terça-feira, 10 de dezembro de 2013

#Indicação - Filme: João e Maria - Caçadores de Bruxas



João e Maria: Caçadores de Bruxas (Hansel and Gretel: Witch Hunters) - 2013

Os jovens João e Maria foram abandonados pelos pais na sombria floresta e acabam indo parar na casa de uma malvada bruxa. Mas o que parecia ser o fim acabou se tornando o começo de uma vida cheia de aventuras, uma vez que eles eliminaram a malvada e viraram verdadeiros exterminadores de criaturas do mal. Após o desaparecimento de várias crianças, os dois já adultos (Jeremy Renner e Gemma Arterton) são contratados pelas autoridades locais para desvendar o mistério. Só que eles não imaginavam que essa nova missão iria colocá-los diante da terrível Bruxa Negra (Famke Janssen), pronta para destruir não só a reputação de excelentes caçadores de bruxas, mas também as suas vidas.

Compre: Saraiva | Submarino

João e Maria: Caçadores de Bruxas é mais um filme que entra para o time de releitura dos contos de fadas e histórias infantis que tanto conhecemos. Aqui, a história dos irmãos João e Maria, que são capturados por uma bruxa e forçados a comer muitos doces, é levada a outro nível: eles tornam-se caçadores delas.
Após serem deixados no meio da floresta pelo pai, João e Maria vão de encontro à casa de uma bruxa e lá são mantidos cativos enquanto ela os empanturra de doces. Até que eles tem a oportunidade de escapar após empurrar a criatura horrenda para dentro de um forno. A partir daí, eles protegerão um ao outro enquanto matarão bruxas pelo caminho, muitas vezes, atrás de recompensas. Assim eles farão sua fama e se tornarão especialistas requisitados.
Quando uma vila tem várias crianças sequestradas, a dupla é chamada para resolver esse mistério. Afinal, somente bruxas poderiam estar por trás desse tipo de coisa. O que eles não esperavam era a verdadeira líder de todo esse esquema e a ligação que isso teria com a sua própria família, e de como isso teria influenciado na escolha deles para fazer de trabalho.
O que mais me chamou a atenção em João e Maria foi que eles resolveram retratar as bruxas como criaturas feiosas, horrorosas, sem aquela aparência de boazinha até que se prove o contrário. Não, ali elas são criaturas feias, com a pele esverdeada ou azulada, narigão e queixão e que voam em pedaços de madeira que se parecem com vassouras. E de ré!
Os irmãos, por outro lado, não tem sequer medo, de bater e nem de apanhar, são durões e, ainda, se apoiam e protegem um ao outro. As parafernálias para o combate às bruxas são bem variadas, embora, claro, limitadas à época em que se passa a história. Ação é o que não falta no filme. E, apesar de não ir com a cara do Jeremy Renner, que interpreta o João, até que ele se saiu bem e a dupla que formou com Gemma Arterton.
Afinal de contas, foi uma boa escolha para se divertir e mais uma nova visão sobre a história de João e Maria com uma alternativa que eu diria feliz. O que posso afirmar é que estão encontrando alternativas fortificantes para os inocentes personagens de nossas infâncias. Eles estão revidando e espalhando o terror para aqueles que deveriam, originalmente, assustá-los e quase vencer ao final. 
As opções estão ficando cada vez mais sombrias, mas ninguém mais poderá assustar nossos personagens. A dose de coragem que vemos nas histórias está sendo multiplicada exponencialmente e os está transformando em verdadeiros exterminadores. Na minha opinião, podem continuar transformando elementos da minha infância em verdadeiros lutadores badass que eu acho que o público não só irá aumentar consideravelmente como também nos fará lembrar do quanto tudo poderia ser ainda melhor com mais ação, astúcia e armas, muitas armas.
João e Maria é uma ótima opção para os fãs de ação, para os fãs de contos de fadas e, principalmente, para os fãs de uma boa surra contra as forças do mal. rs

Nota:


8 comentários:

Jônatas Amaral disse...

Essa filme, confesso, não foi muito do meu agrado.
Acho que foi uma das únicas releituras que não gostei recentemente, principalmente depois de ler um dos "originais" da obra, a qual, encontrei muitas coisa ainda mais interessante na obra.
Acho que para quem gosta do que o filme oferece e sempre uma boa. Para mim, infelizmente, não deu. Eu esperava muito por esse filme, mas para mim não deu.
Mas, gostei da indicação, creio que é um filme maneiro para muitos.


Até mais!


Jônatas Amaral
Blog Alma Critica (alma-critica.blogspot....)

alice aguiar disse...

esse filme achei legalzinho, tipo nada de incrivel, mas legal.

Mallu Marinho disse...

Eu ia assistir com uns amigos no cinema logo quando lançou, mas acabei desanimando. Primeiro porque aventura\ação não é o meu gênero preferido e eu ouvi críticas um pouco negativas a respeito da releitura.
Só gostei de saber que as bruxas são retratadas como bruxas de verdade, acho que isso dá mais realismo, mas no geral, não me interessei muito. Vou assistir sem muitas expectativas.

Roseneia Santos disse...

Achei divertido como eles se uniam para destruir as bruxas,só o fato de de ter aventura,suspense e bruxas já tornou a história bem legal!
Para quem espera algo mais do que as aventuras de dois irmão,fica a desejar!!!!

Angel disse...

Gente gostei tanto desse filme! Serio assistir 2 vezes no mesmo dia esse filme no cinema ~o que meus amigos não gosto nem um pouco kkk
Por te bruxas no filme já fiquei super ansiosa pra ver mais não esperava gosta muito dele que bom que estava errada :)

Jullyane Prado disse...

EU me apaixonei por esse filme desde que foi divulgado e assisti logo que pude!!

Eu amo releitura de contos de fadas! é simplesmente incrível e essa superou todas as minhas expectativas!!!! Perfeito! Indico!!!

http://meudiariojk.blogspot.com.br/

Franciele de Santana disse...

Ainda não assisti a nenhuma dessas adaptações, para afirmar se gosto ou não, mas esse em particular me chamou a atenção pois envolve ação que curto muito.

Duda Santos disse...

Já era para mim ter assistido a esse filme a muito tempo, minhas amigas toas assistiram no cinema e amaram, eu ainda estou buscando tempo, e espero poder ver logo.