quarta-feira, 17 de outubro de 2012

#Indicação - Filme: As Férias da Minha Vida

Oi gente!

Semana quase chegando ao fim, na verdade não vejo a hora que chegue o final de semana. Poder relaxar e descansar.
Enfim, espero que gostem da indicação de hoje:

As Férias da Minha Vida (Last Holiday) - 2006

Georgia Byrd (Queen Latifah) é uma moça tímida e modesta, funcionária de departamentos de panelas de New Orleans, que sonha em se tornar uma chef. Apaixonada por seu colega, Sean Williams (LL Cool J), ela acidentalmente bate a cabeça em um armário, e é levada a um hospital para fazer uma tomografia. Lá ela descobre ser portadora da Doença de Lampington, uma síndrome fictícia que causaria vários tumores no cérebro, mas seu plano de saúde não cobre a operação. Com apenas algumas semanas de vida, ela resolve realizar todos os seus sonhos, inclusive o de esquiar, se hospedando em um hotel de luxo Grandhotel Pupp na República Tcheca.

Esse não é um dos melhores filmes com a participação da diva Queen Latifah, mas, ainda assim é um filme que vira e mexe me pego assistindo, principalmente quando passa na TV. As Férias da Minha Vida conta a história de Georgia Byrd, uma atendente de uma loja de departamentos que vende panelas e cozinha para os clientes nas horas livres. Ela também faz parte do coral na igreja local e parece bem conformada com a sua vida pacata, até mesmo com o fato de paquerar o gerente da loja à distância.
Mas é justamente a tentativa de uma aproximação por parte de Sean que acaba desestabilizando Georgia e faz com que ela bata com a cabeça, sem querer, na quina de um armário. Levada para o hospital para exames, a tomografia acusa vários tumores no cérebro que só darão a ela mais algumas semanas de vida. Chocada com a descoberta, Georgia está decidida a dar uma reviravolta em sua vida e finalmente abre seu "Livro de Possibilidades" para transformar algumas em realidade. Então ela se demite, retira todo o seu dinheiro do banco, faz reservas no hotel de seus sonhos na República Tcheca e viaja atrás de umas merecidas férias, de quebra, conhecendo seu chef preferido.
O que mais me chama a atenção no filme é a mensagem que ele passa, algo como "viva como se não houvesse amanhã". De tímida e conformada, Georgia passa a determinada e, com sua nova perspectiva, ajuda não só a si mesma a aceitar a iminente morte como faz com que ela ajude outras pessoas também a tomarem partido de suas vidas, assim como ela fez. É como se nas últimas férias de sua vida ela finalmente encontrasse tempo (e coragem) para colocar os pingos nos 'i's.
As últimas semanas de descanso de sua vida serão regadas a aventuras, diversão e nenhum arrependimento.
Talvez devêssemos viver intensamente, realizar nossos sonhos e não nos conformar com a realidade, não ficar sentados montando um álbum com recortes do que poderia ser. E dá para perceber que, apesar de todo o tempo maravilhoso que está passando na viagem, Georgia sente falta de ter começado com tudo mais cedo. Quero dizer, ela realmente precisava ter esperado até estar à beira da morte para dar vazão aos seus desejos?
É claro que não! E nem nós deveríamos ser assim. Claro que muitos desejos não podem ser realizados de repente (como ficar rico, por exemplo rsrs), mas concentre-se nas pequenas realizações para se sentir melhor. Acho que, apesar de o filme ser um pouco tosco, dá para tirar uma ótima lição de como se viver intensamente.
Assistam quando não tiverem mais nada para ver ;)

Nota:



5 comentários:

Thais Vianna disse...

Eu gosto de As Férias da Minha Vida. Sem dúvida não é um filme super marcante, daqueles que a gente termina de assistir e diz: UAU... mas ele é leve, divertido e tem uma ótima mensagem.


Thais Vianna
@dathais

Ana Paula Barreto disse...

Adoro este filme. Realmente não é o melhor, mas é sempre bom de rever!!
Concordo com você, nós não precisamos esperar uma situação extrema para buscarmos nossos sonhos. O problema é que nos acomodamos na rotina e sempre achamos que haverá um próximo dia.
Como dizem por aí: Viva como se fosse o último dia, porque um dia você estará certo. =)
bjs

Rodrigo Caldas disse...

Eu gosto deste filme, tem uma menagem bonita, entretém o expectador e é divertido, mas ele não tem nada de mais, é bem simples, mas pela mensagem de "aproveite bem a sua vida antes que seja tarde demais" e ver a Queen Latifah já valeu o tempo assistindo
Abraços.



http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

Fernanda Rodrigues Mendonça disse...

Nossa, assisti esse filme muitas vezes quando era mais nova!! *O*
Adoro!

Mesmo sendo um filme simples trás uma mensagem bonitinha sobre aproveitar sua vida antes q seja tarde demais..>E que devemos viver como se todo dia fosse o ultimo, pq nao sabemos quando este chegará de fato.


=**

Gabriela Brito disse...

Já vi esse filme muitas vezes! Quem nunca assistiu um filme pela Queen Latifah?
O filme é bonito, divertido e simples. É sempre muito legal ver ela aprontando pelo Hotel e conquistando um monte de amigos, rs
3,5 é uma nota relativamente boa, ele é um bom filme pra assistir num domingo á tarde, quando não tiver nada pra fazer...