terça-feira, 18 de junho de 2013

#Indicação - Filme: Além da Escuridão - Star Trek

Além da Escuridão - Star Trek (Star Trek Into Darkness) - 2013

Em sua nova missão, a tripulação da nave Enterprise é enviada para um planeta primitivo, que está prestes a ser destruído devido à erupção de um vulcão. Spock (Zachary Quinto) é enviado para dentro do vulcão, onde deve deixar um dispositivo que irá congelar a lava incandescente. Entretanto, problemas inesperados fazem com que ele fique preso dentro do vulcão, sem ter como sair. Para salvá-lo, James T. Kirk (Chris Pine) ordena que a Enterprise saia de seu esconderijo no fundo do mar, o que faz com que a nave seja vista pelos seres primitivos que habitam o planeta. Esta é uma grave violação das regras da Frota Estelar, o que faz com que Kirk perca o comando da nave para o capitão Pike (Bruce Greenwood). A situação muda por completo quando John Harrison (Benedict Cumberbatch), um renegado da Frota Estelar, coordena um ataque a uma biblioteca pública, que oculta uma importante base da organização. Não demora muito para que Kirk seja reconduzido ao posto de capitão da Enterprise e enviado para capturar Harrison em um planetóide dentro do império klingon, que está à beira de uma guerra com a Federação.

Nunca fui fã de Star Trek, Star Wars, Star sei lá... Então, confesso desde já que meu principal motivo para ter me sentado na poltrona do cinema ontem para assistir a Além da Escuridão - Star Trek foi o ator que estaria interpretando o vilão da vez: Benedict Cumberbatch. Então lá fui eu, sem saber de nada além de quem era Capitão Kirk, Spock e a Enterprise. Noções bem básicas mesmo, mas que me ajudaram a não ficar (completamente) perdida.
Após uma missão que quase resultou na morte de toda a sua tripulação, Kirk enfrenta problemas e é rebaixado de seu posto de capitão, tendo Spock sido designado para outra nave. Mas a detonação de uma biblioteca pública no centro de Londres muda todos os planos da Frota e os principais líderes se reúnem, ficando vulneráveis a um ataque surpresa do inimigo já conhecido: John Harrison.
Teletransportado para Kronos, o único local para onde os membros da Frota não podem ir, Kirk parte em uma missão especial, de emergência, para caçar John e matá-lo, vingando seus ataques. Tudo muda, no entanto, quando eles são pegos pelos habitantes de Kronos e defendidos pelo traidor que, em seguida, rende-se e é levado até a nave, que está com defeito. Lá, John finalmente revela sua verdadeira identidade e qual é o seu propósito na Frota, o que pode colocar toda a tripulação em perigo.
Fiquei um pouco perdida em alguns momentos do filme, mais pelo cenário e sobre a atuação da Frota Estelar, além da história de alguns personagens; mas eu diria que, com o conhecimento básico Kirk-Spock-Enterprise, dá para aproveitar o filme. Fiquei deslumbrada, absolutamente nervosa com as cenas de ação, os efeitos especiais são impecáveis e, claro, a cereja no topo do bolo: nosso vilão.


