terça-feira, 7 de agosto de 2012

#Resenha: Branca de Neve e o Caçador - Evan Daugherty e outros

Oi gente!

Desculpe a falta de atualização ontem, mas tenho voltado tão cansada da faculdade (é, eu sei, só faz dois dias! rs) que só consigo me jogar no sofá e assistir às Olimpíadas. Não sabia que isso poderia ser tão viciante!
Antes de começar, aproveito para avisar que a página de resenhas está um pouquinho mais organizada e light de se acessar. Mudei a forma como listo tudo o que já foi publicado aqui no blog, de resenhas, indicações e eu queria saber o que vocês acharam!
E para quem está participando da promoção do Book Trailer do novo livro do Maurício Gomyde, agora são 30 exemplares do livro a serem sorteados, e não mais 20! Ainda dá tempo de participar, o sorteio será dia 15/08. As chances aumentaram, hein?
Vamos à resenha!

Branca de Neve e o Caçador
Autores: Evan Daugherty, John Lee Hancock, John Lee Hancock, Hossein Amini
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 208
Sinopse: "Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha. Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração. A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?"


Este livro foi cortesia da editora Novo Conceito.

Esse foi o primeiro livro inspirado em um filme que tive a oportunidade de ler. O que eu costumo chamar de "livro do filme" sempre me pareceu uma má ideia, já que os filmes normalmente não fornecem muitos detalhes que livros nos transmitem durante a leitura. Mas, já que se tratava de uma experiência inédita para mim, dei uma chance.
Branca de Neve e o Caçador é o livro inspirado no filme homônimo que estreou esse ano com a atriz Kristen Stewart como Branca de Neve e Chris Hemsworth (mais conhecido como Thor), como o Caçador. Eu não assisti ao filme ainda, entretanto isso não impediu que eu, infelizmente, já tivesse um "modelo" para cada um dos personagens.
A leitura é bem rápida e é uma releitura daquele clássico lindíssimo da Disney que tanto marcou minha infância (eu ainda tenho medo daquele espelho), Branca de Neve não é mais uma inocente e doce princesa, mas uma jovem de 17 anos que passou muito tempo como prisioneira da rainha malvada e que, quando se vê livre, não pode ser, nem de longe, vista como inocente.
De acordo com a profecia, proferida a Ravenna, a Rainha, de que Branca de Neve seria aquela que poderia dar-lhe a vida eterna, bem como destruí-la de uma vez por todas, a Rainha não perde tempo já que, sedenta de poder, nada mais deseja do que ficar eternamente jovem. No entanto, Branca de Neve está com outros planos e, pressentindo que seu fim estaria próximo, reage pela primeira vez e consegue escapar do castelo.
Refugiada na Floresta Sombria, de onde apenas uma pessoa conseguiu sair com vida, Branca de Neve terá de se manter viva para poder alcançar um velho amigo de seu pai que, então, poderá ajudá-la a lutar contra Ravenna. Enquanto isso, o Caçador é chamado e lhe é designada a tarefa de guiar o irmão de Ravenna e mais alguns guardas em busca de Branca de Neve, já que ele é o único que sabe caminhar por aquela Floresta.
Mas, assombrado pela devastação que a Rainha provocou no povoado, custando aquilo que ele mais amava, o Caçador vira-se contra Ravenna e passa a proteger Branca de Neve. Então, ao invés de amarelar (como no desenho), ele simplesmente torna-se um verdadeiro guarda-costas, prometendo guiá-la pela Floresta e levá-la ao amigo de seu pai.
Todo o livro é cheio de cenas de ação, você simplesmente não consegue ter um capítulo mais calmo. Quanto a isso, nada de reclamações. Todavia, o que eu mais senti falta nessa história foi o (não) desenvolvimento dos perfis dos personagens. Isso poderia ter sido muito bem explorado, já que a narrativa era em terceira pessoa, mas acabou tornando-se algo apenas relatado, como se o filme estivesse sendo transcrito para o livro, sem sabermos o que Branca de Neve, o Caçador, Ravenna e os outros estavam se sentindo com isso ou aquilo.
Sem dúvida uma nova visão para esse conto de fadas, uma nova tarefa acerca de uma das princesas mais queridas pelas meninas. Eu fiquei surpresa com a escolha do título, e ainda mais surpresa quando descobri o porquê. Indico a leitura para quem está em busca de um livro cheio de ação, para quem viu o filme e gostou, para quem viu o filme e não gostou (vai que você curte melhor a história?), para quem ainda não viu o filme e para quem está adorando essa onda de contos de fadas com uma leitura menos inocente e mais aventureira.
E, antes de terminar, preciso dizer que o trabalho gráfico nesse livro está lindo demais. Os layouts dos capítulos estão super legais e o uso daquelas letras, medievais, ficou muito legal e caprichado!

Nota:

18 comentários:

jessica rochafonseca disse...

