quarta-feira, 25 de julho de 2012

#Indicação - Filme: Valente

Nossa 100ª indicação, pessoal! Espero que gostem, o filme é bem especial! ;)

Valente (Brave) - 2012

Desde os tempos ancestrais, histórias de batalhas épicas e lendas míticas passaram de geração para geração nas montanhosas e misteriosas Terras Altas da Escócia. Merida é uma habilidosa arqueira e a impetuosa filha do Rei Fergus e da Rainha Elinor. Determinada a trilhar o seu próprio destino, Merida desafia um costume ancestral, sagrado para os poderosos senhores da terra: o intenso Lorde MacGuffin, o arrogante Lorde Macintosh e o irritante Lorde Dingwall. As ações de Merida lançam inadvertidamente o caos e a fúria no reino, e quando ela recorre a uma velha e excêntrica Bruxa a ajuda vem em forma de maldição. O perigo iminente força Merida a descobrir o significado da verdadeira coragem para que possa desfazer a terrível maldição antes que seja tarde demais.

Valente entrou para a minha lista de filmes favoritos. Eu já vinha esperando seu lançamento há algum tempo, observando as imagens no Facebook, o trailer... Em se tratando da inspiração em uma lenda escocesa, cada vez estava mais ansiosa para assistir e, logo depois do lançamento, não perdi tempo.
Só assistindo ao trailer e lendo uma sinopse provisória, eu não tinha ideia do que me aguardava na animação além de uma princesa rebelde com enorme habilidade com o arco e flecha, um pai que adora uma boa pancadaria, uma mãe rígida e preocupada e três irmãos (gêmeos!) pestinhas. E a surpresa foi a melhor parte!
Desde o início acompanhamos a jovem princesa Merida que, muito amada pelos pais, já vive aventuras desde muito pequena. Acompanhamos seu crescimento, os incansáveis ensinamentos de sua mãe, a rainha Elinor, para criar uma princesa exemplar, as escapadas dela para treinar os disparos do arco e suas outras travessuras, algumas delas acompanhadas dos trigêmeos.
Até aí tudo bem, por mim, seria a história de uma princesa lutando contra uma tradição, afinal, aproximava-se o dia em que ela teria de se casar com um dos herdeiros dos outros três clãs que formavam seu reino. Eles foram chamados, se apresentaram e, como tradição na Escócia, os jogos deveriam começar, em que eles disputariam a mão da princesa (esses jogos também aparecem no filme O Melhor Amigo da Noiva). Mas Merida não estava disposta a deixar que decidissem por ela o próprio destino e, desafiando a mãe, como sempre, invocou o direito de disputar pela própria mão em casamento.
Revoltada, a Rainha e a Princesa se desentenderam e a parte completamente desconhecida por mim da animação entrou em ação. Não só Merida terá de arcar com as consequências de suas decisões, mas encontrar toda a coragem para enfrentar, sozinha, os motivos que a levaram a cometer erros que poderão tornar-se irreversíveis. É aí que nossa personagem começa a amadurecer.
Nas animações, sempre percebi que por trás de todo o enredo, sempre há uma lição a ser apreendida. E com Valente não foi diferente. Nossa protagonista já é determinada e rebelde, mas a verdadeira coragem aparece quando sua família sofre as consequências de uma ação sua e ela precisa consertar as coisas antes que seja tarde.
O filme é cheio de cenas engraçadas, então a diversão é garantida, sem contar que a Disney/Pixar acertaram mais uma vez escolhendo um enredo diferente e muito bem executado, como várias de suas outras produções. Eu mal posso esperar para assistir à animação novamente e já posso dizer que é o melhor filme que assisti em 2012!

Nota:


8 comentários:

Vinícius disse...

Quero MUITO, MUITO, MUITO conferir "Valente"!!!
Já joguei o jogo da Apple Store milhões de vezes!!! :D
No meu blog também tem resenha nova:http://www.livroserabiscos.com/2012/07/kate-brian-exclusivo.html

jessica rochafonseca disse...

ain tô louca para assistir,só assisti a Era do gelo 4,também é super legal!!

Bruna Martinelli disse...

Eu já assisti, achei bem legal! Bjs

fellipe disse...

Quero tanto assistir esse filme! E agora fiquei mais curioso lendo sua resenha, a história parece ser mesmo muito boa, pelo trailer eu já tinha percebido que é mesmo ótimo, preciso ver logo ele!

Flavio Oliveira disse...

Agora fiquei com vontade de assistir, gosto de animações, na minha opinião estão com mais qualidade que o cinema...

Allana Odorizzi disse...

Ahhhhhh parece tão legal! *-* Não sei se você já leu Verônica, Liberte meu Coração, da Meg Cabot??? Eu simplesmente NÃO CONSIGO OLHAR PRA ESSA PERSONAGEM E NÃO LEMBRAR DA FINNULA!!!! kkkkkk xD É ela retratada, inclusive o arco e flecha!!! Enfim, estou muito curiosa pra ver este, adorei!

Amanda Gabrielle disse...

Eu gosto bastante de animação. Quando eu vejo o trailer de Valente fico com muita vontade de ver. Ultimamente estão fazendo muitas animações legais. Ha! Não me lembro de ter visto uma protagonista de animação ruiva. xD

Rafaela Kulmann disse...

Coisa mais linda esse cabelo da Merida *--* Ruivo e cacheado. Estou louca para olhar esse filme, parece ser uma história bem diferente sobre princesa. Gostei :)