terça-feira, 30 de abril de 2013

#Indicação - Filme: Branca de Neve e o Caçador

Branca de Neve e o Caçador (Snow White and the Huntsman) - 2012

Um rei viúvo caiu de amores por Ravenna (Charlize Theron) sem saber de seus terríveis planos de conquista e acaba morrendo, deixando para ela todo o seu reino. Para piorar a situação, a filha dele foi jogada em uma masmorra e lá ficou até se tornar uma bela jovem. Obcecada pela beleza e pela juventude, a Rainha não se cansa de perguntar ao seu oráculo para saber de existe alguém mais bela do que ela, até o dia em que a resposta não a agradou. Felizmente, Branca de Neve (Kristen Stewart) consegue fugir sem que seu coração seja arrancado e Ravenna se torne poderosa para sempre. Mas a malvada não desiste fácil e além da ajuda do irmão, um fiel escudeiro, ela contrata Eric (Chris Hemsworth), um exímio caçador para trazer sua presa de volta. Só que ele acaba descobrindo que a missão era um grande erro e vai ajudar a jovem em sua cruzada contra o reinado da malévola. Para isso, eles contarão também com o importante apoio dos seres da floresta e dos unidos sete anões mineiros.

Vamos relevar por um momento a lamentável escolha para protagonista em um filme que tinha tudo para ser interessante não fosse a falta de expressão daquela que estava destinada a luta contra a imperiosa rainha.
Mas ok, deixando isso de lado, vamos falar do filme que inspirou o livro (estranho isso, mas é verdade; você pode conferir a resenha dele aqui), dando uma releitura a um dos contos de fadas que, acredito, fez parte de muitas infâncias: Branca de Neve e os Sete Anões.
Nesse novo cenário, muito mais sombrio, a madrasta de Branca de Neve alcançou esse patamar não só através da beleza, como também de poder. Algo sobrenatural, que ninguém poderia imaginar. E ela entra para conquistar, não só o reino, como o poder e toda a beleza que puder adquirir, não importa por quais meios. E, é claro, nesse aspecto, Branca entra no meio, afinal, é uma garota muito delicada e bela que pode, facilmente competir com a beleza inegável na nova rainha.
Então, por muitos anos, a princesa é trancafiada em uma torre e, quando chega a hora, a tão esperada "ela é a mais bela de todas", Branca está frente a frente com a provável morte, então, nada mais justo do que tentar (e conseguir) escapar. Mas ela, perdida, acaba tomando o rumo errado e termina na floresta negra. Um lugar repugnante, onde muitos entram, mas apenas um conseguiu sair. E logo entendemos o por quê.
A rainha, sentindo que tem um grande problema nas mãos, resolve chamar esse sobrevivente da floresta, O Caçador, mais conhecido como Thor. Ele reluta, de início, não tem muito o que perder, seu histórico de bêbado e brigão guarda um passado triste e sofrido. Com uma promessa de mudança, ele parte em busca de Branca de Neve que, a essa hora, está mais do que perdida e grogue na floresta.
Acompanhado pelos guardas e o fiel escudeiro, o irmão de Ravena, Eric está determinado a acabar logo com isso, mas um pedido inesperado pode abrir seus olhos e tentar invocar o último resquício de honestidade e juízo que pode restar nele.
Eu não acho que Branca de Neve e o Caçador seja o filme, mas não vamos dizer que ele é de todo ruim. Tem efeitos especiais muito bons, um enredo sombrio e bem construído, atores que fazer interpretações interessantes. Mas eu simplesmente não consigo engolir a escolha da atriz para viver Branca de Neve. Isso não desce, não faz sentido.


Como interpretar o papel de uma princesa que precisa não só fugir de uma torre, passar por maus apuros e, de quebra, liderar um exército para, então, "duelar" com a rainha se você não tem a menor expressão do mundo? Os mesmos trejeitos que eu vi em Crepúsculo, eu vi em Os Mensageiros, em Branca de Neve e o Caçador e fora de tudo isso. Acredito que uma atriz que não consegue deixar de lado a mania de enroscar as pontas dos dedos no cabelo por mais diferente que seja o seu papel, então não pode assumir outro papel que não o de ela mesma.
Sinto muito, fãs da Kristen Stewart, mas ela não era a pessoa certa para viver essa personagem. Simplesmente não podia tornar Branca de Neve mais uma Bella Swan da vida. Precisávamos de intensidade, algo que realmente estivesse à altura da interpretação de Charlize Theron da Rainha Ravena, então as coisas estariam equilibradas. Mas não posso simplesmente nomear uma atriz que eu acho que cairia bem no papel, apenas bastaria ter impacto, aderir ao sentimento de revolução que toma conta do filme quando Branca de Neve foge do castelo.
Faltou essa química, faltou atitude e, então, poderíamos pensar que o filme teria potencial. Mas, sem isso, acho que fico com o livro mesmo, apesar dos pontos que apontei na resenha. Pelo menos lá tive a oportunidade de visualizar a personagem que mais se enquadraria para o papel e sua jornada. Uma pena que eles pecaram nessa parte. De resto, tudo nos conformes. Até o Chris tropeçou um pouco, mas prefiro ele com um martelo do que com um machado. rs

Nota:


8 comentários:

Clara Beatriz disse...

Ah eu adorei este filme, gostei do papel da Kristen, mas creio que ela ficou bem bella neste livro, muito boba, não conseguia ver as emoção nela. Mas eu adorei o filme em geral, os efeitos, tudo!

Cristiane Silva disse...

o filme é meio estranho, achei aquele final forçado e a atriz é muito Bella, lembrou demais essa personagem! Socorro vendo esse filme :S

Ana Paula Barreto disse...

Acho que vi um filme com a atriz (antes de Crepúsculo) e ela atuou realmente bem (para o papel). Como ainda não vi o filme, não posso afirmar nada, mas vi outras pessoas criticando a escolha para o papel de protagonista.
De qualquer forma, eu quero ver o filme, simplesmente por ser uma releitura de um dos meus contos favoritos. Espero que ela não tenha arruinado tudo mesmo. rs
bjs

Fernanda Faria disse...

Eu não gostei muito desse filme não ;/
Achei bem fraquinho.
beijos

Manu Hitz disse...

Exelente resenha!
Não sou fã nem curto a para-sempre-traidora Kristen, rsrs, desculpem, mas vai ficar difícil esquecer, rsrs...
Acho a revisita aos clássicos em uma versão moderna e poderosa sempre muito boa opção de diversão no cinema. Amava a história da Branca de Neve e vou conferir, sim, esse filme. Pela ação prometida, pela versão sombria e produção que achei maravilhosa. Não pela Branca, não mesmo, rsrs...

Andreza disse...

Acho a Kristen sem sal pra qualquer papel, mas enfim é só minha humilde opinião! :P
Não me interessei muito por esse filme! Não gostei dessa versão para o clássico original. hehe

alice aguiar disse...

sabe eu me empolguei tanto pra ver esse filme na epoca, e quando fui ver nao curti nao ;w;

Gladys Sena disse...

Não só você como a maioria questionou a escolha da atriz...
Não sou muito chegada a essas mudanças nos clássicos e nem assisti ao filme.
Talvez leia o livro... ainda não me decidi...