quarta-feira, 6 de junho de 2012

#Resenha: O Gosto dos Beijos - Marcia Kupstas

Oi pessoas!

Todo mundo pronto para o feriado? Eu já estou... com esse friozinho e essa chuva ininterrupta. Vontade de ficar no sofá ou na cama, debaixo das cobertas! E, claro, acompanhada de um bom livro ou DVD.
Pena que na sexta-feira não consegui escapar da aula, mas acho que, até lá, já será um bom descanso!
Vamos à resenha?

O Gosto dos Beijos
Autora: Marcia Kupstas
Editora: Melhoramentos
Número de páginas: 48
Sinopse: "Nestas duas histórias bem humoradas, o personagem principal é o primeiro beijo. No canto Cinderela, Periquito e Tempestade, Ronaldo, que já tem doze anos e nove meses, se vê cara a cara com Catarina, depois de um convite feito sem querer, mas aceito na hora por ela. Em Tem de Ser Hoje!, Maria Amélia está fazendo 14 anos e não quer deixar a data passar em branco. Hoje ela quer dar seu primeiro beijo. A garota sai de casa "vestida para matar" e investiga os possíveis candidatos à grande experiência. Na série Gatinhas & Gatões, Márcia Kupstas contrapõe duas histórias, de garotos e garotas, abordando momentos decisivos na vida dos adolescentes."


O Gosto dos Beijos não é o primeiro livro da Marcia Kupstas que eu leio. Para quem não se lembra, já foi resenhado aqui no blog outro livro de sua autoria, O Clube do Beijo (resenha aqui), e, continuando com a temática que parece ser de sua especialidade, novamente ela traz o tema "beijos". É um livro bem curto, com duas histórias, indicado mais para o público infanto-juvenil, mas eu, de vez em quando, adoro ler livros mais infantis, justamente para fugir de toda a complicação dos livros que são destinados para a minha idade (os YAs, por exemplo). Tudo tão simples e fácil de resolver, problemas bobos, nada muito complicado, nada de amor impossível, traição, inveja... esse é o tipo de leitura para se divertir e nada mais. Dar risadas e ler rapidamente.
A primeira história conta um pouquinho sobre Ronaldo, um garoto de 12 anos que pratica esportes no clube do qual é sócio e, certo dia, por conta de uma brincadeira que foi levada a sério, acidentalmente convida Catarina, a menina mais alta do que ele e por quem secretamente tem uma queda. Sem dinheiro para bancar o encontro, Ronaldo se vê sem opções a não ser levá-la a uma apresentação de patinação sediada pelo clube desde sempre e que todo sócio já assistiu pelo menos uma vez. Seria o início de um encontro desastrado? Pois é, eu disse bem, é  o começo.
Na segunda história, Maria Amélia acorda no dia de seu aniversário determinada a conseguir seu primeiro beijo aos 14 anos. De casa para a escola e da escola para casa, ela está à procura do garoto perfeito, que lhe apresentará o mundo dos beijos. Mas, a cada tentativa frustrada, ela se sente cada vez mais desesperada para beijar alguém, quem quer que seja. Será que ela vai conseguir realizar seu único pedido de aniversário?
Eu adorei as duas histórias, são bem humoradas e muito fofas! Foi ótimo ler algo descontraído, sem ter que me preocupar com algum contratempo ou drama. Ronaldo e Maria Amélia são dois personagens típicos de livros infanto-juvenis: cada um com as suas inseguranças, dilemas e trapalhadas. E isso, claro, contribui para a nossa torcida para que tudo dê certo.
Marcia possui uma escrita leve e dinâmica que se adequa não são só às crianças, como para todas as idades. A forma como ela constrói as situações de confusão deixa tudo mais engraçado. É uma leitura divertida e que eu recomendo para todas as idades!

Nota:


9 comentários:

Caique Bruno disse...

Resenha muito legal, me fez ter vontade de ler o livro. Gosto de livros assim, mais light, com narrativa mais simples e divertidas de ler. Achei as duas estórias muito legais.

Abraços
http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br

Veezinha disse...

Que bom que gostou da resenha, Caique. De vez em quando é bom ter uma leitura descontraída, né? :D

xx

Rodrigo Caldas disse...

Parece ser um livro bem infantil mesmo, nada contra os livros infantis é mesmo ótimo ler alguma coisa leve de vez em quando, só pra variar desses romances melosos que eu estou lendo nos últimos tampos, rsrs.

Veezinha disse...

Verdaaade, Rodrigo. Concordo com você! Hoje em dia os romances são impossíveis, são melosos, são conturbados... ai, às vezes é bom mudar e conseguir realmente não se preocupar ao ler um livro! rsrs


xx

fellipe disse...

Também gosto de ler esses livros mais infantis para fugir dos mais dramáticos e para curar uma ressaca literária, esses livros mais engraçados sempre me ajudam com isso haha
Essas duas histórias parecem ser bem interessante, daquele tipo que faz você rir bastante com as trapalhadas e inseguranças dos personagens, que por sinal parecem ser bem construídos!

Veezinha disse...

Bem por aí, Fellipe! rsrs Exatamente como gosto de fazer!
O livro é super bacana e um ótimo passatempo, os personagens são muito engraçados! rsrs E as situações, demais!


xx

Flavio Oliveira disse...

Ahhh esse eu quero ler, 48 pags só? rs...
O tipo de história influencia pouco na minha escolha de leitura, o que influencia é o estilo do texto.

Veezinha disse...

É, menos de 50 páginas! Dá para matar em poucas horas!
A escrita é bem fácil e dinâmica, própria pra crianças mesmo rsrs
Eu achei interessante essa proposta da autora e, como tava baratinho, acabei comprando! kkk


xx

Herick Martins Schaiblich disse...

Muito legal sua resenha. Achei muito interessante o livro e a temática abordada, além da maneira que você diz que é feito isso. Um livro simples e puro sobre beijos. haha Não me interessou grandemente, mas é algo até legal... Bem, vamos ver se o leio algum dia.
Abraço.