Assisti ao filme e gostei muuuuito,para mim a Rainha rouba a cena.o Kit da novo conceito da branca de neve e o caçador ta de babar!!!aiai.
Como gostei muito do filme,vou comprar o livro depois.

Tify Baesso disse...

Oii Eu assisti o filme e li o livro...Gostei ^^
Tem selinho pra vc lá no blog...


Beijos
Tífany - http://osamantesdaleitura.blogspot.com

Khrys Anjos disse...

Assisti ao filme e torci muito para o Caçador. Só achei que por ser uma versão para adultos ficou faltando pelo menos um beijo entre ele e a Branca. Ainda não li o livro mas vou seguir tua indicação.



Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!

Flavio Oliveira disse...

Não gosto de contos de fada... rs. O livro, provavelmente, não lerei, mas talvez assista o filme, quando passar na tv...

k=.)

Rodrigo Caldas disse...

Eu já vi o filme que passou nos cinemas e gostei bastante, eu estava bem ansioso para ler o livro, mas a maioria das resenhas tem sido muito negativas e perdi a vontade, parece que fazer um livro inspirado em um filme é uma furada.
Gostei muito de como ficou a página das resenhas agora, ficou muito mais prático.
Abraços.



http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

Thainá Alves disse...

Eu não vi o filme ainda,mas eu já baixei e estou doida para ver,Kristen atua muito bem,e nesse filme duvido que vai ser diferente. Eu já comprei o livro,mas não comecei a ler muito,adorei a resenha e vou começar a ler o livro,me deu mais vontade ainda haha (: Adorei a página de resenhas de agora... Tá de parabéns pelo blog. Beijos.

lizianesg disse...

Olá
Eu li o livro antes de ver o filme e gostei de ambos, o filme tem uma fotografia muito linda e que as vezes me lembrou Alice no país das maravilhas. O livro é bem e rápido de ler achei a capa muito legal. Mas o que realmente ficou perfeito foi a Rainha Má.


Beijão

Rafaela disse...

Eu simplesmente adoro histórias que "recompõem" outras já conhecidas... Por isso não deixei de gostar deste livro *-*
Mas ainda nem vi o filme...

Leila (LiL-chan) disse...

Comprei esse livro em promoção na bienal e ainda não tive tempo de começa-lo, por isso ainda não vi o filme (e também porque não gosto muito da Kristen). Mas o layout dele é mesmo lindo! Eu adoro contos de fadas e suas versões. Ah... Ótima resenha, viu?

Bianca Lima . disse...

Esperava mais da escrita do livro, porém nele, contém partes a mais sobre a madrasta do que no filme, pelo o que eu pude perceber, o que é muito interessante, pois a rainha está incrível.
Gostei da resenha. Beijos

Cristiane Silva disse...

Gostei do filme, mas odiei o filme. Então nem sei o que esperar desse livro.... Ele é legal, tem um estilo novo e a história muda bastante, mas sem mudar muito. Achei que ficou legal.

Marcia Sonoita disse...

Eu apenas assisti ao filme até agora, tenho lido muito sobre ele , quero muito ler , não gosto dessa capa , mas pelo sucesso do filme neh . Adoro livro com narrativa rápida ! Me faz ler muito mais rápido e ter a sensação de aventura !

Jayme José disse...

Eu não li o livro nem vi o filme, mas em compensação, já li muitas resenhas a respeito e a grande maioria falavam bem dele.
Em geral, gostei do modo como você falou do livro, desde a introdução até a conclusão, cada palavra se conecta perfeitamente...
Acho a capa bonita, mas não chama muito atenção...
Abraços

diegords disse...

Assisti ao filme e gostei,apesar da Branca de Neve ser a Kristen.
Estava com um pé atrás por não ter gostado daquela adaptação
da chapéuzinho vermelho. Também nunca fui fã de Kristen e por isso mesmo assisti sem muitas esperanças, mas agora quero muito ler o livro.
Seus comentários me animaram um pouco mais ainda pra ler esta obra. Abração!

Maria B SOUZA disse...

Sou da época que livros como esse eram obras muito respeitadas, tenho visto no cinema muitas releituras e isso é bom, nada pode ser igual, as coisas mudam e mudar sem perder a essencia é muito bom ! Quero muito ler este antes de ver o filme.

Caroline Patrício disse...

Eu fui louca comprar o livro. Fiquei eufórica para ler, mas confesso que fiquei desapontada. Esperava uma leitura que fosse emocionante da metade ao fim, mas não. Só o fim foi bom, pelo menos para mim. Mas é uma escrita bem legal e fácil.

rafaela disse...

Eu quero muito ler esse livro, agora fiquei mais ansiosa ainda!
I need now

Gabriel Sousa disse...

Ainda não li o livro mas já vi o filme e confesso que ele deixou um pouco a desejar,
Mas quero muito ler o livro pra vê se ele é melhor que o filme !
Bjos *_*