quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

#Indicação - Filme: Amanhecer - Parte 1

Amanhecer - Parte 1 (Breaking Dawn) - 2011

Na primeira parte do último capítulo da saga "Crepúsculo", Bella e Edward se casam e logo têm que lidar com uma perigosa gravidez inesperada. A união dos dois é vista como uma ameaça por vampiros e lobisomens e a vida do casal fica em perigo.

Amanhecer foi o primeiro filme da saga Crepúsculo que eu não fui assistir na estreia, bem como foi o primeiro que eu assisti dublado. Nem preciso dizer o quanto me desagradou ver a voz sem graça da Kristen Stewart traduzida em uma mais sem graça ainda, mas como eu fui com os meus pais, tive de favorecer a minha mãe, que não consegue acompanhar as legendas. É triste, mas acabei sobrevivendo.

De qualquer forma, o livro Amanhecer não é o meu favorito da quadrilogia, por isso eu não possuía grandes expectativas para o filme que, devo dizer, me surpreendeu. A fotografia e os efeitos especiais são, sem dúvida, os melhores de todos os filmes até então. Muito provavelmente seja por causa da mudança (novamente) de diretor e, com certeza, eles acertaram dessa vez!
Em Eclipse, terminamos com o pedido de casamento de Edward para Bella e, é claro, Amanhecer tem que começar com os preparativos do grande dia! Em um primeiro momento, logo senti falta da primeira cena do livro, quando Bella sai pelas ruas com seu novo carrão importado, presente do noivo, e todos ficam olhando. Mas certas cenas precisam ser cortadas de qualquer jeito e ainda assim não afetou o desenrolar do filme.
Não sei se foi o cabelo, a maquiagem ou simplesmente o fato de que os atores estão envelhecendo, mas eu os achei muito menos com "cara" de vampiro do que nos outros filmes. Além disso, a introdução de vampiros de outros clãs no casamento de Edward e Bella foi bem mais superficial e menos aprofundada, foram trocados apenas nomes e uma rápida apresentação.
Depois do casamento, o casal vai passar sua lua-de-mel onde mais? No Brasil. As poucas cenas feitas no Rio de Janeiro mostraram a beleza da cidade e, logo em seguida, eles foram até a "Ilha de Esme" que, devo ressaltar, possui uma casa maravilhosa!, e lá tiveram a primeira noite de amor. Mas, com o pequeno descuido de Edward e sua força, ele decide que não deve mais ficar perto de Bella, embora seu corpo diga o contrário.
E não se passa muito tempo até que as suspeitas comecem a surgir e logo são confirmadas: Bella está grávida. Na minha opinião, a melhor parte do filme está nos momentos em que a gravidez da Bella se desenvolve. Não só porque a maquiagem (e, possivelmente, computação gráfica) está extraordinária, mostrando detalhadamente o definhamento de Bella ao carregar o híbrido em sua barriga. cof cofna verdade, ela ficou bem feinha parecendo uma caveira ambulantecof cof
A primeira parte transcorre toda a (curta) gravidez de Bella e pára logo depois do nascimento de Renesmée, quando ela é forçada a se tornar vampira. Ao mesmo tempo, vemos a luta de Jacob para se acostumar à vontade da amiga e amada Bella e o afastamento da alcateia para proteger seus interesses. Leah e Seth o acompanham, embora Jake relute um pouco no começo. E, separado dos outros, Jake garante a sobrevivência de Renesmée sofrendo imprinting com ela.
Ainda assim, no final do filme, pouco depois dos primeiros créditos, há uma cena escondida, dos Volturi. O que lembra o expectador de que, não são apenas os lobos que Bella deve temer por sua filha e por ela mesma, mas o trio de vampiros da realeza também. Por mim, eles são uns bananas.
A parte 1 de Amanhecer surpreende pelos efeitos e pela fotografia e termina em uma parte que nos deixa ansiosos pela próxima. Espero, realmente, que a qualidade do filme continue no próximo, para que seja o desfecho seja o melhor de toda a saga.

Nota: 

7 comentários:

Thais Priscilla disse...

Eu gostei muito do filme. Pra mim foi um dos melhores da série até agora.
A única coisa que não curti foi a "conversa" dos lobos. Foi mega estranho O_O mas não sei se de que outro jeito poderia ser feito.

Beijos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Naniedias disse...

Não gosto dos filmes dessa saga...
Vi apenas uma parte do primeiro, mas já foi mais do que o suficiente para não gostar ><
Acho a atriz principal muito ruim, seca e sem graça, não consigo gostar da atuação dela de jeito nenhum... além disso os efeitos são muito mal feitos e não me ganharam...


Beijos,
Nanie
Nanie's World

Leituras disse...

Eu nunca li e nem vi nada da franquia Crepúsculo... serei anormal? hehehehe
Mas jpa tenho comprado os livros :>D

Beijo,
Lariane - Leituras & Devaneios

Veezinha disse...

Nanie,
Pois é, no começo os efeitos são bem ruinzinhos mesmo. E a atuação da Kristen... meu Deus, até hoje tenho vertigem de tão sem graça! rs Mas conforme os diretores vão mudando, os efeitos especiais melhoram, esse último filme, até agora, foi o melhor! Mas ainda não conseguiram consertar a atuação lastimável da Kristen... uma pena. Eu dava muito para essa saga em vista dos livros. Mas quase sempre não é isso o que acontece! :/

xx




Em 5 de janeiro de 2012 09:12, Disqus
<>escreveu:

Natália Alves disse...

Eu achei que esse filme foi o melhor de toda a saga, mas em relação aos livros o meu preferido é Crepúsculo. (:

Bj;*
Naty.

winie disse...

Fui ver o filme ontem :-) achei bem legal, agora tenho que ler os livros!

Erikka Stewart disse...

Sou loucamente fã da saga !!
como uma boa fã vi todos na estreia e li varias vezes todos os livros da saga *_*
amo Stephenie Meyer , Kristen Stewart,