terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

#Resenha: Dias Contados 2 - Vários Autores

ATENÇÃO participantes da #Promoção: "1 Feliz 2, 1.000 e 12 com Mauricio Gomyde"!!!! A data do sorteio mudou para dia 18/03!!!!!
Dias Contados volume II - Contos Sobre o Fim do Mundo
Autores: Alexandre Matheus Bliska, Ander Navarro, Anderson S. Costa, Bruno Pinto, Diego "Drugue" Queiros, Eddy Khaos, Gabriel Valeriolete, L. E. Haubert, Leandro Lorusso, Lipe Ralf, Marcel Colombo, NikaSanc, O. A. Secatto, Paulo Cilas, Paulo França, Paulo Romão, Ricardo Biazotto, Victor Lorandi e Victor Vargas.
Organizador: Alex Mir
Editora: Andross
Número de páginas: 96
Sinopse: "Nos séculos que se passaram, eventos naturais como eclipses, erupções vulcânicas e maremotos foram encarados como sinais do fim dos tempos. Houve pânico e suicídios na passagem do ano 999 para o 1000. Mas a aurora surgiu, e então, tempos depois, uma suposta profecia, atribuída a Michel de Nostradamus, sobressaltou novamente os crédulos: De 1000 passarás, mas em 2000 não chegarás… Entretanto o Sol nasceu no primeiro dia do ano que não chegaria. Agora o mundo volta seus olhos para 2012, o último ano do calendário maia. Segundo alguns estudiosos, quando esse ano chegar, o planeta sofrerá transformações até então desconhecidas e uma nova era surgirá. Os alarmistas já se preparam literalmente para o fim do mundo. Neste novo volume do Dias Contados, escritores visionários trazem à tona mais argumentos para aguçar as expectativas dos crédulos nas transformações desta era. Não deixe de ler este livro. Afinal, ele pode ser sua última leitura."


Este livro eu recebi de presente do meu querido amigo Ricardo, do blog Over Shock, que é um dos co-autores da coletânea. O tema de fim de mundo não é dos meus favoritos, eu costumo ser bem paranoica quanto a essas histórias, mas dei uma chance à coletânea e devo dizer que não me arrependo!
São 19 contos e não existe um que não tenha me agradado de alguma forma, algo raro quando leio coletâneas. Sempre existe aquele conto que não parece muito legal ou aquele que você odeia, mas acho que, por se tratar de um assunto que me incomoda, mesmo que minimamente, talvez a leitura tenha sido mais agradável, somando-se à surpresa de me deparar com contos tão bem escritos.
A leitura é extremamente rápida e não há tempo de se cansar com um conto, pois eles logo acabam. Alguns até cedo demais, na minha opinião. Essa é a maior controvérsia para mim, quando leio um livro de contos: ou ele é pequeno demais ou grande demais. No caso de Dias Contados II, os contos chegaram a ser breves demais!
E, apesar de ser um tema que nos remete a formas bem clichês de como o mundo acabará, como zumbis, fogo, gelo, meteoros, aquecimento global, etc, cada autor soube escolher muito bem seu "fator de extinção" e criar o próprio mundo apocalíptico. Eu poderia muito bem falar de cada um dos contos, porém, alguns são tão curtinhos (apenas uma página!) que eu acabaria totalmente com o suspense e a curiosidade!
Mas, para os amantes de uma boa história sobre o fim dos tempos, é um prato cheio; para os esperançosos ou medrosos, existem contos que podem atender às expectativas daqueles que esperam pelo melhor. Me surpreendi e, com toda a certeza, indico!
Queria agradecer ao Ricardo pela incrível experiência e, é claro, parabenizá-lo pelo conto que, definitivamente, chamou a minha atenção! E, é claro, todos os outros contos, especiais à sua maneira, merecem ser apreciados... porque este ano pode ser o início do fim. Estaremos preparados?

Nota:

2 comentários:

vanessavieira disse...

Parabéns pela resenha Vê! Estou ansiosa para ler Dias Contados 2! Beijos!

Ricardo Biazotto disse...

Vê, minha querida.
Fico feliz que você tenha gostado do livro e espero que essa seja só a primeira publicação que compartilhe contigo e que veja a resenha aqui no seu blog. Só tenho que agradecê-la pelo apoio que você tem dado desde que nos conhecemos.
Aliás, parabéns pela resenha, obrigado pela mesma e não se preocupe com "o fim do mundo" rsrs (vce que leu vai entender o meu comentário)

Beijos
Ricardo - www.overshock.blogspot.com