segunda-feira, 19 de novembro de 2012

#Resenha: Meu Hamster é um Gênio - Dave Lowe

Meu Hamster é um Gênio (Cheiroso & Ben Travesso #01)
Autor: Dave Lowe
Editora: Valentina
Número de páginas: 108
Sinopse: "Benjamin Travesso é um garoto de nove anos, muito esperto, mas que... odeia matemática. Cheiroso é um hamster falante que detesta sementes e, acredite se quiser, É UM GÊNIO! Juntos são de arrasar! Daqui para frente, Ben e seu novo animal de estimação irão viver aventuras, desafios e perigos inacreditáveis. Mas será que conseguirão ganhar a aposta que o terrível professor de matemática do Ben, o Barba-Negra McCreedy, acabou de fazer? Cheiroso terá de ajudar Ben com os deveres de casa. Ben precisará vencer a desconfiança de todos. E juntos aprenderão uma grande e valiosa lição."

Este livro foi cortesia da editora Valentina.

Que eu adoro livros infantis, já deu para perceber. Mas confesso que não possuía muitas expectativas para Meu Hamster é um Gênio. Nem sei por que já que, quando recebi o livro, me apaixonei imediatamente. O detalhe de mordida no topo do livro foi um elemento que já chamou a atenção de imediato. As ilustrações também são um show à parte.
Mas vamos falar da história que gira em torno de Ben, um garoto de nove anos que simplesmente não consegue compreender matemática. E, como vive aprontando, principalmente da última vez em que prendeu sua irmã mais nova com fita adesiva na cama, sua mãe decidiu retirar todos os tipos de distração eletrônica que ele poderia ter e instituiu-lhe maiores responsabilidades como cuidar de um bichinho.
E é aí que entra o hamster, trazido pela mãe de Ben diretamente do pet shop e deixado sob sua total responsabilidade. O primeiro desafio é dar um nome a ele; Lucy está certa de que o nome do hamster deve ser Chloé, mas a ideia logo é descartada, já que se trata de um macho.

"Papai tirou o hamster da gaiola e deu uma boa olhada no roedor, virando o coitado de barriga para cima na palma da mão e soprando aquela barriguinha peluda."
(Pág. 13)

Então Ben decide chamá-lo de "Jasper Bumbum-Cheiroso" que, posteriormente, será abreviado para apenas Cheiroso. O garoto logo fica entediado com a companhia do hamster e, sem outras opções, resolve pegar o dever de matemática para resolver. Não compreendendo os simples problemas de subtração e multiplicação, ele lê em voz alta para conseguir maior...inspiração. E acontece que ele recebe uma resposta. Não de onde ele esperava, mas como não está em posição de dispensar ajuda, Ben logo usa essa vantagem a seu favor e conta com a ajuda do sábio Cheiroso para lhe dar as respostas para o seu dever. Acreditem, o bichinho sabe até falar francês!
E com essa ajuda, Ben consegue a atenção do professor que mais odeia: Herbert McCreedy que ensina, adivinhem só, matemática. Estando certo de que o garoto está trapaceando, McCreedy que é tão fã de apostas quanto o pai de Ben oferece uma aposta irrecusável: se Ben for aprovado na prova de matemática que está por vir, o professor estará disposto a pintar a enorme barba que possui de rosa choque; do contrário, Ben terá que lavar seu carro diante de toda a escola, com uma escova de dentes de vestindo uma camiseta com a frase "Eu Trapaceio". Será que ele vai conseguir?

" - Sem a minha ajuda - zombou, puxando o narizinho. - Sua chance de passar na prova é igual a de um sapo cururu ganhar um concurso de beleza."
(Pág. 80)

O livro é super divertido e, além de apresentar essa dupla, também mostra que aprender matemática pode ser divertido e você não precisa ter um hamster falante para isso. Eu adorei a simplicidade com que o autor desenvolveu a história, com ótimas doses de humor, ilustrações super fofas e posso dizer que mal posso esperar pela continuação.
A revisão da editora Valentina está impecável e eu adorei todos os elementos visuais do livro. Em resumo, indico totalmente àqueles que estão em busca de uma leitura mais leve, rápida e diferente.

"Mas eu tinha que dar o crédito ao Cheiroso: meu hamster era definitivamente um GÊNIO! O melhor bichinho de estimação que qualquer garoto poderia ter."
(Pág. 103)

Nota:



9 comentários:

Clara Beatriz disse...

Acho esse livro muito fofo, e como você disse o que chama mais atenção é a mordida no topo do livro. Gosto de livros infantis assim, acho muito fofo e esse livro já está na minha lista.

Sayonara Lima Augusto disse...

Ai meu Deus, essa capa é muito fofa, e o nome do hamster, Cheiroso, morri de rir aqui. A proposta do livro parece bem legal e leve, é bom ler livros assim de vez em quando.

Gabriela Brito disse...

Finalmente encontrei uma resenha desse livro!
Eu vejo tanta gente comentando sobre a editora Valentina, sorteando o livro, mas nunca acho uma resenha sobre Meu hamster é um Gênio.
Ler essa resenha só me fez querer te-lo ainda mais...
Nem o vi de perto e já o acho tão fofo *-*

Gabriel Sousa disse...

Estou pirando , kkkkkk !
Quero muito ler meu hamster é um gênio !
Muito lindo a capa e aquele detalhe da mordida é muito fofo *-*
Que a editora valentia continue assim hehe :)

Sayonara Lima Augusto disse...

gente sou cega kkkkk Onde está esse detalhe de mordida que todo mundo tá falando? Não consegui encontrar na imagem kk

Cassia Moura disse...

Own esse livro é do tipo que eu lia quando tinha uns 8 anos mais que se encontrar em algum lugar leio mesmo assim....e parece ser bem fofinho...
xoxo

Fernanda Faria disse...

Eu adoro livros infantis, kkkkkkkkkk! Mas uma coisa que a Sayonara comentou e eu concordo, é cade a mordida? Eu não vi nada. kkkkkkkk! sou cegueta só pode.

Rodrigo Moreira Dias disse...

Que gracinha de resenha!!!!!

Achei fofissima.
Parabéns. Acho muito legal quem muda um pouco e faz resenhas diferentes como essa. Faz tempo que não vejo resenhas de livros infantis.
Parabéns, adorei.

Fernanda Rodrigues Mendonça disse...

Q livro fofo, gentes!!

Se eu ainda trabalhasse na escolinha eu ia querer arrumar um desses pra criançada!!