domingo, 7 de abril de 2013

#Indicação - Filme: Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (Abraham Lincoln: Vampire Hunter) - 2012

Nancy Lincoln (Robin McLeavy) é a mãe do presidente Abraham Lincoln (Benjamin Walker) e foi assassinada por uma criatura sobrenatural. Inconformado com o fato, ele declara uma guerra sem piedade contra os seres das trevas e começa a destruir todos os vampiros e os escravos que os ajudam. Dirigido por Timur Bekmambetov (O Procurado) e estrelado por Benjamin Walker, Dominic Cooper e Mary Elizabeth Winstead.

Se tinha um filme que eu estava louca para assistir desde antes do lançamento, esse filme era Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros. Embora eu não tenha lido o livro, coisa que meu pai fez e me assegurou de que era muito bom, sempre fico ansiosa pelas adaptações, ainda mais quando a história envolve vampiros.
Por isso, qual foi a minha decepcionante surpresa quando aluguei o filme no NOW durante o feriado e fiquei completamente aborrecida com o resultado que, afinal de contas, não era assim tão surpreendente. Talvez o livro seja muito mais detalhado no que diz respeito à história, mas, como ainda não li, só posso dizer que esse filme foi uma adaptação superficial, mas que não economizou em nada nas cenas de ação de efeitos especiais.
Quando Abraham era criança, viu sua mãe ser atacada por uma criatura que a deixou doente, sucumbindo logo no dia seguinte. Desde então, ele passou a procurar pelo homem (ou seria besta?) responsável pela morte de sua mãe, mesmo não sabendo exatamente com o que estaria lidando. Em busca apenas de vingança, Lincoln esbarra com Henry em um bar que, posteriormente, irá ajudá-lo a exterminar as criaturas que tem assombrado do Sul por muitos séculos.
E, embora seja uma tarefa difícil, e que precise ser mantida em completo segredo, Lincoln ainda consegue conciliá-la com um trabalho no mercado do Sr. Speed e até um namoro com a bela Mary. Só que suas matanças estão chamando a atenção do patriarca de toda essa nação de monstros que, inegavelmente, gostará de conhecê-lo.
Transcorrendo junto com sua futura carreira política, Lincoln se esquece momentaneamente de seus inimigos e passa a lutar contra tudo aquilo que os cerca e estão sob seu domínio. É aí que, então, eles se prepararão para o confronto final em meio a nada menos que a Guerra Civil.
Os pontos positivos do filme podem até maquiar um pouco o enredo corrido e superficial. Eu gostei bastante das cenas de confronto, dos efeitos especiais que estão impecáveis, mas, ainda assim, não consegui ir com a cara do ator que interpreta Lincoln. Eu não sei, mas tive a impressão de que ele deu um ar meio bolachão a um dos presidentes mais adorados e lembrados pelos norte-americanos.
Lincoln não só era atrapalhado como, mesmo treinado para matar vampiros, ainda continuou com certas falhas que, simplesmente, me davam nos nervos. No final das contas, eu me entreti muito mais com os elementos de cena do que com os próprios personagens. Infelizmente não existem comparações com o livro que eu possa fazer, mas acredito que seja muito mais rico em detalhes como todos os livros são em detrimento de suas adaptações cinematográficas.
Se você leu o livro, talvez queira se aventurar no filme, mas se você não leu, pense bem antes de assistir. Para mim, foi total decepção, eu esperava muito mais.

Nota:


9 comentários:

Francielle Lima disse...

Eu saí do cinema decepcionada e pensando que gastei meu dinheiro a toa ¬¬
Sinceramente?
Até as cenas de luta me deixaram com raiva, porque não gosto de filme de pancadaria sem sentido, o que aconteceu com esse.
A única parte que me agradou foi a ajuda da esposa dele que achei bem trabalhada, de resto, um filme que não recomendo. >.<


Post it and Scrapbook
@wynnis

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela dica Vê! Já assisti Abraham Lincoln Caçador de Vampiros e curti bastante. Beijo!

Ana Paula Barreto disse...

Nossa, eu não tenho vontade nenhuma de assistir este filme. Alguns amigos foram ver no cinema e odiaram. Talvez o livro seja melhor (e realmente deve ser), mas acho que não rolou muito bem com a adaptação.
bjs

Cristiane Silva disse...

Achei esse filme até legal, apesar de nem ter visto ainda :S
Estava querendo ver...

Gladys Sena disse...

Ah sinceramente não curto essas modificações com os originais.
Ultimamente estão vampirizando tudo, aff!

Fernanda Faria disse...

Eu ainda não vi esse filme, mas outro dia meu irmão estava assistindo, vi umas cenas e não me agradou em nada. Achei tão bizarro. Não quero assistir >.<

Clara Beatriz disse...

Ainda não assisti ao filme pois não gostei muito do trailer. Amo vampiros, mas achei o trailer do filme meio nojento. Não gosto quando alguns personagens me irritam, creio que ficaria bem brava assistindo este filme.

Manu Hitz disse...

Essa nova leitura dos clássicos é chamada de 'mashup literário', quando um clássico recebe uma mistura de situações sem ferir a originalidade do texto. Visa conquistar novos leitores e tb divertir o público com a presença de seres fantásticos, como zumbis, vampiros, etc. E contar um pouco da história oficial tb, em alguns casos.
Mas acho q essa versão do filme realmente não teve o sucesso esperado. Não gosto do excesso de efeitos usados... o livro, sim, ao lado de outros mashups, como de Jane Austen, parece ser beeeeem melhor.

Andreza Galvão disse...

Faz tempo que estou enrolando e não vejo o filme! haha Mas ainda pretendo vê-lo! E eu estava com uma grande expectativa; mas você só deu 2 estrelas?! Então quando eu for assistir já irei mais preparada. haha
E concordo com a Gladys, estão vampirizando tudo! :/
GFC: Andreza Galvão