domingo, 27 de outubro de 2013

Livros em Pauta - Eu fui!


O evento Livros em Pauta aconteceu no último sábado, dia 19 de Outubro na Faculdade Estácio UniRadial, em São Paulo e eu fui conferir, pela primeira vez, o evento de lançamento de várias antologias promovido pela Andross Editora.

Viajar para São Paulo é sempre motivo de muita expectativa, afinal, a cidade sempre me guarda ótimas lembranças e, claro, dessa vez não era diferente. Estava indo prestigiar uma grande amiga em sua estreia no mundo literário, com um conto na antologia Mentes Inquietas e confesso que estava bem ansiosa. À parte da Bienal do Livro de São Paulo que havia visitado no ano passado e da vez que conhecera Alyson Noël, esse era meu primeiro evento literário de verdade e, como se não bastasse, estava indo prestigiá-lo como blogueira, ou seja, com olhos abertos para todos os detalhes que acontecessem lá para depois reproduzi-los a vocês.

A verdade é que eu nunca havia visto tantos autores concentrados em um só lugar e, com toda a atmosfera de ansiedade e animação, logo deixei-me levar pela agitação das pessoas, desde a hora de adquirir meus exemplares, até a hora de procurar por mais autógrafos que preenchessem minhas antologias. Haviam autores estreantes e veteranos, publicando em uma ou em todas as antologias, mas todos compartilhavam do mesmo brilho de ter um trabalho reconhecido e compartilhado com o público. Em uma coisa todos eles concordavam: estavam ansiosos para descobrir o que os leitores achariam de seus contos.

Conforme divulgado no "I got #News for you... 103", foram lançadas as antologias: Mentes InquietasSonhos LúcidosAmores (Im)PossíveisO Segredo da Crisálida: Volume IIILivre para Voar e Próxima Estação: Volume II. Eu adquiri apenas as três primeiras, mas, ainda assim, tive a oportunidade de conhecer vários autores, muitos deles tendo publicado em todas as três, como contarei a seguir.

Minha amiga, Luiza Canto, teve seu primeiro conto publicado e me disse que seu maior medo era de que as pessoas esquecessem seu conto quando lessem a antologia, o que eu achei bem curioso. Claro que as expectativas de todos os autores com quem conversei eram a de ter um feedback.
Jonatas Rubens Tavares também estava em sua estreia, participando das antologias Mentes Inquietas e Amores (Im)Possíveis e me contou que finalmente estava tirando suas criações da gaveta e as expondo para o mundo. Thais Pampado deixou sua assinatura nas minhas três aquisições e revelou que não era sua primeira publicação, embora os sentimentos, segundo ela, sempre fossem os mesmos.
Quando encontrei com Lara Luft, co-autora de Sonhos Lúcidos e Amores (Im)Possíveis, tive uma ideia de como cada autor deveria estar se sentindo ao ter tantas pessoas ao seu redor, querendo seu autógrafo e uma pausa para a foto. Fiquei muito feliz ao ver que todos estavam sendo muito requisitados, tanto que, às vezes, mal sabiam quem socorrer primeiro. Nenhum autor ficava de fora.
E foi nesse clima de disputa que encontrei pela primeira vez pessoalmente meu grande amigo Ricardo Biazotto, co-autor de Amores (Im)Possíveis. As longas horas de conversa que se seguiriam em conjunto a outra amiga, a blogueira Mariana Pestana, dona do Mundo da Noite, seriam intercaladas por muitas fotos e pausas para pedidos de autógrafo, por parte dele, é claro. Afinal, era um dos prestigiados daquele dia também. Todo autor era uma celebridade disputada!
Foi lá também que conheci a Larissa Siriani, parceira do blog, e que também estava entre os autores de Amores (Im)Possíveis. Uma grande oportunidade para saber (e pedir) sobre a continuação de As Bruxas de Oxford. A parte de que mais gostei no evento foi poder conversar com autores, conhecer amigos blogueiros e perceber que o assunto parecia não se esgotar. Estávamos entre livros, falando sobre livros e, ao mesmo tempo, falando sobre tudo. Foram horas muito divertidas!

