sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Indo mais a fundo... #11

Hoje, mudando um pouco os rumos da seção, o tema será teatro! E, devo dizer, já presenciei uma apresentação e foi além das minhas expectativas. Eu costumava resmungar que seria horrível, já que até mesmo as músicas haviam sido traduzidas. Já adivinharam do que estou falando? Não? Então, apresento-lhes...


Cats - 1981





Cats é um musical composto por Andrew Lloyd Webber que teve sua estréia em Londres em 1981, mas que se consagrou por dezoito anos em cartaz na Broadway. Para realizar esse espetáculo, Llyod Weber musicou uma série de poemas de T. S. Eliot sobre gatos e acrescentou um roteiro, onde Memory foi uma das suas músicas de maior sucesso.
No musical, os gatos jellicle, palavra que só eles sabem o seu significado, se reúnem uma vez ao ano para que seu líder escolha um, e apenas um, deles para ir a um lugar melhor. Entre os personagens mais marcantes estão Munkustrap, o narrador da história, Grizabela, the glamour cat, e Old Deuteronomy, o líder dos gatos jellicle.
Essa obra é tida como uma das maiores produções da Broadway, e já foi vista por mais de 50 milhões de apreciadores, num total de 45 mil apresentações.
Em 1998, o musical foi gravado em DVD, no Adelphi Theater de Londres, contando com a participação de artistas tais como: Elaine Paige, John Mills, Ken Page, Rosemarie Ford, Michael Gruber, John Partridge, Aeva May, Geoffrey Garratt, James Barron, Jo Gibb, entre outros.

Cats - 2010



O musical teve sua estreia no Brasil (São Paulo) no período de 09 a 27 de agosto de 2006 e no Rio de Janeiro de 30 de agosto a 03 de setembro de 2006. Ele teve sua reestreia no Brasil no dia 4 de março de 2010, no Teatro Abril, em São Paulo e no Rio de Janeiro reestreou no dia 16 de outubro de 2010, no Vivo Rio, com pequenas alterações no elenco. Contando com os atores e cantores Paula Lima (Grizabella), Saulo Vasconcelos (Fernando Palazza como substituto na temporada Rio) (Old Deuteronomy) e Sara Sarres (Jellylorum/Grindlebone). A adaptação das letras ficou por conta de Toquinho.


Curiosidades




  • Cats foi o segundo musical que mais tempo esteve em cartaz no New London Theatre: 21 anos. Perdeu o posto de primeiro lugar há alguns anos, para o "Fantasma da Ópera", também de Andrew Lloyd Webber.
  • A música "Memory" já foi gravada por mais de 170 artistas! As versões mais conhecidas foram gravadas por Elaine Paige e Barbra Streisand.
  • O palco de Cats possui em torno de 12 entradas e saídas para o palco contando com pequenas rampas de ligação do palco com a platéia, por onde os atores caminhavam ao lado dos espectadores, e também tubos abaixo do palco.
  • Cats é um dos poucos musicais que necessitam de Pit Singers (cantores de cabine) que ajudam o coro da peça, já que sua coreografia e música são muito complicados.

Espero que tenham gostado e não deixem de comentar!!




2 comentários:

Thais Priscilla disse...

Não conhecia esse musical mas parece ser muito bom.

Beijos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

dpaulaingrid disse...

HAHAHAHA que... diferente mas adorei. rs