durante a competição pelo grupo rival, o Vocal Adrenaline. Tentei encontrar um vídeo com a cena, mas não consegui. Outro lugar aonde vi recentemente a música foi no comercial do Fox, patrocinador do Rock in Rio onde três amigos ouviam a música usando bigodes a lá Freddie Mercury e o bigode mexia.
Achei genial a propaganda, até eles a modificarem e o bigode começar a, inexplicavelmente, crescer até sair para fora do carro. Na minha opinião, ficava com o comercial original, só com os bigodinhos cantando.
Mas voltando à letra... tive de pesquisar sobre as possíveis interpretações e em uma delas, explica-se a tentativa da pessoa de escapar de um mundo fantasioso, de aparências para o verdadeiro mundo. Por isso ele abre seus olhos, olha para o céu e realmente começa a ver.


Is this the real life?
Isso é a vida real?
Is this just fantasy?
Isso é só fantasia?
Caught in a landslide
Pego num desmoronamento
No escape from reality
Sem poder escapar da realidade

Open your eyes
Abra seus olhos
Look up to the skies and see
Olhe para o céu e veja
I'm just a poor boy
Eu sou apenas um pobre menino,
I need no sympathy
Eu não preciso de compaixão

E então começa a reflexão da pessoa, onde ela revê tudo o que fez e as possíveis consequências que a acometerão.

Mama, just killed a man
Mamãe, acabei de matar um homem
Put a gun against his head
Coloquei uma arma em sua cabeça
Pulled my trigger, now he's dead
Puxei o gatilho, agora ele está morto
Mama, life had just begun
Mamãe, a vida acabou de começar

But now I've gone and thrown it all away
Mas agora eu joguei tudo fora
Mama, oh
Mamãe, ooo
Didn't mean to make you cry
Não foi minha intenção te fazer chorar
If I'm not back again this time tomorrow
Se eu não estiver de volta a esta hora amanhã

Carry on, carry on
Continue, continue
As if nothing really matters
Como se nada realmente importasse

E, pela análise, conforme ele tenta sair desse mundo fantasioso, ele é puxado novamente para ele pelas próprias "faculdades" que habitam sua cabeça. Para mim, a letra fala por si mesma, trata-se de alguém que matou, começou a ver a realidade diante dos olhos depois de ficar "fora do ar" ou recluso por um bom tempo, acuado em um mundo particular. E que, quanto mais ele tenta sair, com mais força é puxado de volta, como se alguém não quisesse que ele fosse embora afinal de contas.
O mais interessante nessa música é que ela não possui refrão. Todas as estrofes são diferentes e os ritmos variam ao longo da canção, fazendo com que ela fique longa, mas de maneira nenhuma cansativa. É como se fosse uma história cantada o que eu acho super inovador! Se eu continuasse a colocar trecho por trecho da música aqui, como costumo fazer, esse post ficaria enorme! Afinal, não dá para cortar um pedaço porque ele se repete. Em Bohemian Rhapsody, nada se repete! E, confesso, tem alguns trechos bem estranhos:

Scaramouch, Scaramouch will you do the fandango
Palhaço, palhaço você fará o fandango
Thunderbolt and lightning, very, very frightening me
Raios e relâmpagos me assustam muito, muito.
Galileo, Galileo

Galileo, Galileo
Galileo, Figaro, magnifico

Embora longa, sem repetições, de ritmos variáveis e uma letra... diferente, Bohemian Rhapsody é mais um clássico do grupo Queen que tornou-se um sucesso comercial! Foi gravada em 1975 e, desde então, tem sido regravada por diversos cantores como Elton John e Axl Rose. Além de, é claro, ter sido eleita, em 2008 no Reino Unido, a melhor canção de rock de todos os tempos.
Eu gostei bastante, principalmente do clipe, onde nos deparamos com um estilo diferente, de vestuário e de cortes de cabelo. Gosto desses clipes antigos, sempre fico me perguntando como foi possível as pessoas se vestirem desse ou daquele jeito. É uma imagem bem legal de outros anos que não tivemos oportunidade de viver. Não deixem de conferir!

E espero muitos comentários, hein? Parece que vocês gostam de indicar clipes difíceis para mim! rs

Quer deixar sua sugestão? Basta preencher esse formulário!

Boa segunda-feira a todos!


5 comentários:

Livia Lorena Damasceno disse...

Oiiee Vê como vai?
Eu tinha escutado pouco essa música... Confesso que me interessei mais por causa de Glee(*_*)
Mas acho que a música se trata tbm de alguém que estava "preso"... Vou admitir que a letra parece um pouco confusa pra mim... Daquelas que tem trechos bem legais e outros que são sem pé nem cabeça.
rsrs
Bjos e sucesso.
Lilo
Redenção

Veezinha disse...

Oi Lilo!

Definitivamente essa música é confusa! Fiquei: "como assim eles falam fandango?" Rs Mas nem dá para começar a encontrar uma interpretação para a letra porque você sempre acaba encontrando uma diferente cada vez que lê. É bem complicado meeesmo!
Também conheci através de Glee, embora eu não goste muito do Vocal Adrenaline rs

xx


Em segunda-feira, 17 de outubro de 2011, Disqus<
> escreveu:

dpaulaingrid disse...

Eu adoro essa música! Principalmente a parte "nonsense" por que capricham na guitarra rs. Tbm concordo que o bigodinho crescendo dentro do carro não parece chamar muuuita atenção dos consumidores mas enfim.
Eu já ouvi o glee cantar mas ainda não ví o clipe ^^
De inicio pensei em mandar uma música japonesa (sim, eu sou Otaku hehe) claro com aquelas legendas no clipe mas aí pensei... "pq não Queen?? Até pq n sei se a vee gosta de cultura japonesa (ou k-pop) =P"

Veezinha disse...

HAHAHA Ufa, ainda bem que não sou a única a achar aqueles bigodes crescendo horrível! x_x Ahh eu conheço pouco da cultura japonesa, uma colega minha que é mais antenada e até já me mostrou alguns videoclipes. Por que não manda? Seria algo beeeem" diferente na coluna! :D E eu me divertiria muito analisando essas músicas! o/
Vou ficar aguardando!

xx




2011/10/17 Disqus <>

dpaulaingrid disse...

mandar 4 músicas que são aberturas e encerramentos de um anime ^.~