terça-feira, 29 de maio de 2012

#Resenha: Garota Replay - Tammy Luciano

Oi gente!

Desculpe a falta de atualização ontem, mas vamos ao que interessa, certo? Todo mundo participando da enquete do blog?
Nos próximos dois dias teremos promoções novas aqui, aguardem e, é claro, comentem bastante!


Garota Replay
Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 144
Sinopse: "Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também..."

Este livro foi cortesia da editora Novo Conceito.

Thizi é uma jovem de 20 anos que tem uma vida que poderia dar inveja a muitas pessoas: um melhor amigo que está presente sempre que ela precisa, um namorado, independência e uma vida confortável. Mas, ainda assim, está longe de ser perfeita.
Após descobrir a traição de seu namorado (uma de muitas), ela decide por um fim àquela já tão acabada história entre eles. Mas não pode logo de imediato, porque ele sofreu um acidente de carro. Internado e lutando para salvar um rim, Thizi se vê desolada porque seu melhor amigo, Tito, foi quem registrou a traição e tentou defendê-la diante do namorado, levando um soco no nariz, o que lhe rendeu uma cirurgia. Se afastando dela para poder pensar, Thizi não sabe o que fazer. Tadeu, seu namorado, se irritou com seu melhor amigo e saiu dirigindo bêbado, acompanhado de seu amigo, Gabiru e os dois sofreram com o acidente. Gabiru, inclusive, está entre a vida e a morte.
Como começar a colocar as coisas no lugar? Por onde começar?
Pouco tempo depois de ficar sabendo de tudo, Thizi decide sair para arejar a cabeça e vai a uma boate só para observar e se distrair, mas o que ela encontra lá é assustador: ali, a apenas alguns metros dela, na pista de dança, está nada menos do que... ela mesma! Uma roupa diferente, a aparência um pouco melhor, mas não há dúvidas de que um clone seu, que poderia ser sua irmã gêmea, esteja ali, diante de seus olhos.
Então, procurando respostas, Thizi vai atrás do que ela chama de "Garota Replay" dela mesma, mas como nada nessa vida é fácil, o primeiro encontro a deixa cheia de perguntas. E se ela estivesse ficando louca? Mas aquela não seria a única aparição da Replay em sua vida. Não. É como se ela estivesse ali para lhe mostrar algo, dar alguma mensagem. Para decifrá-la, Thizi deverá olhar a própria vida e, apesar de tentar se ver espelhada na Garota Replay, terá de encontrar as próprias respostas para as suas perguntas.
E, quando encontrá-las, poderá se surpreender com o motivo pelo qual a Garota Replay surgiu em sua vida e qual é o seu verdadeiro significado.
Quando peguei esse livro, confesso, fui completamente enganada! Enganada pela capa, pela sinopse e pela orelha... foi tudo uma grande enganação! Não é o primeiro livro da Tammy que leio, já havia tido o gosto de conferir sua escrita muito bem construída em Sou Toda Errada (resenha aqui). Mas o que eu encontrei em Garota Replay superou todas as minhas expectativas. Na verdade, me deixou estupefata.
Pela capa e pela sinopse, eu poderia jurar que se tratava de uma história infanto-juvenil, sem maiores acontecimentos, cheguei até a pensar que seria uma história boba e um pouco absurda, afinal, "como assim uma cópia de você mesma?". Mas eu fiquei mais do que feliz em descobrir, ao longo da leitura, como eu estava estupidamente errada! Na verdade, a leitura foi evoluindo de tal forma e a trama foi se desfazendo de um jeito que, quando terminei a leitura, eu mal podia acreditar no que tinha lido.
Misteriosa minha opinião? Pois é exatamente assim que deveria ficar, afinal, o grande "X da questão" você só descobre se ler até a última página. Não adianta se basear na sinopse, na capa, na orelha, no que for... a história vai muito mais além, segue um rumo que me fascina até agora. Só posso dizer que o caminho escolhido por Tammy foi genial!
Eu jamais poderia ter previsto o que viria a seguir. Uma reviravolta inacreditável, que me deixou de queixo caído. Não estou exagerando, já li muitas resenhas em que as pessoas não tinham gostado muito e outras em que gostaram. Para mim, foi uma enorme surpresa, já que eu esperava tão pouco. E, mais uma vez, Tammy conseguiu surpreender, com um enredo muito bem construído. Com a revelação, não somos apenas nós, leitores, que ficamos surpresos como a própria Thizi e, neste ponto, compartilhamos desse sentimento.
Um ponto que me deixou um pouco incomodada, apesar de toda a história, foi a repetição na narrativa da própria Thizi. Várias vezes, ela nos dizia sobre a traição, sobre Tito ter recebido um soco de Tadeu e tudo o mais. Para mim, esse foi o único ponto negativo.
De resto, é um livro mais do que recomendado. Não cometam o mesmo erro que eu, de julgar o livro pela capa (lembrando que minhas suspeitas se reforçavam depois de ler a sinopse!) porque é, sem dúvida, uma grande surpresa. Tammy está de parabéns, assim como a editora Novo Conceito pela revisão com pouquíssimos erros!

Nota:


25 comentários:

vanessavieira disse...

Parabéns pela resenha Vê! Estou ansiosa para ler Garota Replay! Beijos!

Caique Bruno disse...

Garota Replay também superou todas as minhas expectativas, gostei muito do livro, aprendi muito com ele também. Há quem não gostou, mas eu adorei. Como você mesmo disse: Tammy está de parabéns. Gostei muito da sua resenha

Abraços
Caique Fortunato
http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

Veezinha disse...

Oi Vanessa!

Que bom que gostou! Espero que você curta a leitura tanto quanto eu! :D
xx




2012/5/29 Disqus

Veezinha disse...

