segunda-feira, 27 de maio de 2013

De pijama na cozinha #2

Depois do primeiro post e de um muito atrasado segundo post, hoje é mais uma edição do De pijama na cozinha!


Preparados para as dicas de hoje?

~~Utensílio indispensável: Pão duro


De várias cores, em vários materiais, o pão duro é um utensílio que você pode usar de várias formas. Seja para mexer o chocolate derretendo em banho maria, misturando uma massa ou limpando a vasilha para terminar de despejar a massa em uma assadeira.
Essas espátulas flexíveis e resistentes são o máximo, não só porque você pode colecionar várias cores e estilos, mas também pode ser usado em tudo. Eu gosto de utilizar mais para incorporar ingredientes e ajudar na hora de despejar a massa em uma assadeira, não deixa nem um tiquinho para trás, evitando os desperdícios.
Vocês podem encontrar em lojas de utensílios culinários e supermercados, de vários tamanhos, cores e cabos dos mais diferentes materiais, desde alumínio até plástico. Só escolher e se divertir.


~~Dica culinária: Temperatura


Às vezes, nas receitas, nos é pedido que alguns ingredientes estejam em temperatura ambiente como, por exemplo, a manteiga. Mas é importante que não só ela esteja em temperatura ambiente como, também, os ovos e o leite. Deixar os ingredientes em temperatura ambiente é essencial para evitar que a receita desande, principalmente quando ela leva fermento o que, é claro, não quer dizer que seja apenas nesse caso. Retirar os ingredientes da geladeira um tempo antes de você começar a receita deve ser um hábito. Os ingredientes se misturarão com maior facilidade e evitarão choques térmicos que podem arruinar seu bolo, pão ou o que for.
Sem contar que ajuda muito na organização, separar os ingredientes com relativa antecedência facilita na hora de começar a cozinhar e torna tudo mais prático. Então deixe ovos, leite (se preferir, dê uma breve aquecida em uma leiteira) e manteiga fora da geladeira e aumente as chances de ter sucesso na sua receita!

Super prático, né? Esse foi um hábito que eu aprendi com a minha mãe e tem dado super certo!

E a inspiração do dia é...

Esse, confesso, é um filme relativamente difícil de se encontrar. Entre o Estádio e a Cozinha retrata a vida de um jovem garoto que se vê dividido entre a paixão de seu pai, que é o baseball, e que o empurra em uma posição importante no time, e sua própria paixão, que é a culinária. Eddie se dá muito bem no esporte, assim como também se sai particularmente bem na aula de economia doméstica e, quando surge uma oportunidade de competir sério fazendo o que ele mais gosta, ele se vê sem saída: contar ou não ao pai sobre sua verdadeira e apaixonante habilidade?
O filme é bem antigo, mas eu nunca me esqueci dele. Não só retrata o relativo preconceito com homens, principalmente garotos, que gostam de cozinha com aquela velha visão de que lugar de menino é no campo, jogando qualquer esporte que seja. Se vocês conseguirem encontrá-lo em algum lugar, assistam; é bem divertido!

E então, gostaram? Não deixem de comentar e me desculpem pela demora na postagem! ;)


5 comentários:

Naty C disse...

Descobri a utilidade do pão duro esse dias na prática. Ele realmente facilita muito o trabalho.
Confesso que sou daquelas que mal lê a receita antes de começar a fazer, vou pegando tudo da geladeira na hora de usar e guardando depois. Deve ser por isso que nunca faço um bolo descente rsrs Mas agora vou tentar mudar esse hábito.

Rossana Moraes disse...

De muita utilidade essas suas dicas.
Eu não conhecia essa paleta como Pão Duro kkkkk
O dos alimentos em temperatura ambiente eu utilizava.
Ah, vou assistir esse filme pra conferir :)

Thicy Lopes disse...

Estou achando essa coluna bem útil!!

Amanda Péres disse...

Quando você disse "pão duro", pensei que fosse um dos ingredientes de uma receita! kkkkkkkkkkk
Não sabia dessa de que os ingredientes devem estar em temperatura ambiente, bom para eu aprender quando casar... rsrsrs

Gladys Sena disse...

Nunca tinha ouvido falar do filme 'Entre o Estádio e a Cozinha'. Deve ser bem difícil de achar mesmo!!
Gostei do post, bem útil, =D