segunda-feira, 5 de agosto de 2013

#Indicação - Filme: O Enigma da Pirâmide


Essa semana, a programação do blog vai sofrer uma alteração. Vou testar um novo modelo de cronograma e espero que dê certo! E, se tudo funcionar, será ainda melhor para vocês, então espero que gostem e, claro, não deixem de comentar para que eu saiba o que estão achando.




O Enigma da Pirâmide (Young Sherlock Holmes) - 1985

Em 1870, na Londres vitoriana, pessoas são acometidas de alucinações em virtude de serem atingidas por um dardo, com as visões as levando à morte. É dentro deste contexto que Sherlock Holmes (Nicholas Rowe) e John Watson (Alan Cox) se conhecem, quando ainda são adolescentes e estudam em uma escola pública inglesa, sendo que nesta mesma época Holmes soluciona seu primeiro caso.



Que eu adoro Sherlock Holmes, isso eu acho que todo mundo, que acompanha o blog já há certo tempo, deve ter reparado. E nesse universo em que predominam as personificações do famoso detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle já na idade adulta, existem ainda aqueles que se arriscam a imaginar como teria sido Sherlock Holmes quando criança e, nesse caso, o que teria acontecido se ele e seu melhor amigo, John Watson, tivessem se conhecido ainda nessa época. Ainda mais na escola.
E é nesse formato que o diretor Steven Spielberg resolve apostar em O Enigma da Pirâmide, um filme bem antigo, daqueles em que até o som é meio distorcido. Mesmo assim, estamos falando de Sherlock Holmes e não demora muito para percebermos os traços de sua personalidade excêntrica já aflorando ainda na juventude. Watson é recém-chegado à escola e seu jeito "perdido" me parece ser universal. Sherlock tem o poder de intrigá-lo e eles logo aproximam-se. Juntos, estarão cada vez mais envolvidos em uma série de assassinatos misteriosos, até descobrir sobre a crença em uma antiga lenda egípcia que poderá colocar todos em perigo.
No começo, eu não levava muita fé nesse filme (assim como não levava muita fé na série Sherlock, e olha só no que deu), mas como estava no clima dos livros, filmes e séries, então dei uma nova chance e finalmente assisti da forma adequada, do começo ao fim. E é bem legal. Até agora, todos os Sherlocks com que me deparei souberam interpretar a essência do personagem muito bem e, mesmo jovem, já poderíamos olhar para ele e dizer: "Mas espera, esse não é Sherlock Holmes?"
Sabemos que ele está sempre em busca de novos enigmas para resolver, detalhes a observar, então nada se encaixaria melhor do que uma aventura em um filme que envolve jovens, mesmo que a dupla Holmes e Watson estariam, depois, acostumados a lidar com isso. O mistério que ronda a trama do filme é coisa de gente grande até, mas nada impossível para a perspicácia de Sherlock Holmes e seu mais novo amigo, Watson.
É uma ótima escolha se você curte o personagem e está sempre em busca de novas "roupagens" para o eterno e brilhante detetive inglês e seu fiel amigo. A abordagem jovial também está presente nos livros, com a série O Jovem Sherlock Holmes, do autor Andrew Lane. Mas o filme já está aprovado, vale à pena essa viagem pelos clássicos e conferir mais essa obra bem produzida pelo detalhista Spielberg.

Nota:


9 comentários:

Carolina disse...

Oi Vê, tudo ok?

Quando li sua bio no blog pensei: Minha irmã gêmea!
Sou fã de tudo que você gosta haha Mitologia grega <3 Londres <3 Livros <3

Enfim, que filme legal *u*

Já estou seguindo seu blog ^^

Bjssss

http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

Nanie disse...

Apesar de parecer divertido, eu não acho que iria gostar >< Tenho muita relutância quando fazem releitura dos meus personagens favoritos... eu já não gostei dos últimos filmes do personagem adulto mesmo, acho que também não gostaria muito desse ><




Beijos,
Nanie

alice aguiar disse...

eu acho que eu não iria curtir esse filme não D:

Sheila Lima Wing disse...

Passei aqui rapidinho para avisar que fiz uma Tag lá no DSA e estou indicando você para participar dela! O nome da Tag é "Meu blog em um livro", e nela você conta a história do seu blog como se fosse num livro (sem escrever ele todo, apenas dizendo o que teria em cada capítulo).
Se você se interessou, basta acessar a postagem de hoje (07/08) do DSA e conferir as instruções!

Beijinhos Alados ♥

Paty Scarcella disse...

Oi, acabei de encontrar o seu blog e resolvi comentar ;)
Gosto tanto do Sherlock Holmes, mas nunca cheguei a ler nenhum livro acredita? (Siiim vivo na lua! kkkkk) Gostei da dica do filme, gosto de novas roupagens de personagens clássicos.

Essa é minha primeira vez no blog, adorei e já tó seguindo ;)
Se quiser passar no meu, seguir e comentar tbm eu vou amar!

http://falleninme.blogspot.com.br/
- PatyScarcella

Adriana disse...

Não é o meu estilo de filme, mas ainda assim, se tiver uma oportunidade vou assisti-lo por causa do mistério que envolve toda a historia! :)

Vanilda Procopio disse...

Não tenho tido muito tempo para ver fllmes mas esses o Shelock Holmes, seja ele jovem ou não, me chamam muito a atenção e tenho muita vontade de ver. Adorei a indicação.

Michelli Santos Prado disse...

Não conhecia o filme, mas amo os livros e filmes de Shelock Holmes, e já adotei sua dica!!

ELIZABETH MACHADO DE SALLES disse...

O filme desconhecia, mais os livros sou apaixonada por eles. Vou procurar por esse filme e vou assistir. Quero ver se é tão bom quanto o livro. Beijos.