segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

#Resenha: Veneno - Sarah Pinborough

Veneno (Saga Encantadas #01)
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
Número de páginas: 224

"Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe 'Felizes para sempre'! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria 'um final feliz' pode se tornar o pior dos pesadelos! Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!"

Compre: Saraiva | Submarino

Este livro foi cortesia da editora Única.

Em uma onda de releituras, sempre ficamos curiosos para descobrir o que cada autor nos reserva com sua nova proposta para histórias que conhecemos há muito tempo. Com Veneno, não poderia ser diferente. Como seria Branca de Neve nessa nova versão? Por que entenderíamos as atitudes da madrasta? E quem seriam os verdadeiros vilões dessa história? Muitos questionamentos e uma curiosidade crescente.
No entanto, não devemos ficar surpresos de encontrar uma história muito parecida com a que é proposta na série de TV Once Upon a Time. Poderia até dizer que seguem pela mesma linha por grande parte do livro. Até aí, nada de novo; Branca de Neve continua com sua inocência e bondade e a madrasta continua a mesma chata e vilã. Então, onde é que tudo isso seria novo?
Desde o começo, a autora deixa claro que este não é um livro de contos de fadas para crianças como um dia o conhecemos. E isso fica claro nas cenas sensuais e atitudes sombrias dos personagens. Esqueça o rostinho fofo da Branca de Neve da Disney, esqueça mesmo! Este é um novo mundo, mais cruel e mais sombrio, não se trata mais de uma história para crianças; esta aqui é para adultos.

"A que se devia essa necessidade de ser visto como benevolente? Se é para ser cruel, então admita isso. Abrace isso. Qualquer outra coisa era apenas autoilusão e fraqueza."
(pág. 15)

A narrativa em terceira pessoa nos permite acompanhar os pontos de vista de vários personagens importantes como o caçador, os anões e até a própria madrasta. Em vários momentos, o livro não gira em torno apenas de Branca de Neve; seus personagens secundários ganham um destaque interessante e isso nos permite acompanhar o que se passa em suas mentes podendo justificar, ou não, o modo como agem.
Essencialmente, a história permanece a mesma que conhecemos: morte da princesa ordenada pela madrasta, a fuga e convivência com os anões, a maçã envenenada, o encontro com o príncipe que irá salvá-la. Mas existem muitos elementos adicionados que tornam essa versão única. E um toque de sensualidade permeia todas as páginas, transformando certos personagens de formas como jamais poderíamos esperar.
Confesso que o desfecho foi a parte mais surpreendente de toda a leitura. Eu achava que já tinha descoberto tudo, que tinha reinterpretado e entendido o que a autora quisera passar, mas eis que nos capítulos finais o tapete me foi puxado e eu me vi fechando o livro extremamente revoltada. Como aquilo poderia acontecer?

"Isso não era problema nenhum. Sua bisavó a ensinara bem cedo que um desejo era apenas uma maldição disfarçada."
(pág. 60)

Veneno foi um novo começo para os contos de fadas, uma leitura para jovens e adultos, uma nova proposta de quem é o verdadeiro vilão e, talvez, o pior de todos eles. A princípio, parecia como mais uma releitura, sem nada diferente a oferecer a não ser o tom sexy e cruel. Mas, com aquele final, admito que, além de ficar extremamente surpresa, também fiquei muito irritada. Realmente espero que essa história ainda continue nos próximos volumes, pois, apesar de tudo, ainda acredito em um final feliz.
Além da capa maravilhosa, a editora Única fez um excelente trabalho de diagramação, com páginas desenhadas como verdadeiros livros antigos de contos de fadas, com arabescos e ilustrações belíssimas para cada início de capítulo. Incrível, belo e muito caprichado, de encher os olhos. Está de parabéns!
Foi uma leitura surpreendente e que vale muito à pena. Não só pelo visual, mas pela nova proposta. Aquela dica para repensar os seus vilões na capa do livro? Acredite! A princípio, pode até parecer uma combinação de Once Upon a Time e Branca de Neve e o Caçador, mas não se deixe desanimar. Existem muitas peculiaridades que fazem de Veneno único e especial, conquistando seu espaço entre as releituras e, quem sabe, até se destacando entre elas. Vale à pena!

"Branca de Neve trouxera livros para Sonhador, volumes finos de aventuras que ela pegara na grande biblioteca do castelo. Eles tinham mudado o mundo dele, e só por isso ele ia amá-la para sempre."
(pág. 121)

Nota:



16 comentários:

Mônica disse...

Hey, melhor que resenha que eu já li, pois até então estava bem desanimada com esse livro, por ser uma releitura e saber que se aproximava de Once Upon a Time, série que gosto muito, mas que já está ficando meio batido tudo isso, entende? Mas tua resenha me deixou um tanto curiosa, não sei se comprarei o livro, mas caso ele chegue as minhas mãos lerei com certeza e realmente a capa´e muito bonita! ;*
www.moniitorando.blogspot.com

Roseneia Santos disse...

Parabéns pela resenha querida ,cada dia não vejo a hora de poder fazer aquisição da saga que estar maravilhosa!
Beijinss!

Jônatas Amaral disse...

