domingo, 29 de setembro de 2013

#Indicação - Filme: As Aventuras de Pi



As Aventuras de Pi (Life of Pi) - 2012

Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.

Compre: Saraiva | Submarino

As Aventuras de Pi era um lançamento que estava extremamente ansiosa para conferir, assim como o livro no qual ele foi inspirado. Fui postergando até o momento em que ele estava passando na TV e resolvi não esperar mais, mesmo que o e-book já estivesse comprado, esperando ser lido.
O filme conta a história do jovem Pi (cujo nome remete ao de uma piscina francesa), um homem que resolve compartilhar sua história desde o começo com um escritor que está com bloqueio criativo. Ele, então, volta no tempo, para quando era bem pequeno e motivo de piada da escola com seu nome estranho. Depois, conforme ia crescendo, Pi demonstrava interesse por diversas religiões e tinha nos pais um misto de reprovação com curiosidade.
Quando já estava maior e na idade de se apaixonar, sua família achou melhor mudar-se da Índia levando consigo todos os animais que mantinham em seu zoológico. Em um cargueiro japonês, Pi, o irmão mais velho e os pais seguiam viagem para um novo começo, mas uma tempestade horrível naufragou a enorme embarcação e Pi foi o único a sobreviver, agarrando-se com força a um barco salva-vidas acompanhado de uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre, cujo nome era...Richard Parker.
A luta pela sobrevivência é diária e Pi logo se dá conta de que está preso em alto mar com animais selvagens e perigosos. O tigre e a hiena são suas maiores preocupações, já que tratam-se de animais carnívoros. Pi precisa encontrar uma forma de se distanciar, mas, ao mesmo tempo, manter-se por perto do barco que guarda todas as suas chances de sobrevivência.
Assim, ele logo começa a se instruir a respeito de como manter-se durante os próximos dias, que serão muitos. A natureza já deu conta de selecionar os mais aptos e o jovem rapaz começa a registrar seu dia-a-dia no barco. Aos poucos, Pi começa a imaginar que não terá muitos dias para viver, mas surpreendentemente, ele segue em frente deixando que o mar o guie sabe-se lá para onde. Quem sabe, para terra firme.
O filme conta com efeitos especiais excepcionais, embora já tivesse visto alguns trechos de making off, onde vi que o Suraj (Pi) nunca lidou com um tigre de verdade, infelizmente. Mas é tudo tão bem feito que, por um momento, você realmente consegue pensar que ele poderia ter ficado com um grande felino, não fosse sua natureza selvagem.
Apesar de tudo, achei As Aventuras de Pi extremamente confuso. É uma história absolutamente viajada, não sei como isso poderia acontecer no mundo real de qualquer forma. Existem certos aspectos que Pi vai narrando que simplesmente não se encaixam. No entanto, uma explicação sua, ao final, sobre uma outra versão do que teria acontecido após o naufrágio me fez pensar. Será que esses animais que o acompanharam nos dias de sobrevivência seriam metáforas? Poderia essa experiência ser uma grande metáfora para algo mais realista e, talvez, muito mais sombrio?
Terminei o filme com a maior cara de "hein?" possível. Não consegui chegar a uma conclusão que me satisfizesse, então optei por imaginar que, o que Pi havia contado durante todo o filme, havia sido a real história e que nele não haveria qualquer mensagem ou metáfora que pudesse modificar seu verdadeiro significado. Porém, terminei de assisti-lo com uma enorme vontade de ler o livro, atrás de mais respostas e, quem sabe, uma maior compreensão sobre o que conheci.
A minha consideração final é: não é um filme que eu assistiria de novo, mas definitivamente é muito diferente de tudo o que já vi. Não decepciona nos termos técnicos e visuais, mas o enredo...bom, talvez tenha sido apenas a primeira impressão. Mas, de toda forma, prefiro conferir o livro para ter certeza de que, ou a história é realmente bem absurda ou há mais por trás dela do que consegui perceber.
Se a curiosidade for tão grande quanto a minha era, arrisquem-se! E para quem já leu o livro, não deixem de me contar sobre o que acharam sobre a história.

Nota:


4 comentários:

Adriana disse...

Nunca tive vontade de ver esse filme e lendo suas considerações sobre ele agora, isso só se confirmou, também não li o livro, mas também não tenho vontade, bjão! :)

Michelli Santos Prado disse...

Olá Vê!! Tudo bem?
Nossa que super indicação!! Li o livro este ano e me apaixonei, e logo fui olhar o filme e gostei. Confesso que o livro é sensacional mesmo, e é um dos meus livros preferidos, emocionante....Mas o filme também é legal, mas não mostra todo o sofrimento dele e o amor que ele tinha pelo tigre.
Bjuss

Nara Brasil do Amaral disse...

Ainda não e li o livro nem assisti o filme de 'As aventuras de Pi' e pela sua descrição da adaptação do cinema, acho que primeiramente terei que fazer a leitura da história antes de vê-la na telinha, pois parece que dessa forma parece se ter um entendimento maior das personagens. No entanto, por mais que 'As aventuras de Pi' tenham feito grande sucesso e recebido em geral boas cirtícas, eu nunca realmente me interessei em assistir ou ler :/ ... Enfim, vou dar uma chance e ver no que dá...

Ketlen Patricio disse...

Já me disseram que é um bom filme porém ainda não tive a oportunidade de vê-lo para conferir e ainda não li o livro também mas vou fazer isso pra matar a curiosidade.