Os autores estavam super acessíveis, o kit blogueiro que ganhei por cobrir o evento já estava separado e todos os livros estavam expostos assim que cheguei, podendo dar uma olhada em todos eles. No entanto, senti que faltou um pouco de organização e acessibilidade na hora de adquirir os livros direto da banca de exposição. Talvez se os caixas fossem melhor direcionados, as pessoas que estariam aguardando na fila para pagar não atrapalhariam as que gostariam de se aproximar para ver os livros e vice-versa. Fica aí a dica para os organizadores do evento.
Mas em todo o resto, me diverti muito. Conheci vários autores, pude conversar com eles pessoalmente (o que, para mim, ainda faz toda a diferença de um simples e-mail), tirar muitas fotos (logo menos as disponibilizarei na página do blog no Facebook), adquirir livros novos e, o que é melhor, podendo voltar com todos eles cheios de autógrafos e dedicatórias lindas, além de marcadores de página e boas memórias, mais uma vez.


Gostaria de agradecer ao Edson Rossatto pelo convite e pela oportunidade de cobrir o evento. Espero que este seja apenas o primeiro de muitos outros e espero, também, que vocês tenham gostado do post!



7 comentários:

Jônatas Amaral disse...

Gostaria muito de poder ter participado, como mesmo falei no momento da divulgação aqui no blog, mas #SóAcho que São Paulo fica um pouquinho longe da minha casa, e eu não tenho tantos recursos para viajar assim.
Mas é um tipo de evento que gostaria de prestigiar... e um dia poder estar entre os autores que estão divulgando suas obras para o mundo. É um sonho.
Com certeza irei conquista-lo.
Gostei muito da cobertura... espero saber muito mais. Aguardo novos posts.


Parabéns pelo trabalho!!!
E Sucesso aos autores.


Jônatas Amaral
Blog Alma Crítica

Ricardo Biazotto disse...

Nem parece que já faz uma semana desde o evento. Sério, parece que foi ontem que te vi pela primeira vez e que aquela tarde se tornou tão especial. Ao menos para mim, participar do Livros em Pauta foi muito importante (para essa carreira que, espero, está apenas começando), principalmente por realizar esse antigo sonho de conhecê-la. Você bem sabe como sua amizade é importante, por isso só posso dizer uma coisa: muito obrigado, Vê :D Obrigado pela companhia no evento, obrigado pela cobertura, obrigado pela amizade.
Espero que tenha gostado tanto quanto eu, porque esse dia se tornou inesquecível por ter conhecido você, a Mari e tantos outros amigos.
Ah, a foto com a sua amiga ficou muito linda *-*

Parabéns pela postagem.
Beijos.
Ricardo - www.overshockblog.com.br

Mallu Marinho disse...

Mais um evento que eu não pude comparecer devido à distância. :/
Acho super legal essas iniciativas, mas acho que deveria se expandir para lugares que não tem tanto acesso para esse tipo diversificado de evento, principalmente literário.

Michelli Santos Prado disse...

Mais um grande evento maravilhoso, gostaria de ir em um evento assim, mas adoro poder ver nos blogs as participações. Concordo com o comentário da Mallu, estes eventos deveriam se expandir para muitas cidades!!
Mas adorei demais seu post!!

Franciele de Santana disse...

Ainda não tive a oportunidade de participar de um evento como esse, legal saber que não importa o quanto tempo se está no ramo literário o sentimento é o mesmo e que eles são super acessíveis, quem sabe um dia eu não possa também compartilhar desse sentimento, ter muitas pessoas com o mesmo intuito, ver várias opiniões, é muito legal

Franciele de Santana disse...

Gostaria de participar de um evento como esse, pessoas om o mesmo pensando, falando, respirando livros. Legal saber que não importa quanto tempo se está no mundo literário a necessidade do feedback de suas publicações continua o mesmo.

Ketlen Patricio disse...

Que legal! Queria ir nesses eventos porém nunca tenho a oportunidade, são sempre muito longe. Ótimas aquisições.