sexta-feira, 5 de julho de 2013

#Indicação - Filme: Jogos Vorazes

Jogos Vorazes (The Hunger Games) - 2012

Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando , com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

Compre: Saraiva | Submarino


A princípio, Jogos Vorazes não foi um livro que me atraiu. Li a sinopse, vi toda a blogosfera comentando sobre ele, percebi amigos e pessoas ao meu redor lendo os livros da trilogia e, ainda assim, não consegui me interessar em lê-lo. No entanto, a curiosidade pelo filme surgiu. Assisti ao trailer e pensei "Bom, por que não?" Sempre comento aqui no blog que, na maioria das vezes, gostando ou não do filme, eu daria uma chance ao livro que originou a adaptação cinematográfica, afinal, nunca se deve comparar um livro e o seu filme.
Só que, no caso de Jogos Vorazes, minha insatisfação com o filme só me fez querer passar ainda mais longe do livro. Já não era uma possibilidade que eu considerava muito, depois, então, eliminei-a completamente da minha cabeça. E ainda dizem que o filme foi "leve" em diversos aspectos se comparado ao livro...
É um daqueles filmes em que, desde o começo, você não sabe em quem confiar. Fica observando todos os personagens que vão aparecendo, estudando suas ações e atitudes, mas sempre fica com um pé atrás na hora de avaliá-lo como confiável para acompanhar a protagonista, Katniss. Afinal, estamos em um futuro onde o governo é absolutamente opressor, principalmente após uma revolta, e mantém as rédeas bem curtas; as disparidades entre os distritos são bem visíveis e os Jogos Vorazes foram estabelecidos como um pacto entre esses distritos para lembrá-los dessa revolução fracassada.
Na verdade, logo percebemos que tudo isso não passa de um belo circo, onde o que mais importa são as aparências, um verdadeiro show, dos mais bizarros, é verdade, mas feito para o absoluto entretenimento de várias pessoas. Não importa que os tributos estejam lá para matar uns aos outros, não importa que sejam apenas crianças, jovens, não importa que vivam na miséria, que tenham seus próprios problemas; os jogos são inescrupulosos, impiedosos e lá só há duas opções: ou você mata ou você morre.
O filme não me transmitiu uma emoção do tipo aventureira, foi mais um incômodo, um nervosismo irritante, eu não via um horizonte, não conseguia torcer para ninguém, embora Katniss fosse a única pessoa confiável daquele lugar. Era ela contra o resto do mundo. Mas, ainda assim, precisava jogar sob certas regras. Todo o mundo precisava. E eu esperava que, ao final, certas coisas mudassem, mas o que vi foram apenas rachaduras no grande sistema totalitário que cerca essa nova civilização. É um avanço, mas eu poderia jurar que haveria um maior progresso, uma maior revolta.
Os efeitos especiais são bons, embora eu tenha encontrado algumas falhas, em alguns pontos ele poderia ter sido melhor trabalhado, mas, em geral, foi satisfatório. Os atores são bons, o figurino é bem diferente e pode parecer excêntrico, mas acho que, se você já assistiu a um filme futurista, deve imaginar como todos gostam de exagerar nesse quesito.
Não fiquei nem um pouco animada para o próximo filme e menos ainda para pegar os livros para ler. Simplesmente não funcionou para mim.

Nota:

E vocês? Já assistiram/leram Jogos Vorazes? Tiveram uma boa experiência? Não deixem de comentar! Adoraria ler alguns pontos de vista positivos. :)


7 comentários:

Gabriel Sousa disse...

Vê pelo amor de Deus, me siga que você mudou de ideia e vai ler Jogos Vorazes!!!

O Livro é MUUUITO diferente do filme. O filme é mais leve em bastante aspectos e isso faz com que pareca que é um romance jovem e blá blá mas no livro a cena é outra!

Gostei do filme mas não foi aquela coisa OMG, espero que em chamas seja melhor (pelo menos o livro é rs)
Vê você tem que ler a trilogia, sério! é muito bom!
Abraços ^-^

Gabriel disse...

Meuu deus do céu leia Hunger Games <3 sou hiper mega fã da Suzanne acho o trabalho dela magnífico

Veezinha disse...

Sei não Gabriel, Jogos Vorazes não era uma trilogia que eu tinha em mente mesmo antes de assistir ao filme. Não foi um livro que eu li a sinopse e disse "Meu Deus, esse eu tenho que ler". Ouvi muitas coisas boas sobre os livros, mas acho que não é para mim. :)

xx

alice aguiar disse...

eu odiei esse filme D:

Rodrigo Lessa disse...

2 estrelas? :( Eu dou 5 para Jogos Vorazes. Eu assisti o filme 2 vezes e a mei, acho que fiquei fascinado pela forma do jogo que era Jogos Vorazes, um jogo de morte e ainda porque não conhecia nada da trilogia e fui ao cinema assisti algo tao inovador e diferente para mim. Gostei de mais, espero ler os livros logo logo! *-*

Veezinha disse...

Fico feliz que tenha gostado, Rodrigo, foi o que percebi em muitas opiniões que li, mas comigo foi justamente nesse ponto que não casou. Esse jogo de morte me deixou completamente desconfortável e o que você achou inovador eu achei de péssimo gosto, o que acabou gerando um grande mal estar.
Mas são coisas que acontecem; eu esperava gostar do filme só que não rolou. Uma pena :/

xx

Nina Moto disse...

AHh tendi pq vc não viu o segundo xD... Mas é tão legal algumas cenas *u*