Olá Vê,

Recentemente também fiz minha resenha sobre este livro. ( Link: http://alma-critica.blogspot.com.br/2014/02/resenha-veneno-saga-encantadas-livro-1.html )

O livro me surpreendeu, principalmente no final. Apesar de dele ter me deixado num estado de indecisão sobre ter gostado ou não dele. Até porque, sentir falta de algumas coisas, detalhes. E como a Branca de Neve vê, de fato, o príncipe foi muito criativa, mas ridícula na minha opinião kkkkkkk
Mas, como digo, é um livro muito interessante, que vale a pena ler de fato.
Confesso que neste livro Branca e a madrasta, a histórias delas para mim se tornou mais interessante, pois não nunca foi meu conto de fadas preferidos.
É um livro bem interessante mesmo!!
Quero muito ler a continuação.


Jônatas Amaral

Michelli Santos Prado disse...

Gosto também das releituras dos contos (de fada ou não...) antigos.
O livro parece bem interessante e tenho certeza que vou gostar, afinal gosto da séries da teve baseados nos contos de fada.
E desde que foi lançada esta trilogia, minha curiosidade esta bem grande...
Espero poder conferir em breve =)

Jullyane Prado disse...

Oie Vê!! Estou super curiosa pra ler esse livro, a capa dele é muito linda, sem contar que adoooro releituras, ainda não vi a serie Once Upon a Time, então acredito que seja forma o livro será um pouco novo pra mim, hehehe. Gostei do fato de o enredo possuir um cenário "adulto", isso é super bacana e noossa ainda bem que os próximos livros já foram publicados, já imaginou ficar se martirizando com esse final?! rsrsrs

Beijos!

Juh

http://meudiariojk.blogspot.com.br/

Camila Ribeiro disse...

Estou louca pra ler esse livro, e sua resenha só me deixou mais curiosa... Só vejo resenhas positivas sobre ele, então acho q deva mesmo ser mt bom!! E eu amo releituras de contos de fadas! ♥

Franciele de Santana disse...

Essa série divide opiniões tem quem adore e tem quem odeie, mas queria conferir ver esse outro lado além dos personagens principais me pareceu bastante interessante.

Veezinha disse...

Que bom que gostou da resenha, Mônica! E, é verdade, releituras de contos de fadas estão ficando batidas, mas ainda assim é preciso dar mais algumas chances e ver o que esses autores tem a nos oferecer. Podemos acabar nos surpreendendo!


xx

Veezinha disse...

Vi sua resenha, Jônatas! rsrs


Hahahahahaha Foi uma leitura um tanto quanto morna por grande parte do livro, mas gostei muito do desfecho, foi uma proposta diferente em geral.
Para mim, essa parte da história perdeu toooooda a ingenuidade e tenho certeza de que nunca mais olharei para a animação fofinha da Disney da mesma maneira. rsrs
Também estou no aguardo da continuação, espero que não demore a chegar!


xx

Gabriela Erler disse...

Eu particularmente amei esse livro *-* Você fica ainda mais surpresa com o segundo volume. O final realmente é de dá raiva, mas é bom demais. Estou louca atrás do último volume que infelizmente não chegou nas lojas daqui :/

Gisele Pereira disse...

Uau, parabéns pela resenha, bem detalhada. Fiquei curiosa para ler o livro, nunca li nada do gênero.
Bjo :*

Jaqueline Felix disse...

Eu fui arrebatada por todas as capas dessa coleção. E gosto muito de propostas de releituras sobre obras, porque há sempre um ponto de vista diferente ou um tempero novo a acrescentar.
Sendo uma mistura de duas coisas tão boas, Once Upon a Time e Branca de Neve e o Caçador, não tem como ser ruim.
Ainda mais porque tem final surpreendente, conforme foi dito.

Andreana Marques disse...

Taí uma trilogia que estou de olho à um tempo e que preciso adquirir pra ontem para começar a ler.
Eu amo a série Once Upon a Time, que como você disse tem proposta parecida com o livro, só que com diferenças aqui e ali óbvio, então com certeza não posso deixar de ler essa série.
A dica para repensar os seus vilões na capa do livro deixou o livro mais maravilhoso e chamativo ainda. Aliás, na série, a rainha má é minha personagem feminina favorita, vamos ver a rainha má que o livro irá me apresentar.
Fiquei curiosa sobre você ter ficado surpresa e irritada com o final do livro 'o'
Ótima resenha, beijos!

Milena Soares disse...

O livro parece ser ótimo, curto muito releituras de contos de fadas, estou bastante interessada em ler a trilogia toda.

Aline Ramos Costa disse...

Eu aind anão li ese slivros, mas tenho lido críticas ótimas.. gostei muito de sua resenha, pois vc abordou fatos que não conhecia..quero muito acompanhar a nova versão da autora..mas, fiquei preocupada com o final...srr...além disso, eu simplesmente ameiiiiiiiiiiiiiii as capas, são belíssimas...bj

JessicaLisboa disse...

Bem eu ainda tenho um receio com essas releitura ainda nao me acostumei com elas, porem ate gosto de lelas, acho que leria esse livro sem problemas (acho só) mas gostei bastante da capa dele é lindinha.