segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

#Indicação - Filme: Detona Ralph



Detona Ralph (Wreck-It Ralph) - 2012

Ralph (John C. Reilly) é o vilão de Conserta Félix Jr., um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber uma atenção maior de Felix Jr. (Jack McBrayer) e os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem mesmo o tratam bem. Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. É o início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter sua sonhada medalha.

Compre: Saraiva | Submarino

Detona Ralph, não vou negar, é, primeiramente, um filme para os amantes de games. Completamente feito de referências a muitos jogos famosos, você pode ficar um pouco perdido se não conhecer dois ou três para encontrá-los levemente modificados no enredo. Conhece Pac-Man? Então já está no caminho certo.
O enredo gira em torno do vilão Ralph, que detona, dia após dia, um prédio residencial que, em contrapartida, é sempre consertado pelo simpático Félix Jr. cujo nome é o mesmo dado ao jogo. Cansado de só "detonar" e, sendo um vilão, ser tratado com reservas pelos outros habitantes do próprio jogo, Ralph decide partir em busca de uma medalha, como as que Félix Jr. sempre ganha no final de uma rodada. Assim, acredita que conseguirá a simpatia de todo mundo, mesmo sendo o vilão.
Saindo do próprio jogo através do fio da tomada, ele chega à central de jogos, que nada mais é um lugar onde todas as tomadas estão conectadas e, portanto, dão acesso a vários jogos da casa de fliperama. Ralph invade outros jogos, que são realidades completamente diferentes; mas, com muita coragem, ele insiste em buscar uma medalha. E assim ele vai parar em um jogo de corrida de doces e conhece uma pequena garota irritante chamada Vanellope.
Já em posse de sua tão desejada medalha, Ralph só deseja voltar para o próprio jogo e mostrar para todo mundo que ele pode, sim, ser tratado com mais respeito e consideração. No entanto, Vanellope também está disposta de sentir-se integrada dentro do próprio jogo. Assim como Ralph é mal tratado, Vanellope também é hostilizada pelos companheiros e considerada um bug (defeito). Mesmo assim, ela deseja muito poder correr e é dessa forma que Ralph acaba ficando no jogo com ela.
Acredito que Detona Ralph seja o início de mais filmes e animações focadas no ponto de vistas dos vilões. Se bem que ele não é propriamente um vilão, é um personagem muito simpático e engraçado, mas seu papel no jogo é o de detonar. E sua busca pela medalha acaba tornando-se algo muito maior, que será capaz de transformar Ralph de vilão em herói.
A animação em si é muito bacana, mas o enredo não me encantou. Não sou fã de games, apesar de ter reconhecido alguns, mas fiquei mais interessada pela evolução dos personagens e pela busca de Ralph para se provar alguém digno de ser tratado como igual. Como várias outras animações da Disney, Detona Ralph foi muito caprichada, com um enredo divertido, embora não ache que seja indicado para crianças por causa das referências. Pode acabar causando certa confusão. Então, acredito que essa animação em si possa ser, sim, chamada de "indicada para jovens adultos". rs
Se você for fã de jogos ou do trabalho da Disney, arrisque-se. Caso contrário, é melhor ir com mais cautela porque, talvez, Detona Ralph não seja a escolha certa. Sem dúvida eu não indicaria essa animação para qualquer pessoa assistir, mas não posso deixar de ressaltar a qualidade Disney sempre presente em suas animações. Uma história diferente, mas não para qualquer um.

Nota:


9 comentários:

Mallu Marinho disse...

Tô querendo assistir esse filme já há um tempinho, mas depois da primeira coisa que você disse, não sei mais se vou me identificar. Não sei nada de gamers, acho que vou ficar bem perdida com essas referências. :/

Michelli Santos Prado disse...

Olá Vê...Apesar de não conhecer muitos jogos conheço o Pac Man...E tenho bastante curiosidade em ver esta animação!! E como meu namorado amo games, adorei a indicação e irei locar pois sei que ele irá gostar!!
Beijos!

Ycaro Santana disse...

Tem muito tempo que quero assistir Detona Ralph. Mas nunca acho uma vaga para assisti-lo. Em Breve!

Feer Tavares disse...

Oba, mais uma indicação pras tardes do meu domingo!
Apesar de ser sobre games vou me arriscar! :) Já vai pra listinha!

Gabrielle Verni disse...

Esse desenho animado é nota 1000! Se bem que sou suspeita para falar... Gosto mais de animações que as próprias crianças, se bobear.

Ótima indicação e... que blog MARAVILHOSO! Está de parabéns!

Beijos

http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

Natalia Araújo disse...

Adoro animações. Sejam as mais infantis ou as mais adultas, tipo os Simpsons. Esse parece ser ótimo. Conheço de ver a capa, mas nunca tinha lido sobre. Tentarei assistir.

Jônatas Amaral disse...

Detona Ralph era meu favorito ano passado, apesar de não ter assistido ao filme completo. Gostei de tudo que li, vi e ouvi sobre o filme. Fico insatisfeito por saber que ainda não vi todo o filme #Chatiado
Mas, vou mudar isso em breve.
Tudo me chama a atenção! Dos personagens, aos posters, ao enredo.
ótima indicação!!


Jônatas Amaral
Blog Alma Crítica

Mônica disse...

Enquanto lia a resenha achei que tu ia dizer que tinha gostado MUITO do filme haha, eu conheço alguma coisa de games, mas não muito e é o tipo de filme que eu preciso assistir no "dia certo" ;*

Rita de Cássia disse...

Vi o trailer desse filme diversas vezes no cinema ano passado e fiquei morrendo de vontade de assistir.
Não vejo animações no cinema, mas eu as adoro e estou sempre procurando uma nova pra assistir online. Ainda não vi esse (na verdade, nem me lembrava dele) e agora fiquei curiosíssima pra ver.