Oi Caique!

Quando nos surpreendemos parece que fica ainda melhor, né? Fico feliz que tenha gostado da resenha! Muito obrigada! :D

xx




2012/5/29 Disqus

Leonice Campelo disse...

Estou super ansiosa para ler esse livro, que aliás foi me conquistando aos poucos.

fellipe disse...

Estou um pouco receoso de ler esse livro pelas resenhas negativas que li, mas agora que li o seu fiquei mais animado, curioso para saber que reviravolta é essa!

Veezinha disse...

Ahhh Fellipe, dê uma chance sim! Você pode se surpreender! Essa reviravolta é totalmente inesperada, eu jamais poderia ter imaginado!
E eu também não estava muito animada para ler, mas acho que lendo sem muitas expectativas foi o ponto chave para eu gostar tanto! :D

xx




2012/5/31 Disqus

Karolyne Kazakeviche disse...

Ahhh teve bastante negativas mesmo do livro, mas o que mais me encanta é ele ser simples e leve para se ler. As vezes leituras pesadas somente cansam =[

Veezinha disse...

Realmente, mas esse ponto positivo, uma leitura leve, conta muitos pontos. Afinal, você lê em poucas horas e não precisa ficar agonizando com uma narrativa arrastada. Vale a tentativa, pode ser surpreendente! :)

xx




2012/6/3 Disqus

Dany Nhasser disse...

Esse livro parece tudo de bom , preciso dele na minha estante , quero conhecer mais da garota replay

Veezinha disse...

Não vai se arrepender! É uma leitura surpreendente, a Garota Replay é inesperada! :D

xx



2012/6/4 Disqus

Rodrigo Caldas disse...

Esse livro está sendo bem divulgado, vejo resenhas dele em todos os lugares, e a maioria delas foi positiva, eu confesso que no começo o livro não me atraiua atenção, mas ele parece ser bem mais do que se lê na sinopse.

Veezinha disse...

Com certeza, acho que grande parte dos lançamentos desse ano da Novo Conceito estão com uma super divulgação na blogosfera.
E eu me surpreendi muito com Garota Replay, principalmente porque não esperava muito pelo o que eu tinha lido na sinopse, orelha e visto na capa. Acabou sendo uma ótima surpresa!

xx

Gabriel disse...

Então, um livro pelo que foi descrito na resenha possui um caráter abrangente, que nos faz envolver e refletir sobre determinadas situações que nos cercam, podemos compreender que é de fato um livro recomendado para literatura infanto-juvenil, no entanto nada que retire todo o encanto que o livro pode nos oferecer, ótima resenha repleta de aventuras e que soube dar completo valor ao livro, muito obrigado !
Afetuosamente,
Gabriel Araújo.

Marieli Costa disse...

Adorei a sinopse desse livro, e fiquei surpresa ao ver que a autora é
brasileira. Acho legal valorizarmos os jovens autores nacionais, porque é
difícil isso acontecer.
Sim, pela sinopse e tal eu percebi que é um livro para se relaxar, a história parece ser bem divertida.
:)

Marcia Sonoita disse...

Também tive essa impressão a respeito da capa, deixou a desejar , mas tudo se perdoa quando lemos essa resenha que ficou muito boa !

Samara Martins disse...

Eu lendo a sinopse achei o conflito do namorado traidor muuuito sem sal, eu não esperaria muito da história, mas pelo o que você comentou essa foi sua reação também hahah é muito bom quando você não espera muito de um livro, e ao continuar lendo você descobre que estava totalmente errada, a surpresa é quesito fundamental :)

Veezinha disse...

Eu também te confesso que não estava muito convencida sobre ele, Leonice. Mas depois de ler, foi uma surpresa e tanto!!!! Vale a pena conferir! *-*


xx

Veezinha disse...

Oi Gabriel!


Muito obrigada pelos elogios, fico feliz que tenha se interessado. Embora seja um livro mais infanto-juvenil, de fato, nada impede que as situações apresentadas também estejam presentes nas vidas dos adultos. É uma bela história de vida e promove uma reflexão totalmente diferente do que eu esperava!
Foi ótimo ter lido e surpreendente!


xx

Veezinha disse...

Sem dúvida é importante, Marieli! E eu já havia tido a oportunidade de ler outra obra da Tammy. Ela é uma ótima autora!
Eu não sei se consideraria a história divertida, mas de algum modo deixa de ter seu encanto! É bem desenvolvida e promove muitas reflexões. Mas a leitura é super prática e bem dinâmica! :D


xx

Veezinha disse...

Exatamente, Marica!!
Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura! Só mostra que as capas podem esconder grandes histórias! ;)


xx

Veezinha disse...

É gratificante, Samara. A gente até acaba se perguntando: "Nossa, por que eu não li antes?"
Mas esse livro foi uma surpresa muito incrível e tornou-se um dos meus favoritos! Acho que a dica é ler sem muitas expectativas! rsrs


xx

Ilinha bandeira disse...

Estou doida para ler esse livro.
Tem muita gente elogiando ele!
Já estava doida quando a editora lançou,imagine agora.Gostei da sua resenha!
Com certeza vou adorar ele!

Cristiane Silva disse...

Esse foi o único livro da NC que não fui com a cara. Nem me interessei em tentar ver alguma coisa dele, porque achei bobo. E continuo achando....

Luciana Cardoso disse...

Adorei a sua resenha sobre esse livro, e o li a algumas semanas e gostei bastante, mas tenho que concordar com vc sobre a parte de que a Thizi repete muitas vezes sobre a traição da namorado e soco que ele deu no Tito. Mas mesmo assim o livro é muito bom, adorei.
Meus parabéns pela bela resenha e eu tbm super recomendo o livro.