sábado, 15 de junho de 2013

De pijama na cozinha #3

Estamos ainda bem no começo das postagens dessa seção, mas acho que já posso compartilhar com vocês a primeira receita que eu fiz e, não foi bem uma receita, mas, bem, é uma ótima dica para quem está começando a cozinhar!


~~Aprendendo a cozinhar

Quando comecei a mexer na cozinha, sabia que não poderia tentar fazer imediatamente as receitas que a minha mãe fazia, do zero, reunindo todos os ingredientes e tudo o mais.
Por isso, precisava buscar algo prático, que não demandasse muita técnica. Então optei pelo bolo de pacotinho.
São misturas prontas, nas quais você só precisa acrescentar alguns ingredientes, no meu caso, ovos, leite e manteiga, misturar por alguns minutinhos na batedeira e tcharã! Já está pronto para ir ao forno e o resto é com ele.
Existem várias marcas, como Dona Benta, Dr. Oetker, Fleischmann, Renata, Yoki, mas a que eu gosto mesmo é Fleischmann:


Os sabores que eu mais gosto de fazer são o de chocomenta e cappuccino. Muito gostosos mesmo!
E é super prático: basta adicionar a manteiga, o leite e os ovos (na medida pedida no verso da embalagem; em temperatura ambiente, como eu já ensinei aqui), bater de 5 a 7 minutinhos na batedeira, transferir para uma assadeira untada e enfarinhada e levar ao for pré-aquecido pelo tempo correspondente ao formato de forma que você escolheu usar.
Tem coisa mais simples do que isso? Sem contar que é um ótimo começo, afinal, você já pode ir treinando para quebrar os ovos!


~~Dica culinária: Eliminando o cheiro


Se alguém não sabe, pelo menos já deve ter ouvido falar do famoso "cheiro de ovo". É um cheiro desagradável que fica tanto na cozinha, como nos utensílios ou no próprio produto final depois de cozinharmos.
Para se livrar desse cheiro, basta fazer algo bem simples: retirar a pele da gema do ovo. Como? Quebre o ovo em um recipiente separado e belisque a gema até que a pele saia. É um pouco escorregadio, mas relativamente fácil. Pode não sair completamente de primeira, por isso cheque novamente, se for o caso.
E pronto. O cheiro não vai aparecer e você pode cozinhar à vontade, o sucesso da sua receita estará garantido!


E a inspiração do dia é...

Quem vai pra cozinha? é um dos meus livros favoritos, que eu leio desde que estava na 4ª série. A história gira em torno de Fernando que está levando a sobrinhada e dois agregados para passar uns dias na praia. O que nenhum deles sabe é que a casa está absolutamente caindo aos pedaços e que, logo quando chegam, cai uma chuva daquelas!
A solução? Colocar as crianças para cozinhar e elas se saem tremendamente bem! As receitas que são citadas ao longo de todo o livro podem ser conferidas ao final, organizadas em bebidas, doces e salgados. São várias opções!
Vale muito a pena a leitura, é uma delícia e muitas risadas são garantidas além de, é claro, várias receitas!


Espero que tenham gostado do post de hoje, não deixem de comentar!


7 comentários:

Rodrigo Lessa disse...

Olha, o livro parece ser super simples e bem bacana. Quero ler, adoro quando o blogueiro indica livros que não são um lançamento do mês de alguma editora, porque ai vemos ele bem raramente, devido ao tempo dele ter passado. Eu gosto de mexer na cozinha huasua, estou aberto a aprender tudo que quiserem me ensinar *-*

Veezinha disse...

Ele é super bacana, Rodrigo. Uma leitura divertida e que sempre repito de tempos em tempos, sou absolutamente apaixonada por ele!
Eu ainda estou aprendendo rsrs Mas espero poder ensinar alguma coisa, afinal, estamos em eterno aprendizado, não é?


xx

alice aguiar disse...

*-* cara o livrinho parece ser legal.
curti e eu nem conhecia

Gabriel Sousa disse...

Que meiga a capa do livrinho, awm *-*
Tenho que comprar livrinhos de receita aqui pra casa porque todo mundo (inclusive minha mãe) é péssimo na cozinha!

Fernanda Faria disse...

Oi Vê, eu adoro cozinhar. Qualquer dia eu te passo umas receitas hahaha! Também faço bolo de caixinha. O de limão da Fleischmann é ótimo, já experimentou? Uma dica que minha mãe me ensinou é colocar 1 colher de sopa de fermento ( sim! eu sei que ele já tem fermento) Mas coloca uma extra para você ver. Ele tira totalmente o gosto de bolo de caixinha.
Beijocas

Veezinha disse...

Oi Fer!
Ainda não fiz não, mas o sabor não é fraquinho? Porque eu testei o de abacaxi e quase não tinha gosto :/ Sério que fica bom colocar fermento? Olha, vou testar essa sua dica, obrigada! :D Não sabia dessa rsrs
E pode passar as receitas sim, fique à vontade!

xx

Naty C disse...

Você não vai acreditar na quantidade de bolo de pacotinho que eu consegui estragar durante minha curta vida. Ainda bem que atualmente isso não acontece mais rsrs
Não sabia desse truque do ovo, vou testar!