sábado, 26 de outubro de 2013

#Indicação - Filme: A Origem dos Guardiões



A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardians) - 2012

As crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. São eles que garantem a inocência e as lendas infantis. Mas um espírito maligno, o Breu, pretende transformar todos os sonhos em pesadelo, despertando medo em todas as crianças. Para combater este adversário poderoso, a Lua designa um novo guardião para ajudar o grupo: Jack Frost, um garotinho invisível que controla o inverno. Sem conhecer sua própria vocação de guardião, ele embarca em uma aventura na qual vai descobrir tanto sobre as crianças quanto sobre seu próprio passado.

Compre: Saraiva | Submarino

A Origem dos Guardiões mostra a ação de figuras icônicas que alimentam nossas crenças durante a infância (e por que não depois dela?): Fada do Dente, Papai Noel, Sandman (confesso que esse eu não conhecia), Coelhinho da Páscoa, Bicho Papão e Jack Frost. Não pensem, no entanto, que encontrarão esses personagens da maneira mais comum. Muito pelo contrário; Papai Noel é um senhor repleto de tatuagens, o Coelho da Páscoa é grandão e também possui tatuagens e a Fada do Dente é obcecada por dentes (principalmente aqueles que ainda tem sangue - eca!).
Está mais parecendo uma gangue do que, de fato, as crenças fofas e inocentes nas quais acreditávamos. Uma versão turbinada dessas criaturas míticas, com certeza, já chama a atenção não deixando nada entediante a aventura na qual estão prestes a adentrar. Fada do Dente, Papai Noel, Coelho da Páscoa e Bicho Papão dispensam apresentações, mas adicionar Jack Frost e Sandman ao grupo dos guardiões pode ser uma surpresa. Jack é um jovem rapaz aventureiro que é responsável pelo congelamento da água de uma forma geral. Neve, lagos congelados, calçadas escorregadias, tudo culpa do Jack Frost.
Sandman, por outro lado, é um ser baixinho e rechonchudo, silencioso com o corpo feito de areia. Ele é responsável pelos sonhos. Todas esses seres, com exceção do Bicho Papão, fazem parte do grupo dos Guardiões. Mas guardiões de quê? Ora, da crença das crianças! São eles que levam alegria a elas nas mais diferentes épocas do ano e seu trabalho é fundamental para que eles mesmo continuem a existir.
Mas o Bicho Papão não faz parte desta "elite" e, inconformado com isso, resolver instalar o caos para extinguir com a crença das crianças. Enquanto isso, os Guardiões discutem entre si sobre aceitar ou não Jack Frost no grupo, já que é um garoto tão inconsequente, só preocupado com a diversão e em causar transtornos. Todavia, o Homem da Lua o escolheu e, para isso, deve existir alguma razão. Não será apenas uma luta contra o mal, mas a descoberta de um guardião e o real motivo para que ele tenha sido o escolhido.
Confesso que, quando vi pela primeira vez, não fiquei muito interessada. Cada vez mais estamos recebendo várias e várias releituras de histórias bem conhecidas, tanto nos livros quanto na televisão e no cinema. Mas a proposta foi muito bem trabalhada e tornou-se um grande atrativo. São guardiões cheios de atitude, preparados para defender as crianças. Uma animação extremamente bem feita e de encher os olhos com todas as suas cores e magia.
No final das contas, gostei bastante da história. É uma enorme aventura, ressaltando a união, a autodescoberta, a amizade e a confiança. Para todas as idades, diversão garantida e uma ótima indicação de animação. Mais uma releitura que você precisa adicionar à sua lista de animações. Que cada vez mais tenhamos novas versões daquilo que já conhecemos, sempre mais atuais e sem deixar de nos surpreender.
E para finalizar, uma curiosidade: Sandman é conhecido aqui no Brasil como João Pestana e tem origem na mitologia infantil portuguesa. De João Pestana eu me lembrava. rs

Nota:


7 comentários:

alice aguiar disse...

eu gostei desse filme é bem fofo :)

Jônatas Amaral disse...

Eu não pude conferir este filme quando estava no cinema... e ainda não conseguir assistir em DVD. #Chatiado
Mas gosto muito da história, é um filme que possui um "espirito da Infância" que rege todos eles, se não fosse a infância nenhum dele existiria.


Bela Dica!

Mallu Marinho disse...

A-d-o-r-o animações. Me divirto muito e essa indicação me lembrou que não vejo nenhuma desde "Meu malvado favorito 1", que inclusive, fui assistir no cinema!
Gosto muito da mensagem que esses filmes passam, como no caso, segundo você "a união, a autodescoberta, a amizade e a confiança". Já foi adicionado a minha listinha.

Michelli Santos Prado disse...

Olá Vê!! Sou uma grande fã de animações, elas são engraçadas, divertidas e sempre nos trazem algo de bom. E este com certeza irei olhar!!
Beijocas

Michelli Santos Prado disse...

Olá Ve!!
Amo ver animações, e estou sempre locando pois me divirto bastante, rio e sempre acabamos tendo uma lição que nos faz pensar nas nossas atitudes.
E com certeza irei olhar este!!

Ketlen Patricio disse...

Gosto muito de animações, e quem é que não gosta? Sempre voltamos a ser criança quando vemos nossos desenhos e filmes de animações preferidos. Ainda não vi esse filme mas já tinha visto o comercial dele, gostei bastante.

Franciele de Santana disse...

Adoro animações, eu já tinha visto esse filme mas não tinha me interessado em assistir, agora me senti obrigada, minha curiosidade é muito grande, e essa releitura ficou muito legal.