sexta-feira, 12 de julho de 2013

De pijama na cozinha #4

Agora que já dei algumas dicas, acho que podemos dar um passo adiante e seguir para a primeira receita. Eu confesso que, quando ouvi falar dela, fiquei muito cética. Pensava "Três minutos? Sério? Não é o suficiente." Mas, logo na primeira vez que eu fiz, fiquei absolutamente encantada. Tinha dado muito certo! E o melhor: ficou uma graça!
Então vamos à nossa primeira receita?

~~Bolo de Caneca



Ingredientes:

- 1 ovo pequeno;
- 4 colheres (sopa) de leite;
- 4 colheres (sopa) de açúcar;
- 3 colheres (sopa) de óleo;
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó;
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo;
- 1 colher (café) de fermento;

Modo de Preparo:

- Misture todos os ingredientes em um recipiente até obter uma mistura homogênea;
- Transfira para uma caneca que possa ir ao micro-ondas;
- Leve ao micro-ondas em potência alta por 3 minutos;
- Retira e consuma ainda quente.


~~Lembretes

Não se esqueçam de aplicar à receita todas as dicas que já passei aqui no blog, os ingredientes em temperatura ambiente, retirar a pele da gema do ovo, peneirar os ingredientes secos, tudo isso contribuirá para que o seu bolo de caneca saia ainda mais fofinho.
Na hora de misturar, você tem a opção de misturar direto na caneca em que ele irá assar. Eu fiz isso na primeira vez e não deu muito certo, já que o espaço é bem limitado e a bagunça é iminente. Por isso prefiro misturar à parte, em uma tigela mais espaçosa, usando um fue e depois transferir para a caneca, sem muita sujeita, que fica bem melhor!


~~Alternativa prática


Mas, se você estiver com pressa ou quiser tentar algo menos "complexo" antes de ir para a receita do bolo de caneca, existe a mistura para bolo de caneca da Dr. Oetker. Quando a minha mãe trouxe do supermercado, eu não acreditei. Só tem um probleminha: na embalagem, bem depois das instruções, vem uma pequena observação; o tempo de preparo é baseado em um micro-ondas com potência de 900W.
Fiquei pensando "E agora?", meu micro-ondas não tem 900W, mas 800, então fui vasculhando na internet até que vi em um blog para colocar ao invés de 1'10, 2'10 e deu certo.
Então é ainda mais simples: basta você pegar o pacotinho de mistura para bolo e adicionar 5 colheres (sopa) de leite, misture bem e leve ao micro-ondas. Se a potência do seu for de 900W, o tempo é de 1'10; se for 800W, como o meu, tente colocar 2'10. Lembrando que é em potência alta!
Eu gostei bastante dos sabores laranja, formigueiro e brigadeiro. Ainda preciso experimentar o de baunilha e brownie. É bem suave e uma opção muito prática!


Espero que tenham gostado! Se tiverem mais alguma dica de bolo de caneca, não deixem de comentar! ;)


2 comentários:

Andreza Galvão disse...

Não sabia que tem a mistura para bolo de caneca! Vou tentar fazer e volto aqui pra contar como ficou! :B

Beijos,
http://sonhos-em-paginas.blogspot.com.br/

Rodrigo Lessa disse...

:oooooooooooooooo Vou fazer agora mesmo, até porque lendo Divergente aqui, eu já me sinto da facção da Audácia UHUHSA (MAS SOU ERUDIÇÃO '-', fiz o teste -n )Gente, muito prático esse bolinho, muito bom!