quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Indo mais a fundo... #17

E aí, pessoal?

Faz tempo que não posto de quinta, não é? Estava aqui pensando em assuntos que eu pudesse abordar e que, ainda, fossem bem diferentes.
Então, resolvi falar de algo em que tenho prestado bastante atenção ultimamente, e que são os programas de TV aparentemente estranhos.

Quando se tem tantos canais na TV a cabo, chega uma hora em que não há nada, e eu digo nada mesmo, para assistir. Então você começa a procurar, se depara com alguns programas de nomes estranhos e, sem opção, acaba assistindo... e gostando.
Várias vezes passei reto e torci o nariz para programas de TV que, agora, são os meus favoritos e indispensáveis. O meu objetivo hoje é indicar alguns programas que podem passar despercebidos, mas que acabam sendo bem diferentes do que esperávamos:



Medical Detectives (Universal Channel)


Exibido todos os dias no Universal, Medical Detectives é uma série, de produção relativamente antiga, mas que procura mostrar diversos casos de homicídios, desaparecimentos, crimes passionais explicados desde o início. Temos os depoimentos de policiais, peritos criminais, familiares, procuradores, todos aparentemente reais que explicam como tudo aconteceu e foi resolvido. Praticamente, esses casos são exclusivamente resolvidos com base em evidências forenses e, em alguns deles, ficam sem resolução por anos por conta dos avanços tecnológicos que ainda estariam por acontecer.
Eu gosto bastante dessa série porque, todas que eu assisto são histórias fictícias e é bem interessante poder assistir algo mais verídico, inclusive com cenas originais dos depoimentos e do julgamento. É algo bem diferente.


Ciência em Casa (National Geographic)


Este é relativamente recente, começou no finalzinho de Agosto. São três físicos, brasileiros, Wilson, Gerson e Daniel (exatamente da esquerda para a direita na foto), que às quintas-feiras escolhem itens do nosso cotidiano para mostrar toda a ciência por detrás deles. Pode ser um pouco físico ou químico demais, mas eu gostei da abordagem, bem diferente da que tive na escola. E, apesar de ter me libertado dessas duas matérias terríveis, fico bem feliz em me lembrar de conceitos que eles expõem enquanto analisam o produto do dia. Já falaram sobre elásticos, gás de cozinha (ou GLP), bolhas e no final de cada programa sempre há uma grande experiência. Na de bolhas, por exemplo, eles até foram visitar uma fábrica de espumas e, ao final, provocaram uma reação química muito legal.
Para quem gosta de experimentos malucos, com alguns que possam ser reproduzidos em casa, e uma breve aula de física e química sem a cobrança de aplicar estes conceitos posteriormente em uma prova, fica a dica.


Mythbusters: Os Caçadores de Mitos (Discovery Channel)


Quem já não ouviu falar dessa dupla pelo menos uma vez? Jamie e Adam vem testando lendas urbanas há muito tempo e são movidos pelo mantra: se não explodiu, ainda não acabou. Contando com uma equipe composta por Kari, Grant e Tori, cada episódio possui, no mínimo, a prova de dois mitos enviados a eles por fãs. Jamie e Adam pegam um e o trio pega outro; os mitos, depois de testados ao seu extremo, podem ser "plausíveis" (quando podem acontecer, mas talvez não nas especificações relatadas no mito), "confirmados" ou "detonados".
As experiências são repletas de conceitos e precisão, todos calculados para que não haja brechas durante as provações. E, como eu disse que são movidos por um mantra, é claro que nenhum episódio passa sem que haja uma bela explosão. É bem divertido acompanhar a trajetória dessa equipe, sempre testando vários mitos que, às vezes, podem ser velhos conhecidos nossos.
Acho que um dos episódios que eu mais ri até agora foi quando Jamie e Adam testaram rodas quadradas em uma picape. Se tiverem curiosidade, encontrei um vídeo bem rápido no YouTube, mas que mostra parte da experiência:



Undercover Boss (Fox Life)


Com a recessão, várias empresas tiveram problemas nos Estados Unidos. Alguns diretores executivos concordaram em colocar a mão na massa e trabalhar disfarçado nas próprias empresas durante uma semana  exercendo cargos diferentes para poder compreender melhor quais são as frustrações de seus funcionários e os problemas que, muitas vezes, passam despercebidos a eles.
Eu gosto muito desse programa porque essas pessoas, em sua grande maioria, tem origem simples e foram subindo aos poucos na vida até alcançar os altos cargos que ocupam atualmente. Quando são postos para trabalhar, bem longe da sua zona de conforto, o aprendizado que eles retiram são surpreendentes, principalmente ao lidar com os funcionários que passam por muitas dificuldades e possuem problemas próprios.
O objetivo do programa é mostrar a esses executivos como melhorar suas empresas em um período economicamente complicado tendo como a melhor fonte de feedback: os próprios funcionários e a própria experiência disfarçados. É um programa com uma proposta diferente e que vale a pena.


Estes foram alguns dos programas selecionados, espero que tenham gostado. Não deixem de comentar! ;)


6 comentários:

Whild melo disse...

achei legal seu post, bem criativo, eu so conhecia os caçadores de mito e o ciencia em casa, né que as rodas quadradas prestaram ahsuahushua, pensei que nem iria sair do lugar :P

Fabianne Almeida disse...

Gostei do post e tinha esquecido de alguns programas, como
Mythbusters: Os Caçadores de Mitos!Acho estranho um que passa no Discovery( Eu nao sabia que estava gravida:bizarro).
BJ

Gladys Sena disse...

Realmente tem dias que não temos opções na tv...

Desses que você citou gostei de 2: Medical Detectives e Undercover Boss.

Bjo.

Fernanda Rodrigues Mendonça disse...

O único que eu já assisti mesmo foi MithBuster, que é bem legal!


Os outros eu não conhecia ainda, mas vou procurar na TV pra ver se são legais mesmo!


=*

Luciana Cardoso disse...

Os únicos programas que eu já assisti são Medical Detectives, Ciência em Casa e Mythbusters: Os Caçadores de Mitos, desses eu gosto muito do Medical Detectives, acho bem interessante.
Parabéns pelo post bem criativo.

jessica rochafonseca disse...

Eu gosto bastante do ciência em casa, os outros nunca assisti.