terça-feira, 26 de março de 2013

#Indicação - Filme: Sombras da Noite

Sombras da Noite (Dark Shadow) - 2012

Em 1752, a família Collins de Liverpool, Inglaterra, parte de navio para a America do Norte. O filho, Barnabás, torna-se um playboy inveterado, muito rico e poderoso em Collinsport, Maine, até que comete um erro ao seduzir Angelique Bouchard, uma bruxa poderosa que decide vingar-se, que o transforma em um vampiro e enterra-o vivo.
Em 1972, Barnabas é libertado e retorna para encontrar sua mansão em ruínas, ocupada por seus descendentes e outros moradores, os quais têm segredos. A Matriarca da Família pede que a psiquiatra Dr. Julia Hoffman more com a família para tentar resolver seus problemas. Neste novo mundo, Barnabás se interessa por Victoria Winters, a tutora do jovem David.


Filmes da vampiros são sempre muito bem-vindos aqui em casa, principalmente porque eu sou apaixonada pelo assunto e saber as diversas concepções sobre esses sereis sobrenaturais drenadores de sangue é sempre bacana. Ainda mais quando temos Johnny Depp e Tim Burton, parece a receita para o sucesso.
Mas não é.
Sinceramente eu tinha grandes expectativas para Sombras da Noite, mais porque eu imaginava o papel de vampiro "antiquado" para o Johnny Depp ideal, sempre me lembrando de suas outras atuações em personagens peculiares. Só que a situação não foi bem por causa da atuação, Johnny foi relativamente bem na pele do Barnabás, o problema foi com o enredo.
Falar sobre vampiros não está manjado, como muitos podem acreditar. Eu penso que existe muita margem para autores e roteiristas deitarem e rolarem em um bom enredo para livros e filmes. Só que não aconteceu assim com Sombras da Noite. A impressão que tive foi a de uma história com fatos jogados, sem muita preocupação em fazê-los parecer coerentes. Quero dizer, temos o elemento vampiro e, como parece ser de praxe em algumas histórias, não pode faltar o elemento bruxa. Como se não bastasse, tentaram inserir um elemento lobisomem, mas não deu nada certo, na verdade, ficou a coisa mais forçada que eu já vi.
Mas antes de chegar lá, voltamos ao começo. Temos toda uma apresentação de como Barnabás foi parar no Novo Mundo e em como sua família prosperou nas novas terras até que a relação com uma das criadas acabou super mal. Até aí, nada de ruim. Os efeitos especiais não deixam em nada a desejar.
Chegando à década de 1970, acompanhamos a chegada de Victoria à mansão da família de Barnabás. Por um momento, eu realmente cheguei a acreditar que a história seria sobre ela, mas, ao longo do filme, Victoria foi sumindo em determinados momentos, o que não fazia o menor sentido. De repente, o foco voltou-se para Barnabás e a bruxa de seu passado, Angelique, que, adivinhem só?, ainda tomava conta da pequena cidade em que eles viviam, prosperando como um foguete com sua jogada cruel.
O momento que eu pensei que seria mais engraçado era o das divergências de épocas, de 1700 para 1970; na verdade, eu até achei que a história se passasse nos tempos atuais quando assisti ao trailer, mas vi que estava enganada. Existem alguns elementos que, realmente, causam estranhamento em Barnabás, como as ruas pavimentadas e um enorme letreiro do McDonald's com o qual ele se depara logo que é libertado do caixão. Mas até aí, o humor foi bem menos presente do que eu esperava.
Em resumo, Sombras da Noite foi uma decepção. Esperava uma boa história, boas risadas e tudo isso poderia estar garantido com bons atores no elenco. Mas os ingredientes simplesmente não se misturaram e eu fiquei com a sensação de ter visto um filme sem nexo que tinha tudo para ser incrível. Se vocês forem fãs de Johnny Depp, talvez queiram assisti-lo para prestigiar mais esse personagem ou, então para conferir mais essa parceria Johnny/Tim e Johnny/Helena Bonham Carter. Mas assistam por sua própria conta e risco. Para mim, foi uma compra que poderia ter sido substituída por outro DVD que está na minha lista de compras.
Uma pena.

Nota:


13 comentários:

Gabriel disse...

Oie :)

Nossa eu jurava que esse filme era bom , eu vi críticas muito positivas dele apesar de o trailer não ter me atraído muito , beijos !

http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

Gladys Sena disse...

Essa é a primeira resenha negativa que leio desse filme...

O Johnny Depp gosta de fazer personagens esquisitos, rsrs.

Ana Paula Barreto disse...

Não joguem pedras em mim, mas eu DETESTO o Johnny Depp! Quando vi o filme já não queria ver, mas fui atrás da nota no IMDb e minhas expectativas foram confirmadas: um filme bem mediano.
Agora com seu comentário, as portas foram fechadas de vez (tudo bem, já estavam fechadas. Estão trancadas! rs).
bjs

Kelry Caroline disse...

Eu gosto do Johnny e confesso que o papel dele no filme não me agradou!

Letícia Soares disse...

Já vi pelo menos uns 3 blogs falando sobre este filme, e nenhum deles falou muito bem... A maioria falou que essa não foi a melhor atuação do Johnny... Mas fazer o que, neh!? Nunca haverá outro piratas do caribe...kkkkk

alice aguiar disse...

eu nunca vi esse filme. antes eu era bem curiosa, mas depois de um tmepo nao quis mais ver nao
xp quase todo mundo que eu vi falando não disse boas coisas sabe

thaymisan c disse...

Oi Vê, tudo bem?
Francamente, eu achava que esse era um bom filme, mas já havia visto no filmow várias pessoas comentando a falta de nexo, que foi justamente o que você apontou. Acho que a gente espera de tudo em filmes com grande elenco. E é ruim criar uma expectativa tão grande pra depois não dá em nada, enfim! Vi ali do ladinho que cê tá lendo Sociedade Secreta, é isso mesmo? Nossa, série da minha vida! <3 Fez uma ótima escolha e aguardo resenha!

http://duplob.blogspot.com.br/


Beijos.

LehhMolon disse...

Poxa, esperava o mesmo que você deste filme, mas pela sua resenha não sei se vou querer assistir.
Adoooro o Johnny e os filmes dele, mas é bem isso, se o enredo não é bom não há ator que salve o filme.
Quem sabe ainda assisto, só pela curiosidade e por essa paixão por vampiros, rsrs.

Beijos querida
Letícia
Animus Book

Fernanda Faria disse...

Até hoje eu só vi duas resenhas desse filme, e todas duas foram negativas ;S Eu realmente havia pensado em assistir pelo Johnny Depp, mas depois da sua resenha eu realmente acho que não vale a pena.
beijos

JessicaLisboa disse...

Bem ainda nao tive a oportunidade de assistir esse filme, porem tenho minhas duvidas a respeito, minhas amigas gostaram do filme, porem o povo que resenhou o livro não gostou dele nao.

Manu Hitz disse...

Só curto os vampiros clássicos, com direito a um caçador desses seres horripilantes e muito sangue... não consigo encarar os engraçadinhos ou os românticos que ficaram na moda.

Clara Beatriz disse...

Poxa Vê gostei tanto deste filme! Só por ser do Johnny eu já amei. Agora ficou perfeito com a participação da Helena! Enfim gostei muito do filme, espero que tenha continuação!

Thaynara ribeiro disse...

Estou sempre acerta a filmes de vampiro, masss a sinopse já me desanimou. Não sei pq já não gostei. Não me chamou a atenção nenhuma parte da sinopse, nem da foto. Provavelmente não vou assistir.