quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

#Indicação - Filme: Mudança de Hábito 2

Mudança de Hábito 2: Mais Loucuras no Convento (Sister Act 2: Back in the Habit) - 1993

Quando uma escola pública dirigida por freiras é ameaçada de ser fechada devido ao péssimo comportamento de seus alunos, a Madre Superiora (Maggie Smith) decide convocar a cantora Deloris (Whoopi Goldberg) para dar aulas de música, formar um coro e tentar mudar a vida dos jovens. Ela, então, abandona seus shows em Las Vegas e se disfarça de freira para assumir a nova missão.


Mudança de Hábito é um daqueles filmes antigos que você nunca se cansa de assistir, esteja ele passando na TV paga, na Globo ou em qualquer outro lugar. Eu, por exemplo, sou mais fã do dois do que do primeiro. Nessa segunda parte, Deloris está fazendo sucesso com seu show em Las Vegas até que suas velhas conhecidas, freiras de um convento, vão até a cidade do pecado para buscá-la a pedido da Madre Superiora.
Em São Francisco, Deloris descobre que terá de se passar novamente por freira, Irmã Mary Clarence, e ensinar música para uma escola católica de lá. Levemente infeliz por estar de volta no hábito, Mary Clarence logo descobre que dar aulas em St. Francis é um desafio e tanto: a escola mal tem recursos para se manter em pé, a comida de lá é horrível e os alunos estão pouco ligando para a seriedade do curso. A aula de música lá é o que eles chamam de "curso de voo".
A Irmã Mary Clarence, no entanto, não se deixa abater e logo estará lutando para ganhar a confiança e o respeito dos alunos. Além disso, ela é a força de que as outras irmãs e padres precisam para reavivar os ânimos e dar uma reviravolta e tanto na escola já com ares de abandonada. Deloris percebe que seus alunos possuem potencial e sugere que formem um coro. Mas quem disse que esses adolescentes estão dispostos a "manchar" sua reputação cantando em grupo e com vestes estranhas diante de várias pessoas?
Eu amo esse filme. Simplesmente a-m-o. Não canso de assisti-lo quantas vezes for necessário e até já sei as músicas de cor e salteado. É sempre muito bom quando está passando na TV, mas às vezes tenho que colocar o DVD para matar a saudade. A verdade é que o filme é tão velho que só pelas roupas e penteados já é uma diversão. E Whoopi Goldberg no papel de Deloris/Irmã Mary Clarence também é um show à parte. Adoro essa atriz, principalmente os papeis cômicos e descontraídos que costuma fazer, mas o de freira confesso que ficou marcado.
Em contrapartida ao destaque que Mary Clarence e as outras irmãs possuem, também temos alguns momentos reservados aos alunos de música, principalmente de Rita Watson que, quando começa, não passa de uma garota insolente e que não quer nada do que a irmã tem a oferecer. Seu personagem evolui, mas com uma grande ajuda de seus colegas e da insistência de Mary Clarence. Os outros não tem grande destaque, mas as breves reuniões mostram que, embora mostrem o contrário (por terem uma "imagem" a zelar), eles se preocupam em ser alguém e sabem que precisam estudar para conseguir uma vida melhor da que tem no momento. A oportunidade e o incentivo de Mary Clarence e das outras freiras é crucial para que esses jovens percebam que podem mudar seu futuro.
Acho que o filme é uma ótima pedida para qualquer dia, em qualquer horário. Ensina, principalmente, que "se você quiser ser alguém e quiser chegar a algum lugar, é melhor acordar e se ligar". Nada mais a dizer. rs

Nota:


10 comentários:

Clara Beatriz disse...

Primeiramente sou apaixonada pela Whoopi, adoro os filmes dela, seja qual for. Adoro esse filme e concordo com você, este é um filme que todos nunca se cansam de assistir.

Kelry Caroline disse...

Adoro essa atriz, mas já tá clichê demais, ela só faz filmes em que é feira ou algo do tipo igreja! ç.ç

Gladys Sena disse...

Whoopi Goldberg é uma ótima atriz de comédias.

Gostei mais do primeiro filme, mas esse é bem divertido também, ;)


Bjo!

Lilo disse...

Oiee Vê quanto tempo!? Antes de tudo um Feliz 2013!
Eu estava afastada do mundo dos blogs, mas cá estou eu! =)
Adorei seu texto sobre MDH2, não faz nem 15 dias ele passou em algum canal da Tv a cabo. Realmente a história é ótima. Super bem indicado.
Beijos e sucesso!
Ah, estou de blog novo:cantodalilo.blogspot.com.br

Lilo
Redenção

Letícia Andrade disse...

Whoopi é uma ótima atraz, mas esse filme não faz meu estilo :)

Virginia de Oliveira disse...

Faz bastante tempo que não vejo esse filme acho que já está na hora de revê-lo, sempre assisti ele quando passava na sessão da tarde na Globo e nunca me cansei de assistir.

Gabriel Sousa disse...

Eu não me canso de assistir qualquer filme em que a Whoopi Goldberg faça parte !!!i
Já assisti zilhões de filmes dela, a sempre dou muitas risadas'
Mudança de Hábito é simplesmente incrível !!
Com certeza a nota máxima pro filme é mais que merecida haha '

JessicaLisboa disse...

Sempre que passa na globo eu o assisti, adoro esse filme sempre morro de rir quando o assisto

Amanda Valverde disse...

Já vi esse, morri de rir kkkkkkkkkkkkkkkkkk

amanda.valverde2@hotmail.com

Fernanda Faria disse...

Minha nossa eu já vi esse filme uma pá de vezes! Acho que perdi as contas, ele é realmente muito divertido.
beijos