terça-feira, 20 de dezembro de 2011

#Indicação - Filme: Prova de Fogo

Prova de Fogo (Akeelah and the Bee) - 2006
Akeelah tem apenas 11 anos, mas um incrível talento com as palavras. Admirado com esse dom, o diretor de sua escola a inscreve num concurso regional de soletração e faz com que ela seja treinada por um professor com PhD em literatura, Dr. Larabee. Enfrentando a objeção de sua mãe, o ciúme de sua melhor amiga, as diferenças sociais, o racismo, o preconceito e as dificuldades no relacionamento com o professor, Akeelah vai passando por todas as etapas do concurso, até ser classificada para a grande prova de fogo de sua vida - a final nacional em Washington.

Sabe aquele filme que você assiste reunido com os amigos em uma comemoração e, de alguma forma, acaba não prestando atenção nele? Bem, eu tinha tudo para não gostar de Prova de Fogo, foi durante um churrasco, estava reunida com os amigos e as pessoas não paravam de conversar. Assim, ficava até difícil prestar atenção no filme. Mas, de qualquer forma, eu consegui assisti-lo do começo ao fim e eu adorei!
O filme conta a história de Akeelah, que estuda em uma escola pública do subúrbio com um orçamento limitado, quase não estuda, mas se dá excepcionalmente bem nos testes de soletração. Na verdade, logo percebemos que Akeelah é apaixonada pelas palavras. Vivendo em uma família em que o pai foi assassinado, a mãe trabalha duro em um hospital, o irmão mais velho está na escola de aviação, o mais novo se envolvendo com gente barra pesada e a única irmã já é mãe solteira, ela não tem muito a quem recorrer.
E é após um teste de soletração na escola, o qual ela ganha, que Akeelah começa a se destacar e recebe a ajuda de um expert no assunto: o Dr. Joshua Larabee. No começo ela reluta, pois definitivamente pensa que não deve fazer algo para as crianças de sua escola, já que nenhuma delas liga para ela. Mas depois, quando ela realmente se empenha, então passa a desejar cada vez mais segurar a taça de campeã do campeonato de soletração em Washington.
Prova de Fogo é uma ótima indicação para assistir com a família ou, como no meu caso, com os amigos. Ele fala sobre amizade, as dificuldades e o esforço que se precisa fazer para alcançar o que queremos. Já assisti a ele inúmeras vezes e posso até dizer que a minha soletração melhorou muito, mesmo que ela não seja tratada aqui no Brasil com a mesma importância que recebe nos EUA e em outros países do mundo. No final de tudo, teremos um exemplo de superação, de êxito e será impossível não se apaixonar pela história.

E, para quem já assistiu, por que não compartilhar a opinião sobre o filme nos comentários? ;)

Nota:


2 comentários:

Thais Priscilla disse...

Já ouvi falar desse filme mas não tinha muito interessa.. já agora, com esse seu post, fiquei super interessada em assistir. Vou botar na lista *-*

Beijos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

dpaulaingrid disse...

O filme é. sem dúvida, espetacular!
Mostra que quando buscamos um sonho, não devemos desistir - por mais que à sua frente estejam mil obstaculos, se vc acreditar e não desistir, alcançará seu objetivo. (pode parecer meio clichê,mas quando se para p/ pensar nisso, alguns percebem que desistem na primeira "prova".)