terça-feira, 20 de dezembro de 2011

#Resenha: Confie em Mim - Harlan Coben

Boa tarde!

Pensando na semana em que deixei de postar no blog, resolvi recompensar. Como? Postando duas vezes ao dia, dois posts da mesma seção. Ontem eu deveria ter postado essa resenha, mas não consegui terminá-la a tempo, portanto hoje vocês terão três novos posts para se deliciarem e, é claro, comentarem!
Ainda estou ajeitando algumas coisas no blog e o formulário de sugestões ainda está aberto, você pode acessá-lo clicando aqui. Faltam 10 dias para a finalização dos votos na enquete aqui ao lado, o 'You've Got a Package' deve ou não ser filmado? Conto com a opinião de vocês!
Também gostaria de comemorar a marca de 400 seguidores atingida ontem! Estou muito feliz que o blog esteja crescendo rapidamente, lembrando que faltam apenas 113 seguidores para que seja sorteado Uma Estranha Simetria na promoção Rumo aos 1000 seguidores! Lembrando também que faltam dois dias para que a promoção do livro Ainda Não Te Disse Nada terminar, então corram que ainda dá tempo de participar!
Agora, fiquem com mais uma resenha e, mais tarde, duas indicações de filmes!


Confie em Mim
Autor: Harlan Coben
Editora: Sextante
Número de páginas: 320
Sinopse: "Preocupados com o comportamento cada vez mais distante de seu filho Adam - principalmente depois do suicídio de seu melhor amigo, Spencer Hill -, o Dr. Mike Baye e sua esposa, Tia, decidem instalar um programa de monitoração no computador do garoto. Os primeiros relatórios não revelam nada importante. Porém, quando eles já começavam a se sentir mais tranqüilos, uma estranha mensagem muda completamente o rumo dos acontecimentos:
'Fica de bico calado que a gente se safa.'
Perto dali, a mãe de Spencer, Betsy, encontra uma foto que levanta suspeitas sobre as circunstâncias da morte de seu filho. Ao contrário do que todos pensavam, ele não estava sozinho naquela noite fatídica. Teria sido mesmo suicídio? 
Para tornar o caso ainda mais estranho, Adam combina ir a um jogo com o pai, mas desaparece misteriosamente. Acreditando que o garoto está correndo grande perigo, Mike não medirá esforços para encontrá-lo.Quando duas mulheres são assassinadas, uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruzem de forma trágica, violenta e inesperada."

Resenhar um livro do Harlan Coben, qualquer um que seja, é um desafio. Confie em Mim foi o primeiro título dele que eu li e já posso considerá-lo como um dos meus atores preferidos. Com suspense, ação, mentiras e dramas, Coben consegue construir a entrameada relação entre os personagens ao longo da história. Ou seja, você não dá de cara logo no início com o ponto central do livro, ele é desenvolvido lentamente, com a adição de outros personagens ao longo da trama. Por isso é difícil falar sobre a história de Confie em Mim, são tantos personagens, tantas histórias paralelas que, no final das contas, tem o mínimo de relação com os demais que chega a ser extraordinário.
O mais incrível da parte da escrita de Coben é que ele não deixa pontas soltas, é como se, ao escrever, ele estivesse dizendo ao leitor: "calma, tudo a seu tempo" e, mesmo que a participação deste ou daquele personagem não fique clara logo de início na trama, aguente firme que em dado momento ela será explicada e então você se pegará pensando: "oh, então era isso?". A tensão cerca o livro desde as primeiras páginas, com a descrição de um assassinato terrível e este é o pontapé inicial. Mas você se pergunta, após ler a sinopse: "o que isso tem a ver com a família do Dr. Mike?". Sem querer ser estraga-prazeres (mas já sendo), leia e descubra.
Com um final arrebatador, para surpreender o leitor de verdade, Coben consegue deixar tudo explicado e conectado da forma mais surpreendente. Você é capaz de entender o papel de cada uma das personagens, sua ligação com as outras e o histórico delas, tudo detalhadamente explicado em 320 páginas excepcionalmente bem escritas. Não gosta de livros muito detalhados? Dê uma chance a Confie em Mim, você vai perceber que detalhes são a base para se desvendar um livro de suspense como o dele. Fique atento às reações das personagens, desconfie de todos.
Eu adorei a experiência, embora tenha ficado angustiada do início ao fim do livro, a cada nova descoberta, novas informações eu ficava de queixo caído, imaginando como alguém pode pensar em uma história tão intrigante, cheia de segredos e desfechos e, ainda assim, tecê-la lentamente ao longo das páginas sem derramar tudo sobre o leitor de uma só vez. Eu torci por Mike e sua família, fiquei tensa ao saber da morte de Spencer, lamentei ao saber das complicações de uma piada inoportuna, as dificuldades de se reconstruir a confiança depois que ela é quebrada.
Basicamente, Confie em Mim, retrata amizades, relações familiares, consequências de atos, traumas, a busca pela verdade e, principalmente, a vontade de cada um de ir até o fim para proteger sua família, não importa o que for necessário. Cada uma das personagens tem uma história, um passado e este pode influenciar nas suas atitudes durante todo o desenrolar do livro.
Confie em Mim é mais do que indicado para todos aqueles que desejam uma história intrigante, muito bem escrita e que, de certa forma, faça com que você se identifique. Afinal, até onde podemos ir para proteger nossas famílias?

Nota:


5 comentários:

meublog11 disse...

Você ainda não viu os outros títulos do Harlan, o autor é fera! Esse livro é um dos piores de todos os que li do autor, li os 7 publicados pela Editora Arqueiro e pra mim o melhor é Não conte a ninguém. A sua resenha ficou ótima! Se puder leia os outros livros desse autor que você via se surpreender.

Abraços
http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

Bruna Melo disse...

Meu priemeiro livro do Harlan foi Confie em mim também, pretendo ler mais, até agora só li o Não conte a ninguém (e diferente do amiguinho de cima, achei Confie em Mim melhor que Nao conte a Ninguém apesar de ambos serem muito bons).

Leia mais deles, aliás Nao conte a ninguém tem resenha lá no blog se quiser da uma olhada.

Té mais...
http://bmeloescrt.blogspot.com/

Nil Macedo disse...

Ainda nao consegui ler nenhum livro do Harlan. Mas todo mundo diz que ele e' otimo. Ja comprei esse livro. Agora e' so ter tempo para ler.

bjs.

http://booksandmuchmore.blogspot.com

Ricardo Biazotto disse...

Bom, já comentei inumeras vezes contigo que eu quero ler um livro do Harlan né mô? A sua reação, quando terminou de ler, e sua resenha, só mostraram de vez que eu não só posso, como vou, gostar dessa leitura. Espero que não demore a ler esse, e os demais livros do autor.

Parabéns pela resenha mô *-*

Beijos ;*

dpaulaingrid disse...

Harlan Coben... Quantas vezes já ouvi falar esse nome seguido de um elogio ou uma critica boa.
Sempre falam (o que aqui não foi diferente) que sua escrita e o modo como segue o suspense é excelente. Acho que comprarei primeiro "Cilada" depois comprarei os outros (seu eu gostar)