quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

#Indicação - Filme: O Lorax - Em Busca da Trúfula Perdida

O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (Dr. Seuss' The Lorax) - 2012

Ted (Zac Efron) é um menino que descobriu o sonho de sua paixão, a bela Audrey (Taylor Swift), que é ver uma árvore de verdade, algo em extinção. Disposto a realizar este desejo, ele embarca numa aventura por uma terra desconhecida, cheia de cor, natureza e árvores. É lá que conhece também o simpático e ao mesmo tempo rabugento Lorax (Danny DeVito), uma criatura curiosa preocupada com o futuro de seu próprio mundo.


Um dos filmes mais fofos que eu já vi e que rapidamente entrou para a minha lista de favoritos. Uma história divertida e com um quê de alerta sobre o que nossa realidade pode apresentar em um futuro não muito distante. Em absoluta sincronia com músicas que simplesmente ficam na sua cabeça, O Lorax não é só escancaradamente um filme para crianças, mas também possui certa dose de lição para adultos também.
Em Thneedville (eles não usam esse nome na versão dublada, mas eu não faço ideia de como se escreve rs), a qualidade do ar é ruim, tudo é feito de plástico e as pessoas não estão nem aí. Tanto que a maior empresa, do Sr. O'Hare, vende, imaginem só, ar! Ar em garrafões, exatamente como água, em garrafas e latinhas de alumínio. Então dá para imaginar como a vida lá é muito ruim, mas as pessoas não parecem se incomodar com isso. Tanto que as novas gerações sequer sabem o que uma trúfula é.
Ted é uma dessas pessoas, mas, quando se encontra com a jovem e atraente Audrey, seu interesse pelas árvores transparece e, então, ele sai em busca sobre saber um pouco mais sobre esses seres naturais que há tanto tempo desapareceram de Thneedville. Então, segundo a sua avó, que já viu uma árvore, ele sai em busca do Umavez-ildo (Once-ler) que sabe tudo sobre como as árvores acabaram.
O garoto arrisca-se, saindo da cidade, e encontra o Umavez-ildo que, de início muito desconfiado, acaba concordando em lhe contar sua história. É aí que descobrimos o que uma vez já fora Thneedville, com árvores de trúfula espalhadas por todos os cantos, animais felizes e o ar puro abundante. Até que tudo mudou por causa de uma ideia revolucionária e que moveu a ganância por cada vez mais dinheiro, resultando no que Thneedville é hoje.
Quando assistimos O Lorax percebemos que ele nos mostra uma triste realidade. Não é algo inventado, não é só mais uma história para crianças, é educativo. E isso me impressionou bastante porque se tem uma coisa de que precisamos são esses tipos de filme que, sutilmente, nos estapeie na cara e nos faça acordar para o que estamos fazendo com o nosso planeta. Pode ser que o final seja completamente diferente do que temos no filme se não agirmos agora.
Deixem-se encantar por essa história que inevitavelmente colocará um sorriso no seu rosto, seja pela história, pelos personagens, pelas músicas ou até pelo amendoim peludo que é o Lorax. Se eu me esqueci de falar dele? Bom, deixarei como uma pequena surpresa, afinal de contas, ele faz parte da história do Umavez-ildo e contá-la, mesmo que em parte, já seria um spoiler tremendo!
Não deixem de conferir, é muito divertido!

Nota:


11 comentários:

Letícia Andrade disse...

Eu adoro animação, então com certeza vou ver esse filme :D

Priscila Barros disse...

Ah! Filmes assim me encantam. Adoro filmes animados. Sou fascinada pela Era do Gelo, auhsuahsuahhs.

Com certeza vou ver.

Ana Paula Barreto disse...

Eu adoro animações deste tipo! Fiquei super animada para ver e tirar minhas conclusões. Aparentemente, o filme é mais do que entretenimento, é educativo mesmo!
obs: Vou precisar ver legendado, só para ouvir a voz do Zac! rs.. brincadeira!
bjs

Kelry Caroline disse...

Não me agrada muito esse tipo de filme, mas pra quem é fan.

alice aguiar disse...

awn parece ser super fofo

Gladys Sena disse...

Vi o trailer na época do lançamentos e já achei divertido, ;)

Fernanda Faria disse...

Ai queria ver esse filme, deve ser muito legal. Eu adoro filmes de desenho animado, vou chamar meu irmão pra gente pegar o filme para assistir.
beijos

JessicaLisboa disse...

Ah gostei, faz tempo que nao assisto filmes de animação.

Naniedias disse...

Ah, que gracinha! Se já entrou para os seus favoritos, deve mesmo valer a pena ver esse filme - parece o máximo \o/


Beijos,
Nanie

barbara paiva disse...

adoro filmes de animaçoes sempre são divertidissimos, quero assisti esse tambem

Amanda Valverde disse...

Ai, esses filmes de animações são otimos. Mas nenhum passa do "meu malvado favorito"