quarta-feira, 11 de abril de 2012

#Resenha: Era Uma Vez Minha Primeira Vez - Thalita Rebouças (Book Challenge #2 - Dia 5)

Entãããão pessoal, faz dias que não posto direito aqui no blog e eu explico: faculdade. As provas começaram e eu já estou correndo feito louca, ficando nervosa e todo o resto.
Mas, vamos colocar em ordem aqui, essa semana eu prometi as resenhas remanescentes do Book Challenge, que foi cancelado e eu ainda não tive a oportunidade de postar tudo. Como ontem e segunda não postei, vou dividir. E eu prometo me esforçar o máximo possível pra não mais deixar o blog criar pó, ok?
Todo mundo participando do top comentarista?? Vai até dia 15/04 e eu estou muito feliz de ver as pessoas comentando. Bem que poderia ser assim em todos os posts né? Ainda sinto falta de comentários nos posts posteriores ao da promoção. Eu, por exemplo, estou me desdobrando, assinando as newsletters de todos os meus parceiros e guardando posts no meu e-mail para comentar no final de semana (meus dias sagrados para comentar rs) porque eu acho que, se você quer comentários no seu blog, primeiro precisa comentar no dos outros. E essas assinaturas eu já deveria ter feito há um bom tempo. Agora está tudo certo! Quase 70 e-mails na minha caixa de entrada já.
E vamo que vamo...

Era Uma Vez Minha Primeira Vez
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Rocco
Número de páginas: 168
Sinopse: "Coração acelerado, pernas bambas, arrepio na nuca e um friozinho na barriga. Medo? Sim. E também excitação, sonhos, dúvidas, inseguranças e todas as "noias" que as meninas sentem diante da tão esperada e, por que não, idealizada, primeira experiência sexual. São essas angústias e alegrias, contadas de forma leve e bem-humorada, que Thalita Rebouças apresenta em "Era uma vez minha primeira vez", a escritora usa toda a sua sensibilidade e bom humor para falar de um tema que ainda gera muita ansiedade e polêmica entre as garotas. Na linguagem típica das adolescentes, a experiente autora no universo teen conta como seis amigas inseparáveis - Teresa, Clara, Tuca, Fernanda, Patty e Joana -, todas entre 15 e 19 anos, enfrentam o antes, o durante e o depois de um dos momentos mais importantes na vida das mulheres. Mas não espere um manual com dicas sobre sexo, virgindade, gravidez e temas afins. O livro reflete as emoções, os sentimentos, medos e anseios das personagens em diversas situações com as quais as leitoras de Thalita certamente irão se identificar."


Embora minha mãe sempre tenha insistido, eu nunca havia lido um livro da Thalita Rebouças até Era Uma Vez Minha Primeira Vez. Eu fiquei curiosa por se tratar de um assunto que é da preocupação de todos, meninos e meninas: a primeira transa.
Já havia lido um livro no mesmo esquema: um encontro de amigas, a história de cada uma. (para ler a resenha de Clube do Beijo, clique aqui) Neste, elas se encontram na festinha de aniversário da filha de uma delas (não vou contar qual, vou deixar de surpresa!) e começam a relembrar os seus momentos de adolescência: Teresa, Clara, Tuca, Fernanda, Patty e Joana.
Essas cinco mulheres contam, em uma parte do livro dedicada a elas, como foi sua primeira vez. Se foi com alguém que amavam, se não foi, se doeu, se sentiram arrependimento depois, se gostaram, se foi perfeito. Quando lemos um livro com seis pontos de vista diferentes, é muito legal a dinâmica que a história nos traz, afinal, eram seis garotas diferentes, com personalidades diferentes, mas unidas por uma amizade que sobreviveu aos anos e que, agora, elas podem se lembrar com descontração e saudade.
Mesmo que a leitura do livro tenha sido divertida, ainda me senti incomodada quanto às idades das personagens, quando tiveram seu momento especial. Esse também havia sido um problema quando eu li Clube do Beijo, afinal, idades entre 15 e 19 (ou até menos), para mim, é algo estranho. Claro, digo isso baseado no meu círculo de amigos e nas experiências que compartilhamos umas com as outras.
Ainda assim, mergulhar nas narrativas dessas jovens mulheres, vendo-as descrever suas primeiras vezes, desastrosas ou perfeitas, foi inspirador, um livro que eu indicaria a todas as garotas, não importando a idade. Porque é um momento muito importante na vida de todos, afinal, dizem que a primeira vez a gente nunca esquece.
E o objetivo do livro é justamente esse: mostrar que, embora nem sempre saia como o imaginado, é possível se lembrar sem ressentimentos do que aconteceu. A forma de cada uma de lidar com este acontecimento também é outro ponto que me chamou muito a atenção, é como se a Thalita tentasse reunir o maior número de meninas com personalidades diferentes para fazer uma espécie de resumo das prováveis reações antes, durante e depois da primeira transa. Pode ser que algumas leitoras se identifiquem com uma das seis amigas, pode ser que não.
Leitura mais que obrigatória!

Nota:

6 comentários:

Bruúh Estevam disse...

Já peguei esse livro na mão um vez para comprar e não comprei com medo de ser um livro juvenil, olhando pela capa, e sim pelo que deu pra perceber é desse estilo, mass ainda quero ler por se tratar desse assunto e também pq assim como vc eu também nunca li nada de Thalita Rebouças.
Bom, Otima resenha :)
Parabéns.
Bruna-Livros de Cabeceira

Veezinha disse...

Obrigada Bruna! Leia sim, é uma ótima experiência e a escrita da Thalita flui muito bem, sem contar que é um assunto que todas nós temos curiosidade de saber, né? Eu indico, com certeza! :D

xx




Em 12 de abril de 2012 07:28, Disqus
<>escreveu:

fellipe disse...

Não tenho muitas vontades de ler esse livro, talvez por ser mais feminino e tal!
Ele parece bem engraçado, como os outros livros da autora aparentam ser, mas eu imaginava que girava em torno de uma só personagem na sua adolescência, agora fiquei até surpreso, já que não tinha lido a sinopse ainda, mas ainda sim não tenho vontade de ler, mas espero ler outros livros da autora!!

Veezinha disse...

Provavelmente seja mais feminino mesmo, mas é sobre um assunto que interessa tanto meninos quanto meninas. As narrativas alternadas dão mais dinâmica à história, mas é o segundo livro nesse estilo que fico meio com um pé atrás. Esse foi o primeiro livro da Thalita que li e espero ler outros também! A escrita dela é bem gostosa!

xx




Em 1 de maio de 2012 23:19, Disqus escreveu:

Viagem ao Centro dos Livros disse...

Já ouvi falar da série "Fala Sério" da Thalita Rebouças, mas este livro parece ser muito bom também.

ABraços!

http://viagemaocentrodoslivros.blogspot.com.br/

Veezinha disse...

Não me interessei muito por essa série, apesar de ser uma das mais famosas da Thalita, por isso fui pelos livros de volume único. Minha próxima escolha será "Ela Disse Ele Disse" :)

xx




2012/5/11 Disqus