quarta-feira, 23 de abril de 2014

#Resenha: Quando o inverno chegar... - Vários Autores

Quando o inverno chegar...
Autores: Adriana Antunes Polak, Adriane Paulista Dubrini, Alice Ádna Ferreira, Ana Paula Moraes, Andre Salviano, Amanda Pires, Cláudia Duarte da Silva, Eudes Moraes, Fabio Tomaz, Guilherme Luiz Weiler, Lais Toledo Tavares, Luciene de Morais, Kamila Moreeuw, Denise Nascimento, Tatiane P. Ribeiro, Vanessa Brunt, Wellington Pasqualino.
Editora: InVerso
Número de páginas: 60

"Esta antologia poética é resultado de um concurso literário promovido pela Editora InVerso no facebook, reunindo 16 novos poetas. O livro é uma união de ritmos, cores, cheiros, gostos…a manifestação dos quatro cantos do Brasil em versos que traduzem o inverno."


Este livro foi cortesia da editora InVerso.

Não faz muito tempo, tenho desenvolvido o hábito de ler antologias poéticas. Seja pelo download gratuito na Amazon ou por livros físicos mesmo. A verdade é que ler poesias é um ótimo passatempo e você acaba por descobrir textos muito bons em muito pouco tempo de leitura.
Foi assim que escolhi Quando o inverno chegar... para a minha primeira resenha de cortesia da editora InVerso. Não só fiquei animada por estar lendo mais poesias, como também gostei da proposta da editora para esta antologia. Os textos foram selecionados a partir de um concurso literário realizado pelo Facebook e todos possuem o inverno como tema principal.
A começar pela capa, extremamente acolhedora e maravilhosa, é praticamente um convite para ler acompanhada de uma boa xícara de chocolate quente, senão debaixo das cobertas, em um dia nublado ou chuvoso. Nos versos desses autores, estão ressaltados os mais diversos aspectos do inverno, desenvolvidos com sentimentos e capazes de transmitir um aconchego sem igual.
Apesar de curtos e rápidos de ler, cada poesia foi especial e mostrou o porquê de terem sido selecionadas para essa antologia. Achei legal a iniciativa da editora de promover a reunião de diversos autores através da rede social, mais descontraída do que os concursos literários que costumamos encontrar por aí. Embora os títulos não tenham variado muito, contendo a palavra "inverno" constantemente, os autores exploraram suas ideias para trazerem diversas histórias em seus versos.
Foi uma leitura rápida, deliciosa e muito aconchegante. Com certeza, irei reler quando o inverno estiver mais próximo e, de preferência, acompanhada de alguma bebida quente e enrolada em uma boa coberta. No entanto, o que realmente me incomodou nesse livro foi a diagramação. A capa é maravilhosa e nem de longe esperava um exemplar tão fininho, mas, apesar de possuir orelhas, tornando a capa mais resistente, o que encontrei dentro poderia ser melhor.
A começar pela fonte; o tamanho está muito confortável para ler e a fonte também, achei uma boa escolha, mas o que incomodou foi a qualidade da impressão. Ficou parecendo que o texto era uma imagem que foi expandida sem evitar a distorção. Eu não sei se foi o tamanho escolhido ou o papel, mas as letras ficaram embaçadas e isso acabou deixando o texto visualmente estranho, como se estivesse borrado.
A revisão da antologia está boa, mas encontrei três erros em um único poema, algo que não deveria ter acontecido já que todo o resto estava impecável. Por último, mas não menos importante, ao chegar nas biografias dos autores que compuseram o livro eu me deparei com um erro gritante logo na primeira: o texto estava duplicado, como se tivesse sido apertado o "ctrl+v" duas vezes seguidas e ninguém tivesse percebido, o que acho impossível. 
Mas gostei do diferencial de eles terem utilizado pequenas fotos para identificar os autores. Isso foi algo que eu nunca tinha visto antes em qualquer outra antologia; foi um toque especial. Apesar dos erros, que poderiam ter sido evitados com uma só revisão, eu gostei bastante do livro e da qualidade das poesias. Foi uma leitura extremamente rápida e altamente indicada se você está sempre à procura de novos autores e textos excepcionais.


Nota:



4 comentários:

Catharina Mattavelli disse...

Oiii
Ai que capa lindinha haha sou parceira da Editora e com certeza vou selecionar o livro haha
Estava querendo, mas estava com um pé atrás, agora vou com tudo haha
Muito legal sua resenha, adorei.

Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/04/caixa-de-correio-10.html
Cooomente ;))))

Mirelle Marques disse...

Oi Vê!! Adorei a resenha e a primeira coisa que me chamou atenção foi essa capa que além de deliciosa, realmente parece um bom programa ler tomando um bom chocolate quente!! Me deu vontade de tomar agora e já vou fazer, assim que terminar de comentar aqui! rsrs eu leio pouca poesia e esse realmente me cativou bastante!! Parabéns pelo blog!! Ele é lindo e já estou seguindo!!


Beijinhos
Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

Desbravadores de Livros disse...

Que ótimo o livro, Vê. Também gosto bastante de antologias poéticas. Tudo que envolva o gênero poesias me atrai. Meu noivo tem um livro de poesias publicado, super adoro :D

Franciele de Santana disse...

A capa é realmente linda, ainda não li poesias, considero essa resenha um convite, quem sabe quando aparecer uma oportunidade. Acho que uma coisa que algumas editoras principalmente as de pequeno porte quando vão lançar livros nacionais pecam é na revisão, constantemente eu vejo comentários sobre esse ponto.