quarta-feira, 8 de maio de 2013

De pijama na cozinha #1

E finalmente temos uma seção de culinária no blog!


Aeaeaeae! Muita animação! Como vocês bem votaram, cá estou eu para compartilhar minhas experiências na cozinha.
Basicamente, nesse início, vamos começar devagar (obviamente) eu vou postar algumas dicas de preparo, utensílios indispensáveis e, também, ao final de cada post, deixarei a indicação de um livro, filme ou qualquer outra coisa que poderão inspirá-los a começar a cozinhar! Espero que gostem, passei os dias pensando em tudo o que faria com o maior carinho!
Vamos lá?

~~Utensílio indispensável: Batedor de arame (ou fue)


O nome pode parecer estranho e o objeto, ainda mais, mas você simplesmente não consegue sobreviver sem um fue na cozinha. Seja para bater uma simples omelete ou preparar um bolo ou incorporar uma mousse, o fue é um utensílio prático, leve e que, mais importante, dá leveza à massa que você estiver batendo, inclusive, impedindo-a de empelotar.
Desde que comecei a me interessar por cozinha, confesso que sou muito mais fã de fazer as receitas à mão do que colocá-las para bater na batedeira. Não sei, é algo tão mais gostoso, quase terapêutico. Você vai sentindo a massa tomar forma conforme vai batendo os ingredientes. As receitas que mais gosto de fazer à mão são a de brownie (que tem uma parte na batedeira, mas aí não dá para evitar) e torta salgada.
Atualmente existem vários tamanhos e os mais variados preços. O meu é um dos grandes e eu paguei em torno de R$20,00 nele. É muito versátil e vale à pena investir em um!


~~Dica culinária: Peneirando


Uma dica super bacana quando você for cozinhar é: peneire todos os ingredientes sólidos (farinha, açúcar, fermento, chocolate em pó etc.). Isso não só vai tirar qualquer tipo de impureza que possa existir, como também vai desfazer aqueles pelotinhos que geralmente ficam no açúcar e no chocolate em pó e, consequentemente, ajudará na hora de bater, diminuindo ainda mais os riscos de a massa empelotar.


Viram? Foi fácil e vocês já tem duas dicas super bacanas e indispensáveis se você estiver começando na cozinha ou, então, já tiver alguma prática!
Vocês já sabiam de alguma dessas dicas? Já colocaram em prática? Comentem! As receitas virão logo menos. ;)

E agora, a inspiração do dia...


Tire a inspiração do pequeno rato Rémy, um apaixonado pela cozinha refinada e mergulhe na tão amada Paris acompanhando o dia-a-dia de um restaurante renomado como o Gusteau's onde seu antigo dono, o chef Gusteau, tinha um lema: "qualquer um pode cozinhar". Uma das minhas animações favoritas e que, sem dúvidas, vai te deixar com vontade de cozinhar porque, afinal, se até um rato ou o desengonçado do Linguini podem cozinhar, por que não você?
Esse filme já foi indicado aqui no blog, confira.


Isso é tudo pessoal, espero que tenham gostado! Deixem suas opiniões, o que vocês gostariam de ver aqui, no De pijama na cozinha!


8 comentários:

Naty C disse...

Eu estou começando a cozinhar por pura necessidade. Sou de uma família onde todo mundo cozinha bem e gosta, então nunca me preocupei já que sempre tinha alguém para fazer o que eu queria comer. Mas agora fui meio que obrigada a cozinhar e estou começando a pegar gosto pela coisa.

Adorei a nova coluna e as dicas me foram uteis. Já tinha lido em algumas receitas " farinha peneirada", mas como a pessoa sem paciência que sou simplesmente ignorava rsrs Prometo que agora não faço mais isso.

Vanessa Llona disse...

Eu amo cozinhar para minha família mas quando estou com tempo. O fue é realmente indispensável.

alice aguiar disse...

cara eu cozinho, nao tao bem quanto queria mas me esforço xp

Jéssica Ribeiro disse...

Eu já sigo bem essas dicas, que aliás, são ótimas!
AAAAAAH, como eu amo cozinhar! Deu até vontade de cozinhar alguma coisa agora haha!
E Ratatouille é mais do que recomendado. É uma animação super divertida, vai garantir boas risadas e lições. Deve-se conferir!

Já amei a coluna, beijos.

Rossana Moraes disse...

Muito bom o post!
Eu tenho um batedor, não tenho peneirado, mas tenho uma peneira, acho que só muda o nome kkkkk
Eu já usava algumas das dicas, como peneirar as coisas, principalmente a farinha de trigo que tem uns bichinhos as vezes, ai nem arrisco botar direto na receita kkkk

Thicy Lopes disse...

Por alguma razão que não entendo eu e cozinhar não nos damos bem, o que é uma pena =/
Quem sabe essa coluna venha a me ajudar =D

Amanda Péres disse...

Haja força de vontade para fazer claras em neve com batedor desse, né? rsrsrs
Já assisti o filme e curti! :)

Gladys Sena disse...

Gostei da nova coluna, =D


Ratatouille é ótimo, bem divertido, :)