terça-feira, 20 de agosto de 2013

#Indicação - Filme: Jamaica Abaixo de Zero


Jamaica Abaixo de Zero (Cool Runnings) - 1993

Nas Olimpíadas, Irwin Flitzer (John Candy) desgraçou a si mesmo quando colocou pesos extras no seu time de trenó, fazendo com que ele tivesse de devolver sua medalha de ouro. Alguns anos depois, Derice Bannock (Leon), um jamaicano filho de um antigo amigo de Irwin, fracassa para se classificar como velocista para a prova de 100 metros nas Olimpíadas, por causa de um estúpido acidente. Mas quando Derice descobre que Flitzer também vive na Jamaica, ele decide ir para as Olimpíadas de qualquer jeito, não como um corredor mas liderando uma equipe de trenó. Após alguns problemas iniciais, é então formada a primeira equipe de trenó da Jamaica, que ruma para Calgary, Canadá, onde se realizam os Jogos de Inverno. Em uma temperatura bastante baixa, Derice, Sanka (Doug E. Doug), Junior (Rawle D. Lewis) e Yul (Malik Yoba) são zombados por todos, pois ninguém imagina que um time de trenó da Jamaica comandado por um treinador desacreditado seja sério. Mas uma equipe cheia de autoconfiança pode causar surpresas nos Jogos que estão por vir.


Agora, digam-me: como a Jamaica, país muito bem representado em provas de atletismo, contando com "o raio" Usain Bolt, sinônimo de calor e agilidade, poderia acabar nas Olimpíadas de Inverno, em uma competição de trenó (bobsled)? Pois essa acaba sendo a única opção de Derice para participar de uma Olimpíada depois que ele não consegue sequer completar a prova classificatória dos 100 metros por culpa de um tropeço de Junior. Desesperado e decepcionado por tanto tempo de treinamento jogado fora em questão de segundos, ele vai em busca de Irwin, um antigo amigo de seu pai que há muito tempo defendia que jamaicanos seriam ótimos atletas para competir com o trenó, por se tratarem de talentosos velocistas.
Derrotado após uma trapaça, Irwin não quer mais saber de trenós e muito menos de Olimpíadas, por isso leva algum tempo até que Derice, com a ajuda de seu amigo, Sanka, convençam o atleta aposentado a treiná-los para as Olimpíadas de Inverno. E a descrença começa daí; Irwin é só o primeiro a duvidar do enorme potencial que esses rapazes poderão demonstrar. Como as equipes de bobsled precisam de 4 integrantes, Derice e Sanka tentam recrutar qualquer outra pessoa da ilha, mas acabam com velhos conhecidos: Junior, o responsável pela desclassificação de Derice e Yul, outra vítima do enorme tropeço de Junior na prova.
Juntos, esses quatro jamaicanos terão de provar a todos que podem enfrentar uma prova no frio glacial do Canadá trazendo apenas as habilidades de velocistas e várias intrigas na mala, tudo isso sem perder o bom humor e deixar de representar suas raízes.
Jamaica Abaixo de Zero é um filme que não me canso de assistir. Ele é antigo, mas a história é baseada em fatos reais, então não vá pensando que é um absurdo os roteiristas quererem ter inserido a Jamaica nos Jogos Olímpicos de Inverno. Essa equipe realmente existiu e, inclusive, em alguns momentos do filme, conferimos imagens reais das corridas feitas por eles, o que eu acho muito bacana. Claro que os nomes e a forma como se deu a entrada deles nos jogos são puramente fictícios e vale muito à pena conferir porque é super divertido.
Mesmo com toda a resistência e desconfiança das pessoas de que eles seriam capazes de conseguir, Derice, Sanka, Junior e Yul não perdem as esperanças e nem o bom humor, decidindo seguir até o fim querendo provar não só a todos os outros como a si mesmos de que são capazes de crescer e alcançar novos objetivos.
A graça está em ver como esses jamaicanos estão deslocados no esporte; a começar, Derice nem sabe o que é um trenó, mesmo que a ideia brote na sua cabeça rapidamente; depois, eles nunca viram neve e precisam aprender os fundamentos básicos em um trenó adaptado com rodinhas; então, eles enfrentam os risos e piadinhas de possíveis patrocinadores e competidores de outras nações, todos crentes de que é uma piada a Jamaica estar ali.
A aventura desses quatro rapazes e seu treinador mostra-se uma história de superação e talento, além da máxima de não desistir de seus objetivos só porque todos estão esperando que você fracasse. Tudo isso com muitas risadas e até uma música. "'Nuff people say, you know they can't believe, Jamaica, we have a bobsled team."
Eu indico totalmente Jamaica Abaixo de Zero, não deixem de assistir! Um filme muito divertido, pra ver a qualquer hora e que deixa uma boa lição para nunca desistir de seus objetivos, não importa o quanto a vida te faça tropeçar no meio do caminho. Persistir e acreditar é crescer.

Nota:


4 comentários:

ELIZABETH MACHADO DE SALLES disse...

Gente, amo esse filme. Eles foram capazes de superar as adversidades pra chegar aonde queriam. Lindo filme e ótima opção. Beijos.

Michelli Santos Prado disse...

Ri somente lendo seu comentário... Deve ser engraçado demais!! E por cima ainda tem uma lição, anotei na minha lista de filmes =)

Vanilda Procopio disse...

Tanta gente já me falou desse filme e eu ainda não tive a oportunidade de ver. Meu marido é fã incondicional e também disse que é ótimo. E eu adoro comédias, enrão preciso ver mesmo!

Adriana disse...

Nossa que legal, é um filme daqueles que prova que mesmo sendo uma comédia, que normalmente serve só pra distração, pode-se muito bem trazer lições de superação, adorei sua indicação, vou ver com certeza! :)