terça-feira, 27 de novembro de 2012

#Indicação - Filme: Um Tira Muito Suspeito

Um Tira Muito Suspeito (Blue Streak) - 1999

Miles Logan (Martin Lawrence) um ladrão de jóias, mas as coisas não correm muito bem em um assalto em que ele rouba um grande diamante, pois Deacon (Peter Greene), um cúmplice, o traiu e ele acabou sendo preso. Mas antes de ser capturado Miles escondeu a gema no duto do ar de um edifício em construção, para poder recuperá-la quando fosse solto. Dois anos depois Logan libertado e, desesperado, descobre que o prédio onde escondeu a pedra agora o quartel-general da polícia de Los Angeles. Tentando recuperar o diamante, ele se faz passar por Malone, um detetive que teria sido transferido. Mas antes que possa recuperar a pedra ele se torna parceiro de Carlson (Luke Wilson), um detetive aparentemente ingênuo, com quem tem que investigar roubos. Com Deacon no seu rastro, ele tenta recuperar a gema enquanto que paralelamente ilude os policiais de tal forma que logo se torna detetive-chefe da seção de roubos e, apesar de ainda querer o diamante, vai se tornando um exemplo entre os policiais.


Esses dias passou Um Tira Muito Suspeito na Globo e me fez lembrar o quanto eu gosto do filme. Não só porque é uma comédia, mas também porque a atuação de Martin Lawrence é de roubar a cena. O que é pior do que uma quadrilha preparada para roubar um grande diamante? Um amotinado que quer ficar com todo o lucro só para ele, mas que não conta com a esperteza e sorte de seu companheiro restante para esconder o diamante em perigo.
E o que é pior do que esconder um diamante em um prédio em construção? Descobrir que, anos mais tarde, é ali onde está instalado um novo distrito policial e que, para recuperar, só indo preso ou... fazendo-se passar por um policial. Claro que a opção escolhida foi a segunda e, crente de que será fácil se infiltrar para, logo depois, sair no lucro, Miles torna-se um detetive com um currículo impecável.
Designado a trabalhar em parceria com Carlson, um detetive, digamos, meio lento, Miles precisa conciliar seu trabalho um pouco urgente de encontrar a pedra com o de resolver as chamadas policiais. Sempre com um ótimo jogo de cintura, ele faz o departamento inteiro de bobo com suas desculpas que só acabam por melhorar sua imagem com os colegas. Ele sabe que precisa ser rápido, pois, quanto menos tempo passar ao lado da polícia, menores a chances de eles começarem a desconfiar sobre seu histórico extremamente certinho e métodos nada ortodoxos, quase como os de um criminoso.
Eu gosto de Um Tira Muito Suspeito porque é aquela típica situação em que as melhores dribladas são, na verdade, as mais falhas e toscas e, se os policiais não fossem taxados de tapados, teriam notado logo no começo. Porque, ao mesmo tempo em que Miles tem uma lábia boa, ele é atrapalhado, gosta de se exibir e seria bom demais para ser verdade ter um currículo daqueles.
Não é um suuuper filme, mas acho que vale a pena assistir, assim, quando não tiver mais nada para fazer, para dar uma descontraída, voltar no tempo (convenhamos, o filme já está ficando velho rs) e ver Martin Lawrence interpretando o papel que ele sabe fazer melhor: comédia. E seu par com Luke Wilson foi bem posicionado, também! Detetive Malone e Detetive Carlson.
E lembram-se quando eu disse que existia um integrante da quadrilha que ficara ganancioso? Pois é, sem saber onde Miles escondera o diamante e, conseguindo escapar, ele ficou à espreita durante todos os anos em que ele ficou preso, apenas esperando que fosse liberado para, então, recomeçar a caçada. O interessante é perceber que Deacon não só quer tudo para ele, como ele também foi o que menos ficou com a corda no pescoço nos vários momentos do assalto e, depois, na fuga e recuperação.
Essa "competição" entre Deacon e Miles os levará muito mais longe do que eles poderiam ter imaginado. Mas, com isso, será que a polícia finalmente vai acordar e perceber que tinha um ex-detento dentro da própria corporação?

Nota:


7 comentários:

Sayonara Lima Augusto disse...

Um típico filme de sessão da tarde e que garante várias risadas, eu já assisti esse filme e gostei. A última que vez que passou na globo eu não assisti tudo, só final, porque quando liguei a tv já estava passando :P

Tbm recomendo esse filme

Clara Beatriz disse...

Martin Lawrence sempre arrasa, amo todos os filmes de humor dele! Nunca assisti esse filme, acredita? Mas fiquei muito curiosa, afinal tem o Martin no elenco!

Fernanda Faria disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! Esse filme é muito bom,
já perdi a conta de quantas vezes eu assisti, mas sempre curto muito! é um ótimo filme para dar altas risadas. haha!

Gabriel Sousa disse...

ja tem tanto tempo q eu vi esse filme q eu nao lembro direito, mas eu me lembro q deu pra dar algumas risadas *-*

Gabriela Brito disse...

Já perdi a conta de quantas vezes esse filme passou na Globo, rs
Mas ele é muito divertido, se um dia estiver passando e eu não tiver nada pra fazer, assistirei de novo. Santo deus, o filme é de quando eu nasci!

Fernanda Rodrigues Mendonça disse...

Acho esse filme muito engraçado!

O ator principal faz mais o tipo de piada bobalhona, tipo o Adam Sandler, mas acho bem legais caso vc precise de uma coisa leve pra desanuviar a cabeça.


=**

Rodrigo Moreira Dias disse...

Esse filme é tão engraçado e tão bom!! Eu sempre vejo quando passa na Globo KK
Eu adorei a resenha, só devia ter dado mais uma estrela KK
Beijos