sábado, 15 de junho de 2013

#Indicação - Série: Gigantes da Indústria

Gigantes da Indústria - Exibida no Brasil pelo History Channel.
Número de episódios: 08 (até agora)

Sobre o que fala?

A América não foi descoberta, foi construída. Os nomes Rockefeller, Vanderbilt, Carnegie, Astor, Ford e Morgan são sinônimos do chamado "sonho americano". Eles desenvolveram uma visão ousada e criaram grandes indústrias que foram base para o progresso no mundo. São indústrias de combustível, estradas de ferro, aço, transportes, automóvel e finanças. Eles estabeleceram políticas econômicas, se envolveram em eleições presidenciais, e sua influência sobre os acontecimentos mais importantes do século passado é incalculável.

Minhas Convicções:

Apesar de não tratar-se de uma série como as outras, possuindo alto teor histórico e baseada em fatos reais, Gigantes da Indústria é uma ótima oportunidade para entender melhor como os Estados Unidos se desenvolveram, começando logo após o término da Guerra Civil e a morte do presidente Abraham Lincoln.
Reunindo verdadeiros visionários da época e cada um deles na própria especialidade, a série promete demonstrar como suas histórias foram construídas e, muitas vezes, cruzadas entre si.
Começamos com Vanderbilt, um dos homens mais ricos do século XIX, investiu e fez fortuna no ramo ferroviário; conhecido como "O Comandante", era extremamente competitivo e duro e contribuiu não só para deixar seu nome marcado na história, como também para o desenvolvimento de uma linha de transportes de carga mais eficiente.
Também somos apresentados a Rockefeller, oriundo de uma família simples, que está apostando seu dinheiro no petróleo. Vanderbilt logo cruza seu caminho quando decide procurar um aliado e uma nova forma de investimento: o transporte do petróleo, cuja exploração aumenta a cada dia.
Além desses dois, outros grandes nomes entrarão na história como Henry Ford, o responsável pela primeira linha de montagem industrial que, depois, expandiu-se para todo o mundo, e dono de uma das maiores empresas automobilísticas de todos os tempos. Andrew Carnegie construiu seu império na indústria do aço tendo, antes, investido em petróleo e ferro. J. P. Morgan foi um dos maiores banqueiros de sua época e ajudou a formar a empresa General Eletric, tendo investido em aço, ferrovias e eletricidade.
Mas não espere apenas o lado bom das coisas, por trás de todo o sucesso e fortuna podem existir propina, vingança, muita competição e várias alianças. E, com a ajuda de vários especialistas, dentre historiadores, biógrafos e atuais grandes empreendedores, a história será lentamente contada, com todos os seus elos fechando-se a cada episódio.
Eu gosto muito de história e a série me chamou particularmente a atenção por se tratar de homens à frente de seu tempo, capazes de jogar, investir, acreditar, criar, quando ninguém mais iria. A História está sempre cheia de visionários, mas com o tempo, isso foi-se perdendo, na minha opinião. As ideias e inovações que essas pessoas conseguiam realizar há centenas de anos atrás é simplesmente fascinante. E pensar que, hoje, temos muitos recursos, mas tudo parece uma reciclagem de ideias, não há mais tantas revoluções quanto antigamente.
Uma verdadeira aula de História, que vale muito a pena. Super bem produzida e que eu indico, sem dúvidas!

Onde?

Domingos, às 22h no History Channel.

Nota:


7 comentários:

Rodrigo Lessa disse...

Gostaria de assistir. Deve ser muito interessante. Ainda mais que esse ano estou ficando muito excitado em leituras de contextos historicos, e eu adoro os EUA. Gostaria de saber mesmo a evolução deles, atraves dessa seérie. Não conhecia a série, gostei bastante.

Veezinha disse...

É uma ótima oportunidade, Rodrigo! Tem todo esse ambiente revolucionário e, o que é melhor, baseado em fatos reais! Você vê pessoas de verdade comentando sobre os acontecimentos da época. É muito legal!


xx

Gabriel Sousa disse...

História? nãaaaaao

Estou apenas fugindo de história no momento kkk Quero fantasia e ficção, quando ouço palavra história já saio correndo rsrs

Um defeitinho meu não gostar de história, rsrs

Veezinha disse...

Tente sim, Naty; ao que parece, eles começaram a reprisar os episódios vários dias da semana, principalmente no domingo, em vários horários. Dá para pegar tranquilo :D

xx

Fernanda Faria disse...

Gostei dessa indicação de seriado, mas eu já assisto tantos, que se pegar mais um vou ficar perdida. ahahah
beijos

Taberna da História disse...

Quem quiser baixar a série completa e em HD pode acessar o link abaixo.

http://taberna.inpauta.com/tag/gigantes-da-industria/

Naty C disse...

Adorei a ideia desse seriado, gosto muito quando o enredo é baseado em fatos reais. Eu vi o comercial no History, mas nunca consegui assistir pq perdia o horário. Vou tentar ver essa noite.