sexta-feira, 30 de agosto de 2013

#Indicação - Filme: Os Goonies




Os Goonies (The Goonies) - 1985

Após encontrar um mapa do tesouro no sótão de sua casa, Mickey, Brand, Bocão (Mouth), Dado (Data) e Gordo (Chunk) partem em busca do tesouro de Willy Caolho. Juntam-se a eles nessa aventura Andy e Stef mas, além das armadilhas deixadas por Willy Caolho por entre as cavernas e trilhas subterrâneas, os garotos terão de enfrentar também uma família de bandidos italianos, Os Fratelli. Para salvá-los resta somente o valente e destemido Sloth.


Comprar: Saraiva | Submarino


Outra sessão nostalgia? Na verdade, não. Os Goonies é aquele tipo de filme que você assiste na TV em uma sexta-feira à noite, quando não tem mais nada passando. A primeira vez que assisti, estava lidando com uma programação precária da TV aberta e, para não dormir cedo demais, concordei em assistir a esse clássico.
Confesso que não gostei muito, era um filme antigo, meio sem graça e eu não estava entendendo nada. No entanto, ainda nas últimas férias, tive a oportunidade de revê-lo, dessa vez desde o começo, e passei a gostar. Não é nenhum filme brilhante, mas é bem aventureiro e com momentos engraçados. Quem não é fã de uma caça ao tesouro, afinal?
Mickey, Brand, Bocão, Dado e Gordo são amigos e, tendo suas casas ameaçadas por um enorme empreendimento que está por vir, ficam esperançosos ao encontrar um mapa que os levará ao tesouro de Willy Caolho. Seguindo as pistas, eles acabam em um restaurante aparentemente abandonado, mas com três indivíduos peculiares. Determinados a continuar acompanhando o mapa, eles esperam até que os três mal encarados saiam por alguns minutos e mantêm a busca.
Lá dentro, descobrem que os adultos com os quais esbarraram são os famosos Fratelli, uma família de bandidos da pesada, procurados pela polícia já há algum tempo. Assustados com a situação, acabam escondendo-se em uma passagem que fica embaixo de uma falsa lareira quando ouvem os Fratelli retornarem ao restaurante. De lá, seguem as pistas de Willy através de uma série de grutas, cavernas e corredores, repletos de armadilhas e esqueletos daqueles que já haviam tentado encontrar o tesouro, mas fracassaram.
Junto com Andy e Stef, a confusão está armada e a aventura, garantida. O que esses garotos seriam capazes de encontrar se não o próprio fim naquele subterrâneo secreto? Quando Gordo é deixado para trás e guiado na própria busca dentro ainda do restaurante, os Fratelli não demoram a descobrir o que pode estar aguardando-os lá embaixo. Será outra pegadinha de Willy Caolho ou eles finalmente encontrarão o seu tesouro?
Apesar de ser um filme antigo, os efeitos são bem feitos e a história, bom, é bem diferente. Normalmente estava acostumada a adultos procurando por grandes tesouros, mas ter crianças nessa situação é inédito e bem divertido. As soluções que encontram para escapar das armadilhas presentes no caminho são bem inteligentes e, no final, você se pega torcendo para que eles realmente encontrem o tesouro, seja lá qual ele for.
Se você é ávido por uma aventura, crianças inteligentes e travessas e tesouro pirata, não deixe de assistir Os Goonies, ainda mais em um belo domingo de manhã debaixo das cobertas.

Nota:


5 comentários:

Michelli Santos Prado disse...

Este filme é demais! Desde os tempos de infância que ele é um dos meus filmes prediletos.

ELIZABETH MACHADO DE SALLES disse...

Olha, quando assisti pela primeira vez , adorei. Isso quando nova. Agora depois de burra velha, me pergunto, se ainda assistiria. E te digo que sim, pois é engraçado e um filme light. Pra todas as idades. Beijos.

Jessica Rocha disse...

Fiquem com vontade de assistir ao filme, a editora Darkside lançou o livro, fiquei curiosa =)

Vanilda Procopio disse...

Esse também é "do meu tempo" então sou suspeita pra falar porque gosto muito. Depois teve até jogo de videogame inspirado na história e a música da Cindy Lauper é bacana demais!

Adriana disse...

Que delicinha de filme, assisti muito Os Goonies, e agora lendo a resenha que voce fez, me fez lembrar as cenas e me bateu uma enorme vontade de rever esse filme, vou baixar na net pra assistir com meus filhotes! :)