terça-feira, 12 de março de 2013

#Resenha: O Mala - Mario Kostzer

O Mala: Manual de Identificação e Uso
Autor: Mario Kostzer
Editora: Belas-Letras
Número de páginas: 80
Sinopse: "Este é um guia para identificar as espécies de chatos que você precisa se esquivar todo dia, aquelas pessoas insuportáveis que ninguém quer carregar e, por isso, oportunamente ganharam o apelido de mala. Ou seja, este é um manual de sobrevivência, com doses refinadas do mais puro humor, para dar de presente a um amigo - com boas ou más intenções - ou para consumo próprio. Este livro também permite que cada um olhe para sua própria alça e descubra que grau de 'malice' já atingiu."

Este livro foi cortesia da editora Belas-Letras.


O Mala pode parecer aquele guia de sobrevivência sobre como lidar com malas, mas, na verdade, só faz esse trabalho de identificação. Eu tinha expectativas de que o livro seria engraçado, com as descrições dos vários tipos de mala, mas acabou sendo uma leitura mediana.
Identifiquei muitos malas descritos no livro, pessoas com as quais esbarramos no dia a dia, no entanto, acredito que tenha faltado a sacada para deixar o texto engraçado. Isso teria tornado a leitura muito mais dinâmica e prazerosa, acabei finalizando-a sentindo como se algo estivesse faltando, um diferencial.
O que eu gostei mesmo foi a parte visual, o layout do livro é super caprichado: capa dura com uma parte metalizada imitando um espelho, folhas acetinadas e várias ilustrações super bacanas. Erro mesmo eu só achei um, de digitação, mas nada grave.
Entre malas da internet, que repassam as famosas correntes, a crianças malas, que importunam a tudo e a todos sem reprimendas de suas mãos e até casais mala, o autor discorre sobre esse estranho e irritante ser que consegue nos tirar do sério nas mais diferentes áreas imagináveis; da internet à medicina, do futebol ao jornalismo. E pode acreditar que você identificará várias dessas situações, afinal de contas, pode até ser que elas sejam mais corriqueiras do que possa imaginar.
Eu indicaria a leitura a alguém curioso ou que gosta de livros no estilo guia; só digo que esperava bem mais dele, então, quem sabe, se vocês não elevarem muito as expectativas tenham uma experiência melhor que a minha? É uma leitura rápida, de uma sentada, então não posso dizer que o tempo foi perdido, foi interessante até certo ponto, mas não foi aquela leitura que eu estava esperando.
Leiam por sua própria conta e risco.

Nota:


11 comentários:

Ana Paula Barreto disse...

Não curto muito guias e este em especial não me atraiu. Todo mundo sabe quem são os malas, onde eles estão e como fazem para garantir o título! rs
Sei lá, não curti a proposta.
bjs

Camila Márcia disse...

Vê, eu realmente tenho curiosidade de ler,pois já li resenhas bem positivas, mas não sei se iria curtir tanto, sabe? Mas a curiosidade segue comigo. Talvez eu leia, talvez não... vejamos.


Bjs,
Camila Márcia
@camila_marcia
De Livro em Livro
Devaneios Fugazes

Gladys Sena disse...

Já não tinha muito interesse nesse livro e sua resenha me fez ver que não perco nada caso não o leia...

Kelry Caroline disse...

Adorei, sempre existe um mala com a gente não é mesmo.

alice aguiar disse...

não curti muito não sabe, eu acho que não gostaria da leitura

Letícia disse...

Gostei da resenha, mas não tenho interesse em ler.
E nem gostei muito da capa tbm.. =D


http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/

Manu Hitz disse...

Haja mala! Fiquei curiosa pra conhecer os tipos descritos... impossível não localizar os malas do nosso círculo de amizades e desafetos, principalmente, rsrs

Fernanda Faria disse...

Eu vi sua caixinha de correio primeiro e adorei quando você mostrou a capa =) é realmente linda. Mas infelizmente com a resenha eu não consegui ficar tão interessada assim para ler.
beijos

JessicaLisboa disse...

Ai nao me simpatizei com esse livro nao, sei lá nada nele me atriu

Clara Beatriz disse...

Gostei bastante da capa, acho ela bem interessante.
Mas o livro não chamou minha atenção, não faz meu gênero.

Thaynara ribeiro disse...

Sorri lendo a sinopse e esperava um livro super engraçado e divertido. Parece ser bem legal, eu gostei bastante, e espero ler logo pra saber os tipos de malas.