Benny, Benny, Benny. Se eu já o acho muito excêntrico como Sherlock Holmes na série da BBC, imaginem interpretando o maquiavélico John Harrison. É um destaque. Ele foi responsável por 99% do meu nervosismo nas partes mais tensas do filme, aquelas realmente de torcer e estralar os dedos, mordendo vorazmente a bala de gelatina que eu havia levado comigo e, sem dúvida, também me fez reclamar muito comigo mesma e com a tela do cinema.
Sou daquelas que assiste ao filme e conversa com os personagens, reclama, dá conselhos, avisa do perigo iminente. Coitado de quem fica do meu lado. rs Mas eu não consegui sossegar um minuto na poltrona do cinema, adrenalina pura, muita inquietação, muitas explosões, muitas intrigas. Em dado momento você não sabe mais quem está falando a verdade! Isso é sempre o ponto alto de um filme: os dois lados de uma moeda. Em qual acreditar? Até eu fiquei em dúvida.
Apesar de torcer o nariz para os filmes de Star Trek e Star Wars, dar uma chance foi muito bom porque eu fiquei impressionada com a qualidade do filme, não só na história como também nos efeitos e nas atuações. Foi tudo impecável e eu adorei, de verdade. Estou até pensando em assistir ao primeiro filme e procurar entender um pouco mais dessa história. Saber quais as origens desses personagens, suas relações e tudo o mais.
E preciso, ainda, ressaltar, que Spock é muito engraçado. Seu comportamento politicamente correto e seus comentários sutis foram motivo de muitas risadas, mesmo nos momentos mais tensos. Personagem bem peculiar ele.
Indico o filme aos fãs da série, aos fãs do Chris Pine, aos fãs do Benedict, aos não-fãs, mas curiosos ou aos fãs de um filme bem feito! Divirtam-se, pois não há tédio em Além da Escuridão!

Nota:


9 comentários:

Gabriel Sousa disse...

''Nunca fui fã de Star Trek, Star Wars, Star sei lá'' kkk tipo eu.

A única coisa que eu sei sobre Star Trek era o que o Junior comentava em Eu a Patroa e As Crianças rsrs mas já que você também não entendei muito e não ficou tãaao perdida, acho que dá pra assistir né?
Acho que finalmente achei alguém que também é fã dos vilões das história rçrç
Abraços ;*

Rodrigo Lessa disse...

SIIIIM, nem fale!!! Vou assistir esse filme. Estou prometendo pra mim mesmo UAHUH, A capa é sensacional, nÚ. Puts, Além da Escuridão é um nome tão chamativo que eu chego até a vomitar arco-íris. Quero muito assistir rs. Demois de Minha Mãe é uma peça. Um filme assim é o que eu sempre gosto, do inicio ao fim me prendendo, se bem que quase todos os filmes que ja assistir fizeram isso rsrs, pq sou muito fã mesmo de filmes, de qualquer tipo. :D Adoro isso.

Camila Darc disse...

Ve, confesso que nunca gostei de Star Trek... na verdade nao é um filme que eu esteja ansiosa para assistir, embora eu veja mta gente ansiosa :D

Beijos

http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

Veezinha disse...

Também fiquei muito surpresa por gostar deste Star Trek, Naty; valeu muito a pena e, agora, quero assistir ao anterior. Benny arrasou na atuação!

xx

Fernanda Faria disse...

Eu nunca gostei de nada do tipo Star Trek, Star War e derivados, sempre achei tudo muito chato ¬¬ Mas depois dessa indicação sua, tenho que arrumar esse filme para ver tipo URGENTE! Vou procurar os antigos para ver novamente também. Beijos

Gabriel disse...

Esse mês quero assistir uns 5 filmes no cinema, Star Trek é um deles acho que vai ser demais pelo o que você disse na sua resenha !!

http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

Naty C disse...

Eu nunca tinha assistido Star Trek ou Star War até alguns dias atras quando vi o último Star Trek. Fiquei surpresa por até ter gostado, tanto do filme em si como da personalidade dos personagens.

Pretendo assistir essa sequencia, principalmente para ver o Benny em ação rsrs

Veezinha disse...

Sem dúvidas dá para assistir, Gabriel. E, a propósito, seja bem vindo de volta! :D
É mais comum eu acabar gostando de vilões nos livros, que tem aquela pegada sensual, bad boy, proibida rsrsrs mas nesse filme eu ~tive~ que abrir uma exceção!

xx

Veezinha disse...

Tem lançamentos muito bons nesses últimos meses, Gabriel, fica até meio difícil escolher qual assistir primeiro. Fui ver Star Trek sem saber exatamente no que estava me metendo, mas gostei muito! Muito bom o filme :D

xx