quinta-feira, 10 de novembro de 2011

#Resenha: Clube do Beijo - Marcia Kupstas

Clube do Beijo
Autora: Marcia Kupstas
Editora: Rocco
Número de páginas: 140
Sinopse: "Débora, Sarah, Penélope, Angélica, Bia, Rita e Maria Fernanda não poupam os meninos quando julgam os beijos. Bom, ótimo, dez estrelas, mais ou menos, abaixo da crítica, sem comentários, esquece que eu existo, meu passado me condena e diversos outros quesitos pra lá de criativos faziam parte da cruel classificação das garotas.
As divertidas reuniões ganham importância ainda maior na vida das garotas quando elas decidem fazer um refém no Clube. Depois de tentar espionar a turma, o curioso Pica-pau é preso e obrigado a contar para elas informações fundamentais sobre o universo dos rapazes. Pica-pau paga o resgate com histórias hilariantes e secretas sobre o comportamento masculino. O encontro inusitado transforma a noite em uma aventura de autoconhecimento para toda a turma."
Clube do Beijo é aquele tipo de livro que você lê em uma tarde e sente-se um pré-adolescente novamente. Quando eu era mais nova, adorava ler esse tipo de livro, com personagens praticamente da minha idade ou, até, mais velhos. No entanto, não sei se eu não estava em um bom dia, mas o livro demorou a me cativar. Dei muitas risadas, claro, mas as histórias um pouco que me assustaram, já, já vocês entenderão porque.
Pica-pau e seus amigos estão ansiosos desde que um amigo lhes disse sobre uma reunião de garotas que aconteceria em sua casa. Eles acham que as meninas ficarão se exibindo umas para as outras e que esse será um prato cheio para uma espionagem (com direito até a ingresso cobrado!), mas tudo dá errado quando são garotos demais e espaço na varanda de menos.
Os meninos são descobertos e, na fuga, Pica-pau acaba sendo apanhado por cair de mal jeito e torcer o pé. Então, ele é feito de refém pelas meninas e levado até o quarto aonde a reunião acontecia. Assim, começa a história e somos introduzidos ao Clube do Beijo, um clube exclusivo para meninas que já beijaram onde elas contam as experiências para as outras e, acreditem ou não, Pica-pau é convidado a participar do clube, afinal, o que é dito ali, não sai dali.
Aprovado no clube, começamos a aventura através da história de cada uma das meninas, Débora, a líder, Sarah, Penélope (por quem Pica-pau tem uma quedinha), Angélica, Bia, Rita e Maria Fernanda. Elas fazem com que Pica-pau antes diga o que os garotos falam sobre elas antes que comecem a contar suas histórias que vão do inacreditável, passam pelo divertido até o mais sombrio e tenso. Na minha opinião, a melhor e mais emocionante história, que me fez mudar a nota final do livro foi a de Maria Fernanda.
É bem difícil falar sobre um livro onde, se você contar um pouquinho de cada história, já será um spoiler enorme! Por isso, se você se diverte quando está com as suas amigas, os segredos que escapam as fazem soltar altas gargalhadas ou chorarem juntas, Clube do Beijo é a descrição de que as meninas precisavam para não se sentirem com amigas extremamente loucas ou descontroladas. Porque verdade seja dita: nem sempre expomos todos os nossos segredos às nossas amigas com medo do julgamento que vamos receber. E a autora soube trabalhar exatamente isso, nas reações de cada uma das meninas enquanto a outra contava seu episódio.
Além disso, por ser narrada por Pica-Pau, temos uma noção do que se passa na cabeça de um menino estudante do primeiro ano do ensino médio. Na verdade, preciso dizer que me surpreendi com os relatos e as reações de Pica-Pau, fez com que eu me sentisse uma menina muito pura e indefesa! rs
Só não dou nota máxima para o livro pela grande parte dele não ter realmente chamado a minha atenção, mas, caso vocês já tenham lido, contem de qual menina vocês mais gostaram! Ou, se ainda não leram, deem uma atenção especial à história de Maria Fernanda, que é a última! Tenho certeza de que o livro será diversão garantida e depois você pode até querer montar um Clube do Beijo com as próprias amigas! Quem sabe até um clube diferente?
Acho que a grande mensagem do livro é: não importa quão obscuro seja seu segredo, suas amigas sempre estarão prontas para absorvê-lo e ajudá-la a superar! Para isso servem os amigos, certo?

Nota:



Um comentário:

dpaulaingrid disse...

Mas que livro curtinho... >.<