quinta-feira, 7 de junho de 2012

#Indicação - Filme: A Garota da Capa Vermelha

A Garota da Capa Vermelha (Red Riding Hood) - 2011

Quando criança Valerie era apaixonada por seu melhor amigo Peter. Depois de muito tempo, ainda no vilarejo de Daggerhorn, ela se vê apaixonada pelo lenhador que ele se transformou. Porém, seus pais a prometeram um casamento com Henry, jovem ferreiro. Peter e Valerie planejam fugir, porém descobrem que a irmã dela foi morta por um lendário lobo que aterroriza a vila há anos. O padre Solomon é então chamado para terminar com a ameaça e comunica então que o lobo é na realidade um dos habitantes do vilarejo. A garota então entra num dilema, pois desconfia que alguém que ela conheça seja a fera.

Confesso que demorei mais do que gostaria para assistir a esse filme. Eu queria tê-lo assistido ainda no cinema, mas 2011 foi um ano tumultuado e deixei de assistir muitos filmes! E, quando A Garota da Capa Vermelha ficou em promoção, aproveitei para ter em casa.
A história se passa em uma pequena aldeia, onde Valerie e Peter cultivam uma amizade desde pequenos. E é desde aí que já podemos observar uma pequena faísca entre eles. O tempo passa, eles crescem, assim como o sentimento e a vontade de fugir dali fica cada vez maior.
Mas tudo muda quando, quase simultaneamente, Valerie descobre que sua irmã foi morta pelo lobo que assombra a aldeia há anos e que sua mãe a prometeu a Henry, um ferreiro de família abastada, bem diferente do jovem Peter, que é apenas um lenhador. De luto e absolutamente confusa, Valerie fica no meio de homens irados, jurando vingança contra o lobo, um amor de infância, a chance de um futuro melhor com um rapaz atencioso e os murmúrios das pessoas da pequena vila.
Quando o lobo se mostra novamente, cada vez mais perigoso, Valerie passa a desconfiar de cada um à sua volta, pois, com a chegada do padre Solomon, ele planta a semente da dúvida entre os já apavorados habitantes. Será que ele está certo ao desconfiar dessa ou daquela pessoa? Os seus "métodos" de caça serão eficientes ou apenas dividirá aquelas pessoas confusas?
Esse é o tipo de filme que, desde o começo te diz: desconfie de todos. Quando eu o assisti, frequentemente mudava meu palpite sobre quem era o lobisomem responsável pelas mortes. Não se engane, pode ser a pessoa que você suspeitou desde o início como também pode não ser. E Valerie está tão confusa quanto nós, indo e voltando em suas suspeitas. O lobisomem seria seu amado Peter ou o curioso Henry? Ou sua avó?
Eu cheguei a pensar que A Garota da Capa Vermelha não teria nada a ver com a história da Chapeuzinho Vermelho, mas, ao final, percebi que estava errada. Claro, muitas coisas são diferentes, é um lobisomem ao invés de um lobo, por exemplo. Mas a base para o filme é praticamente a mesma. Começamos a ligar os pontos lentamente no desenrolar da história embora eu tenha achado um pouco rápido demais como os fatos são ligados. Poderia até dizer que a dinâmica é como a de uma história para crianças. Rápida, sem muito aprofundamento.
Por outro lado, a releitura feita pelos roteiristas dá uma caráter muito mais adulto à história que já assusta muitas crianças. Com certeza chamou a minha atenção e me deixou interessada em ler o livro que, aqui no Brasil, foi lançado pela editora iD. Toda essa atmosfera sombria e, até mesmo, sexy é uma ótima pedida para os fãs de um sobrenatural, misturado a romance e suspense. Eu recomendo!

Nota:


11 comentários:

vanessavieira disse...

Parabéns pela dica Vê! Já assisti A Garota da Capa Vermelha e curti bastante, apesar de descobrir quem era o lobo nos 5 primeiros minutos de filme...hehe. Beijos!

Caique Bruno disse...

Gostei muito da sua resenha e quero assistir esse filme, ele me chamou muito a atenção ^^ Gosto de filmes que se referem a outras coisas.


Abraços
http://entrepaginasdelivros.bl...

Rodrigo Caldas disse...

Eu tbm queria ter visto esse filme nos cinemas em 2011 mas eu estava sem grana, quando as minhas férias começarem eu vou deixar a preguiça de lado e alugar de uma vez na locadora.
http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

fellipe disse...

Eu estou com esse filme aqui pra assistir faz um tempão, mas ainda não vi, queria ter assistido no cinema também mas não deu e desde então só vou adiando desde que consegui o DVD. Gosto desses filmes que você deve desconfiar de todo mundo e já fico imaginando quem é.
me pergunto agora se o desfecho do filme não se parece com um dos episódios de Once upon a time, fiquei curioso!

Veezinha disse...

Isso aí, Rodrigo! Também estou precisando tirar o atraso de alguns filmes que foram lançados ano passado e, mais importante ainda, algumas séries de TV! Estou atrasadíssima! rsrs

xx

Veezinha disse...

Acabe logo com essa pendência, Fellipe! Eu curti bastante e deveria ter assistido antes! rsrs Já que você tem o DVD, só colocá-lo e pronto!
Espero que goste! Estou meio atrasada com Once, mas espero retomar em breve, é uma boa série!

xx

Veezinha disse...

Que bom que gostou! O filme é bem legal e vale a pena! Agora estou atrás do livro rsrs


xx

Veezinha disse...

Ah não, sério que você descobriu tão rápido? Poxa rsrs Me senti lerda agora! hahaha
Mas foi legal descobrir só no final, manteve o suspense e a desconfiança!


xx

Flavio Oliveira disse...

Também virou moda a revisitação de clássicos infantis com nova roupagem... Isso é o capitalismo, tantos milhares de filmes para fazer e poucos roteiristas... rs. Assistirei quando passar no telecine... kkk

Veezinha disse...

Pois é, acho que estão tentando alcançar outro tipo de público com essas filmagens. Acaba sendo interessante, embora eu não aposte que todas as versões repaginadas serão legais.
Hum... acho que não vai passar no Telecine, já que está passando pela HBO. Dá uma olhada lá, pelo menos uma vez na semana é exibido! Acho que ontem mesmo estava passando...


xx

Herick Martins Schaiblich disse...

Caramba, estou louco para ler esse livro. Infelizmente eu assisti ao filme antes de ler o livro, que ainda nem li na realidade.
Eu gostei do filme, não achei a melhor coisa do mundo, confesso, mas foi legal. Um clima de suspense bem feito, eu não tinha imagino quem era o lobisoman no final, mas por alguns problemas de interpretações e tal o filme não foi o melhor. Porém, pela sua resenha, parece que o livro é muito bem e eu espero que seja mesmo, pois se encontrá-lo para comprar no preço bom, o farei sem hesitar.
Abraço.
http://instintodeler.blogspot.com.br/