sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

#Resenha: O Livro das Meninas Fabulosas - Veena Bhairo-Smith

Oi gente, tudo bom?

Sei que andei meio sumida, mas hoje vim colocar o blog em dia. Diferentemente do que estou acostumada a fazer, que é colocar os posts nas datas em que deveriam ter sido publicados, todas sairão com a data de hoje.
Já posso comemorar minhas férias da faculdade, embora ainda tenha que comparecer mais um dia para assistir e avaliar a apresentação de um seminário. Mas semana que vem terei 4 dias de manhã para começar a acordar mais tarde! Isso não é incrível?
Mas sem mais demora, vamos à resenha.

O Livro das Meninas Fabulosas
Autora: Veena Bhairo-Smith
Editora: Universo dos Livros
Número de páginas: 175
Sinopse: "O Livro das Meninas Fabulosas é um guia contendo dicas e truques para ajudar as meninas a serem fabulosas e admiradas, em todos os sentidos, sempre! Com jogos, atividades, dicas de artesanato e boas maneiras, curiosidades e brincadeiras este livro é perfeito para entreter meninas de todas as idades. O universo infantil e lúdico é resgatado através das ilustrações e das instruções que preparam as meninas para divertirem-se e encantarem. Como preparar bolos, economizar dinheiro, fazer as unhas, comportar-se em um jantar, organizar eventos e festas, são ensinados de uma maneira divertida e em uma linguagem acessível e fascinante."

Este livro foi cortesia da editora Universo dos Livros.

Eu havia visto esse livro pela primeira vez no blog House of Chick e tinha ficado muito curiosa sobre o conteúdo. Acabou que pedi o livro na editora e ele chegou há poucas semanas. Logo fiquei surpresa pelo acabamento: capa dura. O livro era super caprichado, as folhas mais grossas, branquinhas e repletas de ilustrações. Estava mais do que ansiosa para começar a leitura, que fluiu rapidamente.
O Livro das Meninas Fabulosas é o típico livro para meninas e eu, como já fui uma um dia (ainda sou, embora minha carteira de identidade já acuse que sou uma adulta), comprava vários livros desse tipo quando mais nova. E esse é o tipo de livro que não só faz com que você se sinta melhor, como também trabalha sua independência. Basicamente, ele o ensina a ser fabulosa sem a ajuda da mamãe e do papai, propondo trabalhos manuais, organizações, dicas para estimular sua autonomia, enfim, realmente a incentiva a ser fabulosa.
São várias dicas, que vão desde a tratamentos de belezas, sugestões para reaproveitar suas coisas, dando cara nova a elas, como se exercitar, falar em público, até mesmo como fazer da reunião de amigas um sucesso. Confesso que algumas dicas se encaixaram muito bem para mim e outras não. Como, por exemplo,  ao tentar ajudá-la a lidar com as pessoas, dicas para superar a timidez, manter a calma e, o mais importante, enturmar-se com segurança. Outras, no entanto, eu não seguiria de jeito nenhum, como a ideia de fazer uma saia a partir de uma fronha, hidratação no cabelo com maionese (eca!) e confeccionar uma esponja de banho a partir de tule (só quem já usou tule em alguma roupa ou fantasia sabe como esse tecido incomoda).
Mas tirando as peças raras do livro, é uma leitura divertida. São ensinadas várias receitas para se preparar em um chá da tarde, brunch ou, até mesmo, uma bebida para qualquer hora. Além delas, também ensina como preparar tratamentos práticos para a pele, esfoliantes corporais e outros mimos para fazer sozinha.
Nos trabalhos manuais, são propostas caixinhas para guardar badulaques, bolsa feita de calça jeans, pratinhos para guloseimas, além de personalizar o próprio papel de carta e a moldura do espelho. Acho interessante essa proposta de estimular o lado artístico da leitora e prático, afinal, não é todo mundo que pode comprar de tudo a toda hora e isso é deixado claro em várias partes do livro. Então, além disso tudo, está lhe ensinando a ser econômica o que, na minha opinião, é uma ótima dica!
Outras dicas que achei muito interessantes foram as de como escrever seu primeiro livro, como ter um voo fabuloso (dicas para suportar as viagens de avião) e como jantar em um restaurante luxuoso. São lembretes muito úteis, assim como o de economizar dinheiro e promover bazares beneficentes.
A estética do livro está impecável e definitivamente configura um atrativo a mais. Poderia dizer que indico o livro a todos, mas, desculpe meninos, este é só para as garotas! rs
Leitura rápida, divertida e eu acho que não tem limite de idade não, desde que você abstraia as dicas que não se aplicam mais à sua idade ou à sua realidade. Não é um livro do tipo "tem que ler", mas se você estiver procurando uma distração ou, até mesmo, uma volta aos seus dias de menina, é uma boa pedida!

Nota:


6 comentários:

Gabriel Sousa disse...

Como já tinha dito o livro não faz meu tipo, e como você mesmo disse é só pra garotas, então eu não tenho nem o que opinar née?!
Beijos '

alice aguiar disse...

nao é mt meu tipo, parece meio bobo.
sei lá, nao curti muito sabe

Clara Beatriz disse...

Poxa, não gosto muito desse tipo de leitura. Mas leria o livro, adoro essas leituras leves, e provavelmente eu levaria um dia para ler esse livro, já que ele é super fino! Sem falar que eu adoraria ter ele na minha estante, a capa dele é linda, não posso negar!

Fernanda Faria disse...

Preciso de dicas de como escrever o meu primeiro livro. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Tenho muita vontade, não para publica-lo, só para mim mesmo. Eu adoro os livros da Universo dos livros *-*
Vou anotar esse livro para ler em breve.

Thaynara ribeiro disse...

Mega fofo o livro, amei ainda mais depois da resenha quero demais ler.

Layse Hana disse...

Achei a capa bem bonitinha...mais depois que li a resenha me desanimei com o livro!
Não era o que esperava!